Você está aqui: Página Inicial > Mandatos de Dilma Rousseff (2011-2015 e 2015-2016) > Discursos > Discursos da Presidenta > Mensagem da Senhora Presidenta da República por ocasião da Sessão Solene de Abertura do Ano do Centenário de Morte do Barão do Rio Branco, em 10 de fevereiro de 2012

Mensagem da Senhora Presidenta da República por ocasião da Sessão Solene de Abertura do Ano do Centenário de Morte do Barão do Rio Branco, em 10 de fevereiro de 2012

por Portal do Planalto publicado 10/02/2012 11h28, última modificação 07/07/2014 10h52

 

Ao se completarem, hoje, cem anos da morte de José Maria da Silva Paranhos, o Barão de Rio Branco, a melhor maneira de homenageá-lo é recordar seu legado para o País.  

Rio Branco, com pragmatismo e sensibilidade política, desenhou as fronteiras do Brasil pela via da negociação e da arbitragem. Sua obra é a confirmação da vocação pacífica do Brasil e da nossa crença na força do Direito e da persuasão.

Uma vez estabelecidas nossas fronteiras, e já como Chanceler, Rio Branco pôde lançar as bases de uma política externa baseada no diálogo e na cooperação. No plano regional, esboçou iniciativas de aproximação com a América do Sul. Em escala global, soube reagir de forma construtiva às transformações internacionais em curso, sempre buscando ampliar nossos espaços de autonomia.

No momento em que aprofundamos a integração regional e consolidamos uma diplomacia de alcance global, a memória de Rio Branco nos inspira a olhar para o futuro com crescente confiança.