Você está aqui: Página Inicial > Mandatos de Dilma Rousseff (2011-2015 e 2015-2016) > Caderno Destaques > Novembro 2012 > Apresentação do Caderno Destaques - Novembro 2012

Apresentação do Caderno Destaques - Novembro 2012

por Portal do Planalto publicado 30/07/2013 15h22, última modificação 07/07/2014 12h25

Esta terceira e última edição do Caderno Destaques de 2012 contém informações sobre os principais programas lançados entre julho e outubro deste ano e os resultados das ações prioritárias do Governo Federal nos 22 meses de gestão até outubro.

No capítulo Brasil em Números, são analisados os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios – PNAD 2011, que apresenta novos indicadores sobre os avanços sociais no Brasil, os quais reafirmam a tendência de redução da desigualdade, de expansão do mercado de trabalho e de mais acesso a bens, conforme o Censo Demográfico de 2010 já havia mostrado. Apesar da gravidade da crise internacional, a economia brasileira continua gerando empregos, o que mantém a taxa de desemprego nos mais baixos patamares históricos. A taxa de juros básica, a Selic, também atingiu seu mais baixo nível histórico, condição extremamente importante para o dinamismo futuro do investimento e do crescimento econômico.

Ao se aproximar do final do segundo ano de gestão, os programas prioritários do Governo Federal colecionam bons resultados, com impactos sobre a qualidade vida e a geração de oportunidades para os brasileiros e as brasileiras, como mostra o capítulo Gestão em Destaque. O Brasil sem Miséria, reforçado pelo Brasil Carinhoso, já garantiu a milhões de famílias a superação da extrema pobreza; 40,4% dos recursos do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC previstos até 2014 já foram investidos; e o Minha Casa Minha Vida já superou a marca dos 2 milhões de moradias contratadas e estava próximo, em outubro, de atingir a marca de 1 milhão dessas casas entregues às famílias. Os estímulos ao investimento produtivo, o novo Código Florestal, a contínua redução do desmatamento na Amazônia, a ampliação do limite de crédito dos Estados para que acelerem seus investimentos e um balanço das ações para enfrentamento da seca no semiárido são outros temas tratados no capítulo.

No capítulo Brasil e o Mundo é apresentado um relato sintético da agenda multilateral e bilateral em que o Brasil se engajou, com destaque para as atividades ligadas à integração regional, especialmente em razão do exercício da presidência pro tempore do Mercosul. Os principais atos assinados no período estão identificados no capítulo Agenda Normativa.

Os editores do Destaques agradecem o apoio decisivo dos órgãos do Governo Federal que forneceram as informações contidas nesta publicação. Críticas e sugestões dos leitores são fundamentais para o aperfeiçoamento da publicação e podem ser enviadas para o e-mail destaques.secom@planalto.gov.br.

Boa leitura,

Equipe do Destaques

registrado em:
Assunto(s): Governo federal