Você está aqui: Página Inicial > Mandatos de Dilma Rousseff (2011-2015 e 2015-2016) > Café com a Presidenta > Café com a Presidenta > Programa de rádio “Café com a Presidenta”, com a Presidenta da República, Dilma Rousseff

Programa de rádio “Café com a Presidenta”, com a Presidenta da República, Dilma Rousseff

por Portal do Planalto publicado 04/02/2013 08h40, última modificação 03/11/2014 17h28
Presidenta Dilma fala sobre o mercado de trabalho brasileiro e as parcerias do governo federal com as prefeituras

Rádio Nacional, 04 de fevereiro de 2013


Max Gonçalves: Olá, bom dia! Eu sou o Max Gonçalves e começa agora mais um Café com a Presidenta Dilma. Bom dia, presidenta!

Presidenta: Bom dia, Max! E bom dia para você que nos acompanha aqui no Café!

Max Gonçalves: Presidenta, na semana passada, foi divulgada uma ótima notícia sobre o mercado de trabalho brasileiro. Conta para a gente, presidenta, que notícia é essa.

Presidenta: Veja só, Max, em dezembro, a taxa de desemprego no Brasil ficou em 4,6%, a menor dos últimos dez anos e uma das menores da nossa história. É uma taxa muito pequena também em relação ao resto do mundo, Max. Enquanto muitos países estão sofrendo com o desemprego, aqui no Brasil, nós estamos conseguindo gerar emprego e renda para toda a população, chegando a uma situação praticamente de pleno emprego. Veja você, outro dado muito impressionante, Max: em 2012, a renda dos trabalhadores cresceu 4,1% e, nos últimos dez anos, cresceu 27%. Melhorar de renda é melhorar de vida, e esta é uma conquista importantíssima, que mostra que estamos no caminho certo. Nós, Max, vamos continuar estimulando a economia e trabalhando duro para ampliar ainda mais as oportunidades e melhorar a vida de todos os brasileiros e de todas as brasileiras.

Max Gonçalves: E por falar em melhorar de vida, presidenta, a senhora deu uma outra boa notícia na semana passada para o país, durante o Encontro com os Novos Prefeitos e Novas Prefeitas aqui em Brasília. Conta para nós um pouco mais sobre isso.

Presidenta: Eu falei para os prefeitos e para as prefeitas que nós queremos fortalecer ainda mais a parceria entre eles, que governam os municípios, e o governo federal. Queremos ajudá-los a fazer uma ótima administração, porque quem ganha com isso é o povo brasileiro. Por isso, nós vamos oferecer R$ 66,8 bilhões em recursos novos, Max, para que as prefeituras possam investir em obras e serviços que beneficiem diretamente a população. Sabe em que, Max? Na construção de creches, de postos de saúde, de moradias, de redes de água e esgoto e até a pavimentação de ruas. Fazemos isso porque é a prefeitura que está lá junto do cidadão e, portanto, conhece a realidade de cada bairro, de cada rua, de cada comunidade.

Max Gonçalves: Presidenta, a senhora pode dar alguns exemplos dessas parcerias do governo federal com as prefeituras?

Presidenta: Posso sim, Max. Vou começar falando da parceria que nós fazemos em educação. Nós queremos aumentar as vagas nas creches para que todas as crianças, independentemente da renda de sua família, tenham a oportunidade, desde cedo, de frequentar uma boa escola. Para ampliar as vagas nas creches, Max, nós precisamos trabalhar em parceria com as prefeituras. Então, o que nós estamos fazendo? Nós estamos repassando os recursos para as prefeituras construírem as creches e, depois, vamos ajudá-las com recursos para manutenção dessas escolas. Nós anunciamos aos prefeitos e prefeitas os recursos para a construção de mais de 3.200 creches. A seleção dessas novas creches começa agora em fevereiro.

Max Gonçalves: Presidenta, a parceira do governo federal com os municípios também vale para a construção de moradias do Minha Casa Minha Vida?

Presidenta: Vale sim, Max. Você sabe: nós já entregamos a chave da casa própria para 1 milhão de famílias e contratamos a construção de mais 1,3 milhão de moradias. Ainda temos, Max, mais 1,1 milhão de casas para contratar até o ano que vem. Para vencer esse enorme desafio, precisamos muito da parceria com as prefeituras, principalmente para construir as moradias para as famílias que mais precisam. Para atender todas essas famílias, Max, a prefeitura ou a Secretaria de Habitação estadual deve cadastrar as famílias que serão beneficiadas pelo programa. Depois de cadastradas, as famílias serão sorteadas pela Caixa Econômica Federal ou pelo Banco do Brasil em uma cerimônia pública. É importante que cada família cadastrada ou cada família que receba sua moradia, sua casa, seu lar, saiba que ela não deve nada a ninguém. Nenhuma pessoa, seja do governo federal, da prefeitura, do governo do estado, pode pedir qualquer coisa em troca da moradia. O dinheiro que o governo federal usa para construir o programa Minha Casa Minha Vida é um dinheiro de todo o povo brasileiro.

Max Gonçalves: Presidenta, eu vi também que a senhora falou lá no encontro com os prefeitos sobre a entrega de retroescavadeiras e motoniveladoras. Como é que é isso?

Presidenta: Olha, Max, todos os municípios com até 50 mil habitantes, que são mais de 4.800, vão receber uma retroescavadeira, todos eles. Nós já entregamos 1.350 e outras 3.500 vão chegar às cidades ainda neste ano. A retroescavadeira, Max, é aquela máquina grande que ajuda a recuperar as estradas vicinais, que, muitas vezes, são de terra. É importante, Max, que essas estradas estejam em boas condições, porque são usadas, por exemplo, pelos agricultores para transportar sua produção de alimentos para vender na cidade ou em outros municípios. No encontro com os prefeitos e as prefeitas, nós também anunciamos a entrega de uma motoniveladora para os pequenos municípios desse país.

 

Max Gonçalves: Presidenta, eu sei que a senhora ainda tem muito para contar, mas, infelizmente, o nosso tempo está chegando ao fim.

Presidenta: Olha, Max, antes de acabar, eu queria aproveitar o Café para deixar um recado especial. Eu quero pedir aos prefeitos e às prefeitas que cuidem do Cadastro Único, por meio do qual pagamos o Bolsa Família, o Brasil Carinhoso e vários outros benefícios para a população mais pobre do país. Nós, Max, precisamos manter um cadastro completo, um cadastro bem feito, porque essa é a garantia que nós temos de que podemos ajudar todas as famílias em situação de pobreza extrema. Assim, Max, trabalhando juntos, nós e as prefeituras, nós vamos conseguir uma marca histórica para o país, que é a de acabar com a miséria no Brasil.

Max Gonçalves: Presidenta, eu queria agradecer a senhora por mais esse Café.

Presidenta: Obrigada, Max. E uma boa semana para você e para os nossos ouvintes.

Max Gonçalves: Você que nos ouve pode acessar o Café com a Presidenta na internet. O endereço é www.cafe.ebc.com.br. Nós voltamos na próxima segunda-feira. Até lá!

 

Ouça a íntegra da entrevista (07min09s) da Presidenta Dilma