Você está aqui: Página Inicial > Mandatos de Dilma Rousseff (2011-2015 e 2015-2016) > Brasil em Pauta > Brasil em Pauta > Violência contra a mulher é tema do Brasil em Pauta

Violência contra a mulher é tema do Brasil em Pauta

por Portal Planalto publicado 28/10/2015 14h30, última modificação 29/10/2015 10h24
Na pauta, um panorama sobre ações da pasta e os 10 anos da Central de Atendimento à Mulher (Ligue 180), que já registrou mais de 4 milhões de atendimentos desde a sua criação.

A secretária nacional de Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres, Aparecida Gonçalves, é a convidada do programa Brasil em Pauta desta quinta-feira (29/10), das 9h às 9h30. Na pauta, um panorama sobre ações da pasta e os 10 anos da Central de Atendimento à Mulher (Ligue 180), que já registrou mais de 4 milhões de atendimentos desde a sua criação. O programa, que tem a participação de radialistas de todo o País, é produzido e coordenado pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República e será transmitido, ao vivo, pela TV NBR e via satélite de rádio por meio do mesmo canal de A Voz do Brasil.

O Ligue 180 é a principal porta de acesso aos serviços que integram a rede nacional de enfrentamento à violência contra a mulher. Desde março de 2014, o serviço assumiu a atribuição de disque-denúncia e passou a acumular as funções de acolhimento e orientação da mulher em situação de violência, com a tarefa de enviar as denúncias aos órgãos competentes pela investigação. No primeiro semestre deste ano, foram registradas uma média de 179 relatos de agressão por dia, com um total de mais de 32 mil ligações sobre violência contra a mulher.

A maior taxa de relatos de violência pelo Ligue 180 foi registrada no Distrito Federal (60 relatos por 100 mil mulheres), seguida por Piauí (44 relatos por 100 mil mulheres), e Goiás (35 por 100 mil mulheres). Nos primeiros seis meses de 2015, o Ligue 180 atendeu todas as 27 unidades da federação, e 3.061 dos 5.570 municípios brasileiros (55%).

 

Casa da Mulher Brasileira - A Casa da Mulher Brasileira, coordenado pelo Ministério das Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos, é uma inovação no atendimento humanizado às mulheres. Integram no mesmo espaço serviços especializados para os mais diversos tipos de violência contra as mulheres: acolhimento e triagem; apoio psicossocial; delegacia; Juizado; Ministério Público, Defensoria Pública; promoção de autonomia econômica; cuidado das crianças – brinquedoteca; alojamento de passagem e central de transportes.

Participam do programa, ao vivo, as seguintes rádios: Globo  (Brasília/DF); Nativa FM (Imperatriz/MA); Capital AM (São Paulo/DF); Rádios Verdes Mares (Fortaleza/CE); Iguassu AM 830 (Curitiba/PR); América AM (Vitória/ES); Cultura 680 AM (Campo Grande/MS); e Roraima (Boa Vista/RR).

O programa é transmitido ao vivo pela TV NBR. Para as rádios, o sinal de transmissão é disponibilizado pelo mesmo canal da "Voz do Brasil". Após o programa, o áudio da entrevista estará disponível no site da Secretaria de Imprensa da Presidência da República.

 

Mais informações

Secretaria de Imprensa / Presidência da República

Tel: (61) 3411-1370

 

Acompanhe e transmita no seu site os eventos da Presidência da República ao vivo e na íntegra. Acesse: http://ebcservicos.com.br/tvnbr

 

Ouça a íntegra da entrevista (30min50s) da secretária