Você está aqui: Página Inicial > Mandatos de Dilma Rousseff (2011-2015 e 2015-2016) > Café com a Presidenta > Café com a Presidenta > Programa de rádio “Café com a Presidenta”, com a Presidenta da República, Dilma Rousseff

Programa de rádio “Café com a Presidenta”, com a Presidenta da República, Dilma Rousseff

por Portal do Planalto publicado 08/10/2012 08h37, última modificação 03/11/2014 17h28
Presidenta Dilma fala sobre o Brasil Carinhoso

Rádio Nacional, 08 de outubro de 2012


 

 

Luciano Seixas: Olá, você, em todo o Brasil, eu sou o Luciano Seixas e começa agora mais um Café com a Presidenta Dilma. Bom dia, presidenta!

Presidenta: Bom dia, Luciano! E bom dia para você que nos acompanha aqui no Café!

Luciano Seixas: Presidenta, hoje, eu queria conversar com a senhora sobre o Brasil Carinhoso, uma ação do governo voltada para as crianças.

Presidenta: Vamos conversar, sim, Luciano, porque nós temos ótimas notícias. Desde maio, Luciano, quando lançamos o Brasil Carinhoso, já conseguimos tirar da pobreza extrema 2,8 milhões de crianças até seis anos de idade. É muito importante dizer, Luciano, que, junto com essas crianças, também saíram da miséria seus pais, irmãos, o que significa que o Brasil Carinhoso beneficiou 8,7 milhões de pessoas. Nós ainda temos um longo caminho pela frente, mas esses primeiros resultados, Luciano, nos estimulam a continuar firmes no nosso compromisso de erradicar a pobreza extrema no Brasil.

Luciano Seixas: E quais famílias têm direito ao Brasil Carinhoso, presidenta?

Presidenta: Olha, Luciano, se com tudo que a família ganha com o trabalho e o Bolsa Família, ela não chegar a receber R$ 70,00 por pessoa, então essa família está vivendo na extrema pobreza e tem direito ao benefício do Brasil Carinhoso. Nós, Luciano, queremos garantir que cada pessoa tenha, no mínimo, uma renda de R$ 70,00 por mês. Para garantir que o Brasil Carinhoso chegue a todo mundo que precisa, o governo conta com uma parceria muito importante nos municípios, que é o chamado Gestor do Bolsa Família. O gestor do Bolsa Família, Luciano, é o pai do Bolsa Família, quem cuida para tudo dar certo no Bolsa Família. Por isso, eu quero pedir aos gestores do Bolsa Família de todo o Brasil que continuem se empenhando na Busca Ativa, em procurar quem precisa receber o Bolsa Família e, também, que garantam que o cadastro dessas famílias seja bem feito, com informações completas e corretas. As famílias, Luciano, também precisam fazer a sua parte. Elas precisam manter o cadastro atualizado, manter o cartão de vacina das crianças em dia e garantir que as crianças frequentem a escola.

Luciano Seixas: Por falar em escola, presidenta, o Brasil Carinhoso também está aumentando a quantidade de creches e pré-escolas?

Presidenta: Ah, está sim, Luciano. Para isso, nós estamos antecipando os recursos para as prefeituras. O nosso objetivo é garantir, desde cedo, uma boa formação para todas as crianças. Tem também outro incentivo, Luciano, quando a vaga na creche ou na pré-escola é destinada às crianças do Bolsa Família, nós repassamos 50% a mais de recursos.

Luciano Seixas: O Brasil Carinhoso vai ajudar também a melhorar a alimentação dessas crianças?

Presidenta: Já está ajudando. O governo aumentou em 66% o dinheiro repassado aos municípios para melhorar ainda mais a merenda nas escolas públicas, porque a gente sabe, não é, Luciano, que uma alimentação rica em nutrientes e vitaminas é muito importante para a formação das crianças. É também por isso que nós estamos distribuindo para todas as crianças do Brasil os suplementos de ferro e de vitamina A. Dois milhões e setecentas mil crianças do Norte e do Nordeste, do Vale do Jequitinhonha e do Mucuri, em Minas Gerais, já receberam a megadose de vitamina A. O Brasil Carinhoso também está fornecendo remédio de graça para asma na rede Aqui tem Farmácia Popular. Para você ter uma ideia, Luciano, desde que os remédios para asma começaram a ser distribuídos de graça, a procura por esses medicamentos aumentou quatro vezes. Veja só, as pessoas estavam precisando do remédio e muitas vezes não tinham como comprá-lo.

Luciano Seixas: Presidenta, o Brasil Carinhoso está mesmo fazendo muitas coisas pelas crianças pobres do Brasil, não é?

Presidenta: Olha, Luciano, ele está contribuindo para reduzir a pobreza extrema, que atinge fortemente as crianças. E nós queremos mudar essa situação, oferecendo aos nossos brasileirinhos mais vulneráveis todas as condições para que eles cresçam fortes, cresçam saudáveis, se alimentem, estudem, tenham remédio e tenham brinquedo. Mas, para garantir às crianças um futuro melhor, precisamos que a vida de toda a sua família melhore. É isso que estamos fazendo com o Brasil Carinhoso, com o Bolsa Família e com o Plano Brasil sem Miséria.

Luciano Seixas: Presidenta, infelizmente, o nosso tempo chegou ao fim. Obrigado por mais esse Café.

Presidenta: Eu queria aproveitar o programa para mandar um beijo muito carinhoso para todas as nossas crianças, nessa semana que é delas. São as nossas crianças, Luciano, que mais me inspiram a fazer do Brasil um país rico em oportunidades para todos. O futuro desse país é das crianças e, portanto, o presente também tem de ser delas. Até a semana que vem!

Luciano Seixas: Até lá, presidenta! Você que nos ouve pode acessar esse programa na internet, o endereço é www.cafe.ebc.com.br. Nós voltamos na próxima segunda-feira, até lá!

 

Ouça a íntegra da entrevista (06min04s) da Presidenta Dilma