Você está aqui: Página Inicial > Mandatos de Dilma Rousseff (2011-2015 e 2015-2016) > Brasil em Pauta > Brasil em Pauta > Brasil em Pauta trata do Dia Mundial do Turismo

Brasil em Pauta trata do Dia Mundial do Turismo

por Portal Planalto publicado 25/09/2014 10h30, última modificação 25/09/2014 11h03
Ações pretendem dar continuidade às conquistas obtidas na Copa do Mundo

 Na semana em que se comemora o Dia Mundial do Turismo (27/09) e que ocorre em São Paulo a 42ª Feira de Turismo das Américas (Abav), que reúne os principais agentes e operadores do mercado de viagens, o assessor especial do Ministério do Turismo, Ítalo Mendes, participa do programa Brasil em Pauta, nesta quinta-feira, 25, com radialistas de todo país. Em discussão, o legado da Copa do Mundo de 2014 e as ações do governo voltadas à expansão do setor. 

Para garantir a continuidade de conquistas obtidas no mundial de futebol e reforçar a atração de visitantes, o MTur intensificará a divulgação de atrativos nacionais nos principais mercados emissores de visitantes ao Brasil, além de trabalhar junto aos países que têm potencial neste sentido. 

Levantamento realizado pelo Ministério revelou que, durante a Copa, o País recebeu turistas de 203 nacionalidades. A maioria (61%) ainda não conhecia o Brasil e elogiou serviços de infraestrutura e turismo. Os itens mais bem avaliados foram a hospitalidade e a gastronomia, com 98% e 93% de aprovação, respectivamente.

A segurança pública foi avaliada positivamente por 92% deles. Táxis, informações turísticas e o transporte público foram aprovados por nove em cada 10 visitantes internacionais, e os aeroportos, por oito em cada dez.  O estudo mostra ainda que o mundial beneficiou mais do que as 12 cidades-sede da Copa. Os turistas estrangeiros, que permaneceram em média 13 dias no país, estiveram em mais de 450 municípios brasileiros, incluindo as localidades que tiveram jogos. 

Além disso, o Ministério promove a campanha #PartiuBrasil, de incentivo a viagens de brasileiros pelo próprio país. O objetivo é aproveitar o período de férias e de promoções para estimular o brasileiro a conhecer os destinos turísticos do país. O investimento deve ultrapassar os R$ 4 milhões.

As peças publicitárias mostram a variedade de roteiros, a gastronomia, a receptividade dos moradores e a facilidade de acesso, pontos que contam a favor das viagens internas, além do prazer das experiências que uma viagem proporciona. 

O programa é transmitido pela TV NBR. Após o programa, o áudio da entrevista estará disponível no site da Secretaria de Imprensa da Presidência da República.

 

Mais informações

Secretaria de Imprensa (61) 3411-1370

 

Ouça a integra da entrevista (54min25s) pelo assessor especial do Ministério do Turismo, Ítalo Mendes