Você está aqui: Página Inicial > Mandatos de Dilma Rousseff (2011-2015 e 2015-2016) > Discursos > Discursos da Presidenta > Brinde da Presidenta da República, Dilma Rousseff, durante almoço em homenagem ao Presidente do Uruguai, Tabaré Vázquez - Brasília/DF

Brinde da Presidenta da República, Dilma Rousseff, durante almoço em homenagem ao Presidente do Uruguai, Tabaré Vázquez - Brasília/DF

por Portal Planalto publicado 21/05/2015 16h41, última modificação 21/05/2015 16h40

Palácio Itamaraty, 21 de maio de 2015

 

 

Excelentíssimo senhor presidente da República Oriental do Uruguai, Tabaré Vázquez,

Excelentíssimo presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Ricardo Lewandowski,

Senhoras e senhores embaixadores, acreditados junto ao meu governo,

Senhoras e senhores ministros de Estado e integrantes das delegações do Uruguai e do Brasil,

Deputados federais Arlindo Sinaga, Edio Lopes, João Morais.

Senhoras e senhores embaixadores,

Senhoras e senhores jornalistas, fotógrafos e cinegrafistas,

 

Hoje pela manhã eu me reuni com o presidente Tabaré Vázquez, o que muito me honrou, aqui em Brasília. Nós tivemos profundos e grandes debates e deles prestamos toda a informação à imprensa. Agora, é a hora do brinde. Agora, é a hora em que eu saúdo o povo uruguaio, a amizade que une os nossos povos; o fato desses povos dividirem uma fronteira comum em muitos lugares. Brasileiros têm pais uruguaios; uruguaios têm pais brasileiros. Esse povo e esse país com o qual nós temos a felicidade de conviver, ele é recebido, hoje, na pessoa do presidente Tabaré Vázquez, nosso grande amigo. E, ele vai me permitir saudar a ele, com uma citação de um ilustre cidadão uruguaio e do mundo, que recentemente nos deixou e que, como poucos, ajudou a gerações de latino-americanos a entender, a explicar e a amar o nosso continente.

Anos atrás, Eduardo Galeano nos disse que: “Há aqueles que creem que o destino descansa nos joelhos dos deuses, mas a verdade é que trabalha como um desafio candente sobre a consciência dos homens”. Os uruguaios e os brasileiros são exemplo de povos que forjaram seus destinos com consciência, com força, perseverança e união.

Eu quero, aqui, fazer um brinde ao nosso grande latino-americano, ao nosso uruguaio, presidente e líder, Tabaré Vázquez.

 

Ouça a íntegra(03min19s) do brinde da Presidenta Dilma