Você está aqui: Página Inicial > Mandatos de Dilma Rousseff (2011-2015 e 2015-2016) > Caderno Destaques > Março 2012 > Apresentação do Caderno Destaques - Março de 2012

Apresentação do Caderno Destaques - Março de 2012

por Portal do Planalto publicado 31/03/2012 00h00, última modificação 07/07/2014 12h25

Em sua primeira edição de 2012, o Caderno Destaques traz informações sobre os principais programas lançados entre novembro de 2011 e fevereiro de 2012 e os resultados alcançados nos primeiros 14 meses de gestão, com ênfase nas ações prioritárias do Governo Federal.

A melhoria das condições do mercado de trabalho, em especial o crescimento do emprego formal, uma das grandes mudanças ocorridas no Brasil nos últimos anos, teve sequência em 2011 e é tratada em Brasil em Números. Esse capítulo apresenta ainda os resultados da gestão macroeconômica do país, que garantiu o cumprimento das metas de inflação e de superávit primário em 2011, sem abdicar do crescimento do emprego e da renda. Essas medidas propiciaram, também, a consolidação de um ambiente econômico robusto e favorável ao enfrentamento dos desequilíbrios provenientes do cenário internacional, como resumido em Cenário Econômico.

Em Gestão em Destaque, além dos novos programas do Governo Federal, como o Viver sem Limite e o Crack, é Possível Vencer!, são apresentados os principais resultados das ações do governo para garantir o fortalecimento do modelo de crescimento com inclusão social. Em oito meses, o Brasil sem Miséria permitiu a construção de pactos em todo o país em torno do compromisso com a erradicação da extrema pobreza e já produz resultados efetivos para seus beneficiários. A execução do PAC 2, que acelerou e alcançou números superiores aos do mesmo período do PAC 1, e as ações de apoio à produção mostram que o estímulo à elevação do investimento no Brasil está no centro das prioridades do governo. A realização de oito conferências nacionais e a implantação de várias mesas de negociação reafirmam a importância da participação social na gestão governamental.

Ainda nesse capítulo são apresentados os principais resultados das ações adotadas para garantir serviços de saúde e educação de qualidade a todos os brasileiros, desafios centrais da atual gestão. Os investimentos na preparação do Brasil para a realização da Copa de 2014, os esforços para aprimorar a gestão e os serviços aeroportuários e as principais ações para o fortalecimento da relação federativa são outros temas de destaque.

Os eventos multilaterais que contaram com a participação do Brasil e agenda bilateral ocorrida nos últimos meses são abordados no capítulo Brasil e o Mundo. Ao final da publicação, na Agenda Normativa, estão listados os principais atos assinados no período.

Os editores do Destaques reiteram o agradecimento à participação dos órgãos do Governo Federal no fornecimento das informações contidas nesta publicação. Críticas e sugestões dos leitores são fundamentais para o aperfeiçoamento da publicação e podem ser enviadas para o e-mail destaques.secom@planalto.gov.br.

Equipe do Destaques

registrado em: