Você está aqui: Página Inicial > Mandatos de Dilma Rousseff (2011-2015 e 2015-2016) > Brasil em Pauta > Brasil em Pauta > No Brasil em Pauta, Embaixador comenta resultados da VI Cúpula do BRICS, que permitiu avanços na infraestrutura de países em desenvolvimento

No Brasil em Pauta, Embaixador comenta resultados da VI Cúpula do BRICS, que permitiu avanços na infraestrutura de países em desenvolvimento

por Portal Planalto publicado 24/07/2014 09h50, última modificação 24/07/2014 10h50

 

Radialistas de todo o País participam nesta quinta-feira (24) do programa Brasil em Pauta, que entrevista o Embaixador Flávio Soares Damico, responsável, no Itamaraty, pela VI Cúpula de Chefes de Estado e de Governo do BRICS - Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Sediada no Brasil nos dias 14, 15 e 16 de julho de 2014, em Brasília e Fortaleza, a Cúpula alcançou resultados como a criação do Novo Banco de Desenvolvimento.

Na VI Cúpula, o BRICS conferiu ênfase à inclusão social e ao desenvolvimento sustentável. Sua discussão foi orientada pelo tema “Crescimento inclusivo: soluções sustentáveis”. A Cúpula deu início ao segundo ciclo do BRICS, após cada país membro ter sediado uma reunião de Líderes.

A Cúpula de Fortaleza permitiu aos BRICS mostrar os avanços já alcançados e dar sequência às discussões com vistas à realização do amplo potencial do grupo. Desde a primeira Cúpula, em 2009, o BRICS tem consolidado seu papel como uma força positiva para a democratização das relações internacionais e para o aprimoramento das instituições de governança internacional existentes. Além disso, o BRICS também tem construído uma sólida parceria, com iniciativas de cooperação entre seus membros em mais de 30 áreas distintas.

Entre outros temas, os mandatários dos BRICS deliberaram sobre o Arranjo Contingente de Reservas (CRA) e sobre o Novo Banco de Desenvolvimento (NBD). O CRA constitui linha de defesa adicional para os países do BRICS em cenários de dificuldades de Balanço de Pagamentos. O NBD financiará projetos de infraestrutura e de desenvolvimento sustentável.

Em Brasília, no dia 16, ocorreu reunião de trabalho entre os mandatários dos BRICS e Chefes de Estado e de Governo da América do Sul. O diálogo dos Líderes do BRICS com seus contrapartes sul-americanos se insere na prioridade concedida aos países em desenvolvimento na estratégia de engajamento externo do BRICS.

Principais resultados:

 

Participam do programa, ao vivo, as rádios: Rádio Tiradentes FM -Manaus /AM, Rádio Cultura FM - Posse /GO, Rádio Timbira AM - São Luis/MA, Rádio Belém FM - Belém/PA, Rede Brasil - Recife /PE, Rádio Sociedade - Salvador/BA, Rádio Capital AM - São Paulo/SP, Rádio FM Dom Bosco - Fortaleza/CE, Rádio UFMG Educativa 104,5 FM - Belo Horizonte/ MG, Cultura  AM 1110 - Florianópolis/SC, Rádio Tupi - Rio De Janeiro/RJ, Rádio Gaúcha AM - Porto Alegre/RS.

O programa é transmitido ao vivo pela TV NBR e pode ser acompanhado por meio do link no site da Secretaria de Imprensa da Presidência da República http://www.planalto.gov.br. Para as rádios, o sinal de transmissão é disponibilizado pelo mesmo canal da "Voz do Brasil". Após o programa, o áudio da entrevista estará disponível no site da Secretaria de Imprensa da Presidência da República. 

 

Mais informações

Secretaria de Imprensa (61) 3411-1100/1223

 

Ouça a íntegra da entrevista (50min54s) do Embaixador Flávio Soares Damico