Você está aqui: Página Inicial > Mandatos de Dilma Rousseff (2011-2015 e 2015-2016) > Brasil em Pauta > Brasil em Pauta > Brasil em Pauta fala sobre os 10 anos do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA)

Brasil em Pauta fala sobre os 10 anos do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA)

por Portal Planalto publicado 30/01/2014 15h53, última modificação 30/01/2014 15h53

 

O programa Brasil em Pauta desta sexta-feira, 31 de janeiro, terá como convidado Arnoldo Campos, Secretário Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do MDS (Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome). Em pauta, os 10 anos do Programa de Aquisição de Alimentos, o PAA, que é hoje o maior programa de compras governamentais do país.

O PAA possibilita aos agricultores familiares a venda de produtos para o governo, que os destinam a hospitais, creches e escolas públicas, a asilos, comunidades terapêuticas e para a população em vulnerabilidade social. Também são usados para formar estoques públicos e para compor cestas de alimentos distribuídas a grupos populacionais específicos ou, ainda, em ações emergenciais, em complementação à ação da Defesa Civil.

Por meio de uma única operação de compra governamental, o programa beneficia os agricultores familiares e as pessoas em vulnerabilidade social. Ao longo dos 10 anos, o programa esteve presente em 3.915 municípios em todo o país e atende, hoje, cerca de 20 mil entidades socioassistenciais. Já foram comprados mais de 3,5 milhões de toneladas de alimentos da agricultura familiar. Somente em 2012, 185 mil agricultores familiares – organizados em cooperativas e associações ou não – venderam seus produtos para o PAA.

A variedade de alimentos produzidos é característica básica da agricultura familiar que se reflete na execução do programa, estimulando a alimentação saudável. São mais de três mil itens diferentes fornecidos pela agricultura familiar ao PAA. Os mais presentes são leite e derivados, com 28%, seguido das hortaliças, com 16% e as frutas, com 12%. Depois vêm arroz, feijão, farinha de mandioca, castanhas, cereais, grãos, carnes, pescados, ovos, sucos e polpas de frutas, entre outros. A variedade dos alimentos adquiridos qualifica o atendimento das populações em situação de vulnerabilidade social, promovendo mais segurança alimentar e nutricional.

O programa é transmitido ao vivo pela TV NBR e pode ser acompanhado por meio do link no portal da Secretaria de Imprensa da Presidência da República. Para as rádios, o sinal de transmissão é disponibilizado pelo mesmo canal da "Voz do Brasil". Após o programa, o áudio da entrevista estará disponível no site da Secretaria de Imprensa da Presidência da República.

 

Mais informações
Secretaria de Imprensa
Tel: (61) 3411-1370