Você está aqui: Página Inicial > Mandatos de Dilma Rousseff (2011-2015 e 2015-2016) > Brasil em Pauta > Brasil em Pauta > Brasil em Pauta fala sobre a edição 2013 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)

Brasil em Pauta fala sobre a edição 2013 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)

por Portal do Planalto publicado 20/05/2013 11h16, última modificação 27/10/2013 17h29
O programa Brasil em Pauta que será realizado na próxima terça-feira terá como convidado o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Luiz Cláudio Costa

 

O programa Brasil em Pauta que será realizado na próxima terça-feira (21) terá como convidado o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Luiz Cláudio Costa. Em pauta, a edição 2013 do Exame Nacional do Ensino Médio. A entrevista é produzida e coordenada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, e transmitida ao vivo pela NBR TV e via satélite, das 10h às 11h.

ENEM – O Enem, que avalia o desempenho escolar e acadêmico do estudante ao fim do ensino médio, é aplicado em todos os estados e no Distrito Federal. A realização do Enem é fundamental para que os estudantes se beneficiem do Programa Universidade para Todos (ProUni), obtenham o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e participem do programa Ciência sem Fronteiras. Além disso, a nota do exame também pode ser usada para o ingresso em universidades públicas, que utilizam o Enem como critério de classificação. Estudantes maiores de 18 anos que ainda não obtiveram a certificação do ensino médio podem fazê-lo por meio do Enem.

As provas serão realizadas nos dias 26 e 27 de outubro de 2013 em todo o país. A inscrição vai até o dia 27 deste mês, exclusivamente pela internet.

O exame tem a finalidade de avaliar o desempenho escolar e acadêmico dos estudantes, no final do ensino médio. Ele serve para subsidiar a criação de políticas públicas, aperfeiçoar os currículos de ensino médio, desenvolver estudos e indicadores sobre a educação brasileira, entre outros. O Enem serve também para a constituição de parâmetros para a auto-avaliação do participante, com vistas à continuidade de sua formação e à sua inserção no mercado de trabalho.

O programa é transmitido ao vivo pela TV NBR e pode ser acompanhado por meio do link http://conteudo.ebcservicos.com.br. Para as rádios, o sinal de transmissão é disponibilizado pelo mesmo canal da "Voz do Brasil". Após o programa, o áudio da entrevista estará disponível no site da Secretaria de Imprensa da Presidência da República.

 

 

Mais informações
Secretaria de Imprensa
Tel: (61) 3411-1370

 

Ouça a íntegra da entrevista (58min18s) de Luiz Cláudio Costa