Você está aqui: Página Inicial > Mandatos de Dilma Rousseff (2011-2015 e 2015-2016) > Brasil em Pauta > Brasil em Pauta > Brasil em Pauta debate políticas públicas voltadas para a juventude

Brasil em Pauta debate políticas públicas voltadas para a juventude

por Portal Planalto publicado 16/12/2015 19h10, última modificação 16/12/2015 19h13

 

 

O secretário Nacional de Juventude, Gabriel Medina, é o convidado do programa Brasil em Pauta desta quinta-feira (17), que vai ao ar das 8h às 8h30. Na pauta, a 3ª Conferência Nacional de Juventude e as políticas públicas em curso voltadas para a população jovem.  O programa, que tem a participação de radialistas de todo o País, é produzido e coordenado pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República e será transmitido, ao vivo, pela TV NBR e via satélite de rádio por meio do mesmo canal de A Voz do Brasil.

Sob o lema “As Várias Formas de Mudar o Brasil”, a 3ª Conferência Nacional de Juventude, que acontece de 16 a 19 de dezembro, em Brasília (DF), mobilizou cerca de 600 mil jovens brasileiros para discutir ideias e propostas para sua cidade, estado e País. Esse processo de mobilização e participação social é promovido pela Secretaria Nacional de Juventude e pelo Conselho Nacional de Juventude. Entre os meses de junho e novembro de 2015, foram realizadas etapas municipais em cerca de mil municípios brasileiros; 130 etapas vinculadas a territórios de identidade rural e de cidadania; cerca de 100 etapas livres (tendo várias delas acontecido em presídios ou em unidades de internação para cumprimento de medidas socioeducativas); e etapas estaduais em todas as 27 unidades federativas.

Além dos eventos presenciais, a 3ª Conferência Nacional de Juventude conta com inovações importantes em relação às edições anteriores. Uma delas é a etapa digital, um evento de âmbito nacional realizado totalmente em ambiente digital, por meio de um aplicativo para telefones móveis e computadores, desenvolvido exclusivamente para esse processo. Participaram 20 mil jovens cadastrados na plataforma web da Secretaria Nacional de Juventude. Esta fase elegeu 484 delegados e 305 propostas à etapa nacional e possibilitou uma ampliação significativa no perfil dos participantes da Conferência, alcançando jovens que se organizam e se expressam de forma distinta dos movimentos e organizações tradicionais.

O evento traz, também, outra grande inovação: a Manifesta – Mostra Cultural da 3ª Conferência Nacional de Juventude. É a dimensão artística, cultural e científica da conferência e é parte fundamental desse processo porque, segundo a Secretaria Nacional de Juventude, articula iniciativas inovadoras, com o objetivo de promover o reconhecimento e a visibilidade de manifestações em múltiplas linguagens e formas de expressão, protagonizadas pelos jovens, durante a etapa nacional da 3ª Conferência Nacional de Juventude.

A etapa nacional é o evento síntese de todo esse processo de mobilização. Nela, dois mil delegados e 250 jovens participantes da Manifesta representarão os milhares de jovens mobilizados nos eventos preparatórios e na etapa digital. A fase nacional analisará as propostas feitas pelos jovens nos eventos preparatórios e elegerá as prioridades para o subsídio ao Plano Nacional de Juventude.

DISQUE 100 PARA JUVENTUDE NEGRA

A partir de agora, os brasileiros terão uma nova forma de denunciar crimes de racismo. O Disque 100, serviço do governo federal para receber denúncias de violações de direitos humanos, passa a contar com dois módulos novos: um que receberá denúncias de violações contra a juventude negra, mulher ou população negra em geral; e outro módulo específico para receber denúncias de violações contra comunidades quilombolas, de terreiros, ciganas e religiões de matriz africana. O serviço se junta a outros instrumentos oferecidos pelo governo, como a Ouvidoria da Igualdade Racial no combate ao racismo.

Os módulos foram lançados durante a abertura da 3ª Conferência Nacional da Juventude, em Brasília. O Disque 100 é um serviço coordenado pelo Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos, por meio da Secretaria de Direitos Humanos. Desde 2003, o serviço é uma responsabilidade do governo federal.

O Brasil em Pauta é transmitido ao vivo pela TV NBR. Para as rádios, o sinal de transmissão é disponibilizado pelo mesmo canal de "A Voz do Brasil". Após o programa, o áudio da entrevista estará disponível no site da Secretaria de Imprensa da Presidência da República.

 

 

 

 Mais informações

Secretaria de Imprensa / Presidência da República

Tel: (61) 3411-1370

 

Acompanhe e transmita no seu site os eventos da Presidência da República ao vivo e na íntegra. Acesse: http://ebcservicos.com.br/tvnbr