Você está aqui: Página Inicial > Mandatos de Dilma Rousseff (2011-2015 e 2015-2016) > Caderno Destaques > Julho 2012 > Apresentação do Caderno Destaques - Julho de 2012

Apresentação do Caderno Destaques - Julho de 2012

por Portal do Planalto publicado 31/07/2012 15h22, última modificação 07/07/2014 12h25

Nesta edição de julho de 2012, o Caderno Destaques traz informações sobre os principais programas lançados entre março e junho de 2012 e os resultados alcançados nos primeiros 18 meses de gestão, com ênfase nas ações prioritárias do Governo Federal.

No capítulo Brasil em Números, são apresentados novos resultados do Censo 2010, que reafirmam a melhoria dos indicadores sociais no país, mas mostram que persiste a desigualdade na oferta de infraestrutura urbana. Também neste capítulo é descrito o cenário econômico do período, que combina taxa básica de juros em seu mais baixo patamar histórico, inflação em direção ao centro da meta e emprego em crescimento, mostrando que a economia brasileira tem resistido aos impactos da crise internacional.

Programas e ações prioritários que completaram o primeiro ano, como o Brasil sem Miséria, a Rede Cegonha e o Plano Estratégico de Fronteiras, já alcançaram resultados expressivos, como mostra o capítulo Gestão em Destaque. A ação Brasil Carinhoso, lançada em maio para acelerar o enfrentamento da extrema pobreza entre famílias com crianças de 0 a 6 anos, também já tem efeitos sobre as condições de vida desta população, seja pelo início, em junho, do pagamento do novo benefício do Bolsa Família, seja pela distribuição gratuita de remédio de asma nas farmácias da rede Aqui Tem Farmácia Popular.

Em Gestão em Destaque também são apresentados os avanços na oferta de serviços de saúde de qualidade e na expansão do acesso à educação, bem como os resultados da execução do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC, do Minha Casa Minha Vida e o estágio atual dos preparativos para a Copa 2014. As novas medidas de estímulo à economia, em especial ao investimento, bem como aquelas de apoio ao agronegócio e à agricultura familiar para a safra 2012/2013 são ações abordadas neste capítulo. Outros temas tratados são os resultados dos primeiros meses de vigência da Lei de Acesso à Informação, os números do desmatamento na Amazônia, que continua em declínio, e os balanços das ações implementadas para fazer frente à seca no semi-árido do Nordeste e da Rio+20, a maior conferência das Nações Unidas já realizada.

A intensa agenda bilateral e multilateral do período, fortemente marcada pela crise econômica vivenciada pelos países europeus e pelo engajamento do Brasil em ações que visem preservar o crescimento do país de seus impactos, é abordada no capítulo Brasil e o Mundo.

Finalmente, no capítulo Agenda Normativa estão listados os principais atos assinados no período.

A equipe do Destaques agradece o apoio decisivo dos órgãos do Governo Federal, que forneceram as informações contidas nesta publicação. Críticas e sugestões dos leitores são fundamentais para o aperfeiçoamento da publicação e podem ser enviadas para o e-mail destaques.secom@planalto.gov.br.

Boa leitura,

Equipe do Destaques

registrado em:
Assunto(s): Governo federal