Você está aqui: Página Inicial > Mandatos de Dilma Rousseff (2011-2015 e 2015-2016) > Bom Dia Ministro > Bom Dia Ministro > Tereza Campello fala no Bom Dia Ministro sobre o programa Brasil Carinhoso e a Rio+20

Tereza Campello fala no Bom Dia Ministro sobre o programa Brasil Carinhoso e a Rio+20

por Portal do Planalto publicado 14/05/2012 18h15, última modificação 04/07/2014 14h59
A Rio+20 marcará os 20 anos da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio-92) e deverá contribuir para definir a agenda do desenvolvimento sustentável para as próximas décadas

 

O Bom Dia Ministro desta terça-feira (15) entrevista a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello. A ministra falará do programa recém-lançado Brasil Carinhoso, da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável – Rio+20, além do Brasil Sem Miséria. A entrevista é produzida e coordenada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, e transmitida ao vivo pela TV NBR e via satélite, das 8h às 9h.

Durante o programa, a ministra abordará um dos temas da agenda do governo brasileiro na Rio+20, focado no crescimento econômico, proteção ambiental e desenvolvimento com inclusão social. Segundo a ministra, não é mais aceitável discutir separadamente as agendas econômica, ambiental e social. O Brasil vai apresentar uma proposta para que os países apoiem a criação de um piso de proteção socioambiental, nos moldes do Bolsa Verde que associa a preservação ambiental com as áreas social e econômica.

A Rio+20 marcará os 20 anos da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio-92) e deverá contribuir para definir a agenda do desenvolvimento sustentável para as próximas décadas.

Brasil Carinhoso – Lançado pela presidenta Dilma Rousseff, nesta segunda-feira (14), o programa Brasil Carinhoso vai beneficiar dois milhões de famílias que vivem na extrema pobreza. O plano reúne ações voltadas para a primeira infância na área social, com a ampliação do Bolsa Família, da educação, com o aumento da oferta de vagas nas creches, e da saúde, oferecendo suplementação de vitamina A, ferro, e medicação gratuita contra asma.

O Bolsa Família será ampliado para garantir a todas as famílias que tenham pelo menos uma criança de zero a seis, uma renda mensal de no mínimo R$ 70 por pessoa. Esse dinheiro será pago no cartão do Bolsa Família no mesmo dia em que as famílias já recebem o benefício. Na área da educação, o governo vai aumentar o número de vagas nas creches. Durante o lançamento foi assinado um acordo com as prefeituras para a construção de mais 1.500 creches em todo o país. Outra ação prevista no Brasil Carinhoso é o aumento em quase 70% do valor que o governo federal repassa aos municípios para reforçar a alimentação nessas creches.

Na área da saúde, o governo vai ampliar a prevenção e o tratamento de doenças que afetam as crianças. Uma das ações incluídas no Brasil Carinhoso é a distribuição de vitamina A durante as campanhas nacionais de vacinação. Também será garantido o suplemento de ferro nas Unidades Básicas de Saúde para quem tiver indicação médica. Além disso, o governo vai distribuir, de graça, remédios para o tratamento da asma na rede Aqui tem Farmácia Popular. Segundo o Ministério da Saúde, a asma é a segunda principal causa de internação de crianças de até cinco anos no SUS.

Participam do programa, ao vivo, as rádios: Tupi (Rio de Janeiro/RJ); Amazonas FM (Manaus/AM); Bandeirantes (São Paulo/SP); Cidade AM (Fortaleza/CE); Caiari AM (Porto Velho/ RO); Difusora AM  ( Maceió/AL );  Educadora (São Luis/MA); Arapuan FM (João Pessoa/PB);  Emissora rural (Petrolina/PE); Pioneira AM (Teresina /PI); Amapá FM (Macapá/AP); Educadora 780 AM (Uberlândia/MG);  Juazeiro 1190 AM (Juazeiro /BA); Guarathan (Santa Maria/RS ); e Verdes Florestas (Cruzeiro do Sul/AC).

O programa é transmitido ao vivo pela TV NBR e pode ser acompanhado por meio do link no site da Secretaria de Imprensa da Presidência da República. Para as rádios, o sinal de transmissão é disponibilizado pelo mesmo canal da "Voz do Brasil". Após o programa, o áudio da entrevista estará disponível no site da Secretaria de Imprensa da Presidência da República.

 

Mais informações
Secretaria de Imprensa: (61) 3411-1370

 

Ouça a íntegra da entrevista (58min14s) da ministra Tereza Campello

Assunto(s): Governo federal