Você está aqui: Página Inicial > Mandatos de Dilma Rousseff (2011-2015 e 2015-2016) > Brasil em Pauta > Brasil em Pauta > Turismo nos Jogos Olímpicos é tema do Brasil em Pauta

Turismo nos Jogos Olímpicos é tema do Brasil em Pauta

por Portal planalto publicado 07/12/2015 16h10, última modificação 07/12/2015 16h34

 

O presidente da Embratur (Instituto Brasileiro do Turismo), Vinicius Lummertz, é o convidado do programa Brasil em Pauta desta terça-feira (8), das 8h às 8h30. Na pauta, as oportunidades de negócios nos Jogos Olímpicos 2016 e o turismo como forma de aquecimento da economia.  O programa, que tem a participação de radialistas de todo o País, é produzido e coordenado pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República e será transmitido, ao vivo, pela TV NBR e via satélite de rádio por meio do mesmo canal de A Voz do Brasil.

O Brasil prossegue com o ciclo de realização de megaeventos no país. Depois da RIO+20, Jornada Mundial da Juventude e da Copa do Mundo de Futebol, os  Jogos Olímpicos e Paralímpicos, no próximo ano, reforçarão a ampla exposição de imagem do Brasil no exterior. Durante todo o ano que vem, o Rio de Janeiro será o cartão-de-visita e a porta de entrada para uma nação que tem muito a oferecer ao turismo em termos de belezas naturais, esportes, gastronomia e cultura.

Assim como na Copa do Mundo, realizada em 2014, os dois efeitos principais para o turismo com a Olímpiada são os avanços em infraestrutura e a grande exposição de imagem no mundo, por um longo período de tempo. Em relação à infraestrutura, várias obras realizadas para os eventos são um legado fundamental para melhorar o receptivo turístico no país – principalmente na área de aeroportos, mobilidade urbana, sinalização turística, qualificação de pessoal. Do ponto de vista de imagem, o ganho é incalculável.

Em relação à Rio 2016, pela primeira vez na história, a América do Sul sediará os Jogos, o que tem importância histórica para o continente e para o movimento olímpico. O Brasil trabalha esses Jogos como do continente, e não apenas do país. Como foi feito para a Copa, haverá um esforço essencial de incrementar o fluxo turístico de sul-americanos também na Olimpíada, como parte da estratégia de reforçar o turismo intrarregional na América do Sul.

 

Sobre a Rio 2016

• Entre 350 e 500 mil turistas estrangeiros são esperados na cidade do Rio de Janeiro durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016. A estimativa é do ministério do Turismo. Na Copa do Mundo, foram 1 milhão de estrangeiros, divididos entre as 12 cidades-sede da competição.

• A Embratur defende publicamente a isenção do visto para turistas estrangeiros no ano olímpico. O projeto de lei que já havia sido aprovado na Câmara dos Deputados e no Senado foi sancionado pela presidente Dilma Rousseff na última quarta-feira (25). Os detalhes desta medida serão divulgados quando for publicada Portaria, que está em elaboração conjunta pelos Ministérios do Turismo, Justiça e Relações Exteriores.

• Somente no ano passado, mais de 656 mil pessoas saíram dos EUA para visitar o Brasil. Com a dispensa do visto, o Brasil terá condições de atrair o turista de alta renda, que não aceita a burocracia imposta por países que mantêm a exigência do visto. Depois da aprovação pelo Senado, o governo vai definir os países beneficiados.

 Entrada de turistas em 2014

• Números do Anuário Estatístico do Turismo de 2015 apontam que mais de 6,4 milhões de turistas estrangeiros visitaram o Brasil em 2014. O número representa um recorde histórico e um crescimento de 10,6% em relação a 2013. A Copa do Mundo foi a principal responsável pelo salto.

• A Argentina continua em primeiro lugar na lista de principais países emissores, com 1.743.930 turistas, seguida dos Estados Unidos (656.801). O Chile (336.950) ultrapassou o Paraguai e assumiu a terceira colocação;

• São Paulo, por onde entraram 2.219.513 visitantes, permanece como a principal porta de entrada do país. O Rio de Janeiro, 2º lugar na lista de receptores (1.597.153), registrou o maior aumento absoluto na entrada de estrangeiros, com 389.353 pessoas a mais que 2013. Um incremento de 32,2% para o período. Já o Rio Grande do Sul passou da 4ª para 3ª colocação no ranking de entradas, ultrapassando o Paraná. Um total de 907.668 turistas internacionais entraram no Brasil pelo estado gaúcho;

• Nos meses de junho e julho, quando a Copa do Mundo de Futebol foi disputada em 12 cidades-sedes no Brasil, o número de turistas estrangeiros que visitaram o País somou 1.736.645 pessoas, com um crescimento de 96,42% em relação aos 884.155 registrados no mesmo período de 2013.

O Brasil em Pauta é transmitido ao vivo pela TV NBR. Para as rádios, o sinal de transmissão é disponibilizado pelo mesmo canal de "A Voz do Brasil". Após o programa, o áudio da entrevista estará disponível no site da Secretaria de Imprensa da Presidência da República.

 

Mais informações

Secretaria de Imprensa / Presidência da República

Tel: (61) 3411-1370

 

Acompanhe e transmita no seu site os eventos da Presidência da República ao vivo e na íntegra. Acesse: http://ebcservicos.com.br/tvnbr