Você está aqui: Página Inicial > Mandatos de Dilma Rousseff (2011-2015 e 2015-2016) > Discursos > Discursos da Presidenta > Discurso da Presidenta da República, Dilma Rousseff, durante cerimônia de formatura de alunos do Pronatec - Olinda/PE

Discurso da Presidenta da República, Dilma Rousseff, durante cerimônia de formatura de alunos do Pronatec - Olinda/PE

por Portal Planalto publicado 13/06/2014 19h12, última modificação 13/06/2014 19h14

Olinda-PE, 13 de junho de 2014

 

 

            Primeiro eu quero desejar uma boa tarde para todas as formandas e os formandos. Depois eu queria que vocês se identificassem. Vou chamar os formandos do Senai, que estavam com um balão vermelho na mão aqui na frente, no meio e lá atrás. Vamos nos levantar e a gente vai aplaudir vocês. Parabéns para vocês! Agora nós vamos aplaudir o pessoal do Senat, que estava com um balão azul lá no meio. Agora os formandos dos Institutos Federais de Pernambuco e do sertão pernambucano, balão verde na lateral esquerda. Os formandos do Senac, balão laranja, frente direita. É para dar parabéns a cada uma das formandas que agora é formada e a cada um dos formandos que agora é formado.

Queria dizer para vocês que eu agradeço a vocês, obrigada a cada um e a cada uma.

Quero também dirigir um cumprimento especial aos familiares aqui presentes, aos professores e a todos os profissionais da educação. Um aplauso para eles, gente.

Nós todos aqui, eu tenho certeza, vamos agradecer ao Danielzinho e a todos os músicos da Orquestra da Criança Cidadã Meninos do Coque.

Cumprimentar o nosso querido governador de Pernambuco, João Lyra Neto, que hoje não pode falar para vocês porque está com uma grande dor de garganta e está afônico, sem voz.

Cumprimentar o prefeito, o prefeito Renildo Calheiros, esse grande parceiro que nós tivemos aqui sempre, e dizer a ele que eu estou muito feliz em estar em Olinda. Olinda, de fato, é uma terra de lutadores pela independência do Brasil, de afirmação da nossa identidade como uma nação formada por brancos, por negros e por índios, e isso é que dá ao nosso país essa enorme força que nós temos, essa diversidade. Então, Renildo Calheiros, receba meu abraço.

Cumprimentar aqui o nosso ministro da Educação, Henrique Paim, que tem muita responsabilidade pelo sucesso do Pronatec.

Cumprimentar o ministro Gilberto Occhi, das Cidades. O Gilberto Occhi esteve aqui porque nós hoje entregamos aquela parte da Via Mangue, e eu queria destacar para vocês que a Via Mangue, além de ser muito importante para o transporte público de qualidade, tem uma das mais bonitas pontes estaiadas.

Queria Cumprimentar também Thomas Traumann, da Secretaria de Comunicação Social,

Quero dirigir um cumprimento especial ao Armando Monteiro. O Armando Monteiro foi presidente da CNI, como vocês sabem, e é senador e sempre teve um papel muito especial no Senai. Uma parte desse processo que nós hoje estamos construindo deve-se - do Pronatec -, deve-se a essa pessoa, Armando Monteiro, e eu queria que vocês dessem a ele uma salva de palmas.

Cumprimentar o nosso senador aqui de Pernambuco, Humberto Costa, também que vocês conhecem, que é o guerreiro pelos interesses do estado.

Os nossos deputados federais Fernando Ferro; João Paulo Lima, ex-prefeito de Recife; Paulo Rubem Santiago e Pedro Eugênio. Todos eles contribuíram para esse programa ter a envergadura que tem, nos auxiliando enquanto deputados na Câmara Federal.

Queria cumprimentar o Ricardo Dantas, secretário estadual de Educação. Ao cumprimentar o Ricardo Dantas, pessoal, eu cumprimento todos os secretários do estado aqui presentes.

Dirijo um cumprimento aos parceiros do Pronatec. Primeiro ao representante aqui do Senai, o Sérgio Gaudêncio Portela de Melo; ao Bernardo Peixoto dos Santos Sobrinho, da Federação do Comércio de Pernambuco, representando o Senac; e à Conceição Menezes, do Senat.

Queria dirigir um cumprimento todo especial aos reitores, aos reitores e à reitora. À Cláudia da Silva Santos Sansil, do Instituto Federal de Pernambuco, meus aplausos. Ao Ivaldo José da Silva, do Instituto Federal do Sertão pernambucano.

Queria cumprimentar as senhoras e os senhores jornalistas, fotógrafos e cinegrafistas.

 

Olha, gente, eu acredito que esse momento que nós estamos vivendo é um momento memorável, é a formatura de vocês. E hoje nós temos aqui 1.300 formandos, 1.400 jovens, mulheres, homens, adultos que se esforçaram, que se dedicaram, que abriram mão, muitas vezes, do lazer e do descanso, e se dedicaram a buscar uma formação profissional, técnica ou de capacitação.

E eu quero dizer aqui que o esforço de vocês foi hoje premiado com esse diploma que vocês receberam e do qual vocês devem ter muito orgulho. Eu tenho muito orgulho desse diploma de vocês. Por isso, eu venho, como Presidenta da República, presidir essa formatura, porque essa formatura, ela é fundamental para o Brasil. Eu estou aqui, primeiro, porque é algo que vocês conquistaram e é um símbolo para vocês, mas eu estou aqui porque nós fizemos uma parceria muito importante, uma parceria entre o governo e vocês. Qual é a parceria? Nós demos a oportunidade, nós construímos a oportunidade e vocês usaram a oportunidade para se formar, com o esforço de vocês.

Há muitos casos, e há enormes exemplos em que uma formação técnica, uma capacitação profissional faz toda a diferença do mundo. Até muitas empresas começaram pequenininhas, com técnicos, com trabalhadores formados e com uma experiência adquirida nos cursos de profissionalização. E nós sabemos que tem um pernambucano ilustre, muito ilustre, que o primeiro diploma que teve foi de torneiro mecânico, o segundo diploma de presidente da República. Eu estou falando do Lula. Vocês são da tradição do Lula, do exemplo do Lula, e isso é muito importante, porque o Brasil tem muito poucos técnicos, o Brasil precisa de muito mais técnicos. Nós só vamos ser uma nação desenvolvida se houver milhares e milhões como vocês. Só assim nós seremos uma nação desenvolvida.

Então, o quê que aconteceu? Casou o esforço de vocês com a oportunidade que nós oferecemos. Por que nós fizemos tudo, de tudo, buscamos todo o nosso esforço do governo para garantir que o curso fosse gratuito? Porque nós sabemos que o Brasil precisa de oferecer cursos sem que a pessoa, muitas vezes não podendo pagar, não consegue fazer, e aí  você perde um talento, você perde mais um técnico, você perde um trabalhador que poderia ganhar mais, levar mais renda para a casa dele, para os seus filhos, para os seus familiares e ele não consegue. Daí por que tinha de ser gratuito. Porque, se não é gratuito já está errado de início, você seleciona e discrimina pela renda, e não pode ser assim. Se nós estamos querendo que todo mundo cresça, todo mundo tem de ter a mesma oportunidade. Por isso, não é que a gente abriu as portas para o ensino técnico e a capacitação, e a qualificação profissional, nós não abrimos, não, nós escancaramos, nós escancaramos as portas porque quanto mais  brasileiras e brasileiros conseguirem fazer o curso, melhor será para o Brasil. É bom para vocês, é bom para a família de vocês, mas melhor é para nós, para o Brasil inteiro.

E eu queria falar uma coisa para vocês. Na quinta-feira, não - deixa eu ver quando que vai ser, eu sempre me esqueço a data, é na quarta - na quarta-feira, dia 18, nós vamos lançar o Pronatec 2, porque o Pronatec tem de continuar, tem de continuar e tem de continuar também para vocês mesmos porque a gente não pode parar de estudar, nem de se qualificar. Então, vocês vejam o orador de vocês, o excepcional orador de vocês, que disse uma coisa muito bonita. Eu até perguntei para ele outra vez. O que ele disse? Ele falou que ele começou lá no Senai e fez o curso, se eu não me engano, de eletromecânico. Daí o que é que ele fez? Formou em eletromecânica. Foi lá no Instituto Federal e fez outro curso. De quê? De operador de automação. Automação, não é? De automação.

Então você veja o seguinte, em qualquer curso que você fizer você pode buscar uma quantidade melhorada, e nesse Pronatec 2 ou 2.0, como a gente queira chamar ele, nós vamos dar continuidade a vários cursos que oferecemos. Aliás, é bom a gente lembrar que aqui em Pernambuco nós fornecemos 91 cursos de qualificação profissional e 14 cursos técnicos. Os 91 cursos de qualificação profissional vão desde agente de informações turísticas, passando por operador de computador, organizador de eventos, auxiliar administrativo, e os técnicos… é  técnico em informática, logística e sistemas de energia renovável, por exemplo.

Então eu tenho certeza que vocês vão continuar tendo oportunidade, que vocês vão estar continuando a buscar se formar na vida, e quero dizer para vocês outra coisa. Esse curso está em todo o Brasil, são 4.000 municípios. Aqui em Pernambuco são 27 municípios que estão aqui hoje. Eu vou fazer uma homenagem a esses municípios, chamando cada um pelo nome aqui para a gente comemorar o fato de que todos esses municípios tiveram pernambucanos, homens e mulheres, formados aqui hoje. Município de Abreu Lima. Tem gente de Abreu e Lima - pode gritar, gente, pode gritar - Araçoiaba, Barreiros, Belém de São Francisco - isso aí, pulou alto você, heim? -, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Floresta, Gameleira, Igaraçu - Igaraçu está forte -, Ipojuca, Jaboatão dos Guararapes, Moreno, Olinda, Paulista - Paulista também -, Petrolândia, Petrolina, Recife, Vitória de Santo Antão. Eu esqueci algum? Não. Foi a primeira vez que eu não esqueci algum, viu? Primeira vez.

Então, eu queria continuar dizendo para vocês uma coisa fundamental. É a característica principal e eu não posso deixar de falar nela: é que os cursos são de qualidade. O Paim, ministro da Educação, falou nisso. O curso é de qualidade, significa que essa é a característica principal do Pronatec: vocês estão se formando naquilo que tem de melhor no Brasil, em matéria de formação profissional, melhor. Sistema S mais Instituto Federal Tecnológico de Educação. Sistema S: os cursos do Senai, do Senac e do Senat e os Institutos Federais de Educação aqui do estado.

Eu queria dizer para vocês que jamais vocês podem parar de estudar e que vocês são, sem dúvida nenhuma, um dos orgulhos do país hoje. E nessa época de Copa do Mundo, eu queria lembrar para vocês que o Brasil deve levantar o nariz, levantar o queixo e torcer pelo nosso time. Dentro e fora do estádio, nós temos todas as condições de mostrar o valor do Brasil. Aqui mesmo, o aeroporto está preparado, o estádio, a arena está preparada, eu vi hoje o transporte e a mobilidade urbana. Quero dizer para vocês que também o nosso time está preparado. O nosso time ganhou ontem de virada e nós, brasileiros, nós, brasileiros, somos aqueles capazes de ganhar em qualquer virada.

Um beijo para vocês e muito obrigada.

 

 

Ouça a íntegra (20min15s) do discurso da Presidenta Dilma Rousseff

registrado em: , , ,