Você está aqui: Página Inicial > Mandatos de Dilma Rousseff (2011-2015 e 2015-2016) > Discursos > Discursos da Presidenta > Mensagem da Presidenta da República, Dilma Rousseff para evento de alto nível - "As Mulheres no Poder e na Tomada de Decisões: Construindo um Mundo Diferente"

Mensagem da Presidenta da República, Dilma Rousseff para evento de alto nível - "As Mulheres no Poder e na Tomada de Decisões: Construindo um Mundo Diferente"

por Portal Planalto publicado 28/02/2015 18h00, última modificação 01/03/2015 18h20

 

Minha querida amiga, presidente Michelle Bachelet,

Queridas chefes de Estado e de governo e companheiras líderes presentes.

Na impossibilidade de participar pessoalmente, esta foi a forma de estar com vocês.

Este evento de alto nível - "As Mulheres no Poder e na Tomada de Decisões: Construindo um Mundo Diferente" – acontece em um momento bastante significativo.

Em 2015, comemoramos 40 anos da primeira Conferência Mundial sobre a Mulher, no México, e os 20 anos da Quarta Conferência, em Beijing. Agora, em março, na 59ª Sessão da Comissão sobre a Situação da Mulher, serão avaliados os avanços alcançados nesses 20 anos da Declaração e da Plataforma de Ação de Beijing.

Estamos longe ainda, em todo o mundo, de tornarmos realidade os compromissos ali assumidos. Avançamos no enfrentamento a todas as formas de discriminação e violência contra as mulheres, na promoção e na garantia dos direitos sexuais e reprodutivos. Esta reunião aponta para esses avanços, mas ainda muito temos a fazer em todos esses campos.

No Brasil, lançamos o Programa Mulher Viver sem Violência. Estamos implantando em todas as 27 capitais do País uma Casa da Mulher Brasileira com todos os serviços de apoio, assistência e proteção às mulheres vítimas de violência, integrados em um mesmo espaço físico.

Nós mulheres dirigentes políticas e sociais temos enormes desafios pela frente. Em nossos países, fortalecer as políticas nacionais para as mulheres. No cenário internacional, cooperar para o fortalecimento de uma ordem mundial que tenha como fundamento a igualdade de oportunidades e o respeito à diversidade.

Em Beijing afirmamos que  “o avanço das mulheres e a conquista da igualdade entre homens e mulheres, são uma questão de direitos humanos e uma condição para a justiça social”. Hoje temos de assegurar que esse compromisso seja também central na Agenda de Desenvolvimento Pós 2015 e nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Um forte abraço a todas e um excelente seminário!

 

Dilma Rousseff

Presidenta da República Federativa do Brasil