Você está aqui: Página Inicial > Mandatos de Dilma Rousseff (2011-2015 e 2015-2016) > Bom Dia Ministro > Bom Dia Ministro > Tereza Campello fala no Bom dia Ministro sobre Plano Brasil sem Miséria

Tereza Campello fala no Bom dia Ministro sobre Plano Brasil sem Miséria

por Portal do Planalto publicado 28/06/2011 16h24, última modificação 04/07/2014 14h51
A ministra Tereza Campello, do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, fala no programa sobre o Plano Brasil sem Miséria, que visa a retirar 16,2 milhões de brasileiros da extrema pobreza, por meio de ações de transferência de renda, acesso a serviços públicos e inclusão produtiva

  

A ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, irá detalhar no programa Bom dia Ministro desta sexta-feira (03/6) o Plano Brasil sem Miséria. O Plano de Superação da Extrema Pobreza - Brasil sem Miséria, que visa a retirar 16,2 milhões de brasileiros da extrema pobreza, por meio de ações de transferência de renda, acesso a serviços públicos e inclusão produtiva, foi lançado nesta quinta-feira (02/6) pela presidenta da República, Dilma Rousseff.  O Bom dia Ministro é produzido e coordenado pela Secretaria de Imprensa da Presidência da República, e transmitida ao vivo pela TV NBR e via satélite, das 8h às 9h.

O Plano agrega transferência de renda, acesso a serviços públicos, nas áreas de educação, saúde, assistência social, saneamento e energia elétrica, e inclusão produtiva. O Brasil Sem Miséria vai localizar as famílias extremamente pobres e incluí-las de forma integrada nos mais diversos programas de acordo com as suas necessidades.

Uma das metas é qualificar 1,7 milhão de pessoas nas cidades. Para isto, prevê iniciativas de inclusão produtiva urbana, que irão reunir estímulo ao empreendedorismo e à economia solidária, oferta de cursos de qualificação profissional e intermediação de mão-de-obra para atender às demandas nas áreas públicas e privadas, totalizando dois milhões de pessoas.

A proposta é qualificar 1,7 milhão de pessoas de 18 a 65 anos por meio de ações articuladas de governo: Sistema Público de Trabalho, Emprego e Renda, Pronatec, Projovem, obras do PAC e do Minha Casa, Minha Vida; Rede de Equipamentos de Alimentos e Nutrição; e coleta de materiais recicláveis.

Os agricultores familiares também serão beneficiados. Uma das metas do Brasil sem Miséria para a zona rural é aumentar em quatro vezes o número de agricultores familiares, em situação de extrema pobreza, atendidos pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Subirá de 66 mil para 255 mil até 2014.

Com a expansão, a participação dos agricultores muitos pobres no conjunto dos beneficiários do PAA será elevada de 41% para 57%. Atualmente, 156 mil agricultores vendem sua produção para o programa e a meta é ampliar para 445 mil até o final do atual governo.

Cisternas - O acesso à água para o consumo e a produção é outra ação que se fortalece com o Brasil sem Miséria. De acordo com o plano, a construção de novas cisternas para o plantio e criação de animais vai atender 600 mil famílias rurais até 2013. Também haverá um kit irrigação para pequenas propriedades e recuperação de poços artesianos. No caso da água para o consumo, a proposta é construir cisternas para 750 mil famílias nos próximos dois anos e meio. Desde 2003, o governo destinou recursos para a construção de 340 mil cisternas na região do semiárido.

Participam do programa desta sexta-feira (3/6), com perguntas ao vivo, as rádios Capital AM (São Paulo/SP), 98 FM (João Pessoa/PB), Difusora 640 AM (Goiânia/GO), Inconfidência (Belo Horizonte/MG), Mirante (São Luís/MA), Gaúcha (Porto Alegre/RS), Sociedade (Salvador/BA), Verdes Mares (Fortaleza/CE), Tupi (Rio De Janeiro/RJ), Folha (Recife/PE), 96 FM (Palmas/TO), Liberal (Belém/PA), Correio e CBN (Maceió/AL), Verdes Campos (Teresina/PI) e Caiari (Porto Velho/RO).

O programa é transmitido ao vivo pela TV NBR e pode ser acompanhado por meio do link no site da Secretaria de Imprensa da Presidência da República. Para as rádios, o sinal de transmissão é disponibilizado pelo mesmo canal da "Voz do Brasil". Após o programa, o áudio da entrevista estará disponível no site da Secretaria de Imprensa da Presidência da República.

 

  

Mais Informações

Secretaria de Imprensa (61) 3411.1370
Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

 

Ouça a íntegra da entrevista (59min34s) da ministra Tereza Campelo no programa Bom Dia Ministro.