Você está aqui: Página Inicial > Mandatos de Dilma Rousseff (2011-2015 e 2015-2016) > Discursos > Discursos da Presidenta > Mensagem da Presidenta da República, Dilma Rousseff, por ocasião da cerimônia de abertura do I Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável

Mensagem da Presidenta da República, Dilma Rousseff, por ocasião da cerimônia de abertura do I Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável

por Portal do Planalto publicado 27/03/2012 21h16, última modificação 04/07/2014 20h10
Presidenta Dilma afirma que o Brasil só sairá fortalecido da Rio+20 se mostrar que os municípios estão comprometidos com o desenvolvimento sustentável

Centro de Convenções Brasil XXI - Brasília-DF, 27 de março de 2012


Queridas prefeitas e queridos prefeitos,

É com muita alegria que falo a vocês na abertura deste evento, um encontro cujo tema e o próprio nome são uma prova de como o Brasil tem mudado para melhor nos últimos anos.

Ao convocá-los para debater o desenvolvimento sustentável, com ênfase nos pequenos negócios, na qualidade ambiental urbana e, muito especialmente, na erradicação da miséria, a Frente Nacional de Prefeitos demonstra como está participando ativamente da construção deste novo Brasil. Um novo Brasil que vem sendo construído com mais força a partir do governo do presidente Lula e que, agora, nós estamos todos empenhados, fazendo avançar.

Este novo Brasil vem acelerando cada vez mais, porque decidimos governar em parceria direta com os prefeitos e as prefeitas, governar acima de qualquer interesse partidário ou regional, governar livre de formalismos burocráticos ou limitações políticas. Tenho o compromisso de ampliar e de fortalecer ainda mais esta parceria municipalista e republicana. É exatamente na luta pela erradicação da miséria, no estímulo ao empreendedorismo, na luta pela qualidade ambiental rural e urbana, na melhoria da infraestrutura, da saúde, da educação que esta parceria pode se ampliar e se consolidar.

Até o final do meu mandato vamos transferir, com o PAC 2, R$ 16,3 bilhões aos municípios para que executem diretamente investimentos em obras de abastecimento de água, esgoto, drenagem, contenção de encostas. Além disso, investiremos em equipamentos de saúde, creches e pré-escolas.

Queremos também a parceria dos municípios para investir perto de R$ 73 bilhões na construção de moradias para famílias de baixa renda pelo Minha Casa, Minha Vida.

Ao falar da Saúde, quero fazer um apelo específico para que ampliemos nossa parceria nos programas de Rede Cegonha e no combate ao crack. Transformar o Brasil e melhorar nossas cidades vai depender tanto do governo federal como dos governos municipais.

Gostaria de chamar a atenção para o Programa Brasil sem Miséria e para a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, que o Brasil vai sediar em junho próximo.

O Brasil sem Miséria é o programa mais amplo, mais moderno e mais completo em execução no mundo, para a erradicação da pobreza absoluta. Mas ele só poderá cumprir sua meta ambiciosa se contar com o apoio de todas as prefeitas e prefeitos brasileiros.

Da mesma maneira, o Brasil só poderá sair fortalecido da Rio+20 se mostrar que o conjunto da Federação brasileira, a começar dos municípios, está verdadeiramente comprometido com o desenvolvimento sustentável. Desenvolvimento sustentável significa crescer favorecendo e defendendo todos os seres vivos, sem exceção, defendendo a nossa extraordinária biodiversidade, preservando nossas florestas e biomas, lutando sem trégua contra o desmatamento; significa proteção ao meio ambiente e ao meio social; significa erradicação da miséria e inclusão produtiva; significa melhor saúde, melhor educação e mais geração de emprego para todos; significa cuidar bem de tudo que a gente tem ao alcance das mãos, como é a essência do trabalho de vocês, prefeitas e prefeitos.

É por isso que eu gosto de governar também com a alma de prefeita, tocando os problemas com as minhas próprias mãos, ouvindo e conversando com as pessoas nas praças públicas, recolhendo, no contato direto com a nossa gente, a energia para seguir em frente, removendo obstáculos, vencendo incompreensões e, assim, reunir forças para fazer o bom combate.

Muito obrigada e um feliz Encontro.

Ouça a íntegra do discurso (04min49s) da Presidenta Dilma