Você está aqui: Página Inicial > Mandatos de Dilma Rousseff (2011-2015 e 2015-2016) > Bom Dia Ministro > Bom Dia Ministro > Pedro Novais fala no Bom Dia Ministro sobre turismo e nova classificação de hotéis para Copa e Olimpíadas no Brasil

Pedro Novais fala no Bom Dia Ministro sobre turismo e nova classificação de hotéis para Copa e Olimpíadas no Brasil

por Portal do Planalto publicado 09/08/2011 10h09, última modificação 04/07/2014 14h52
Pedro Novais fala no Bom Dia Ministro sobre turismo e nova classificação de hotéis para Copa e Olimpíadas no Brasi

  

O ministro do Turismo, Pedro Novais, é o entrevistado do programa Bom Dia Ministro desta quinta-feira (9/6). O Ministro vai falar sobre o novo sistema de classificação hoteleira, instituído nesta semana para orientar turistas que virão ao Brasil no período da Copa do Mundo 2014 e das Olimpíadas 2016. A entrevista é produzida e coordenada pela Secretaria de Imprensa da Presidência da República, e transmitida ao vivo pela TV NBR e via satélite, das 8h às 9h.

O Sistema Brasileiro de Classificação de Meios de Hospedagem (SBClass), criado por meio de portaria na última terça-feira, é um instrumento de referência para orientar as escolhas do consumidor e preparar o país para receber turistas na Copa do Mundo de 2014 e nas Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro/RJ. O Sistema adota a simbologia de estrelas, em uma escala que varia de uma a cinco, para identificar as categorias nas quais serão classificados os tipos de hospedagem. A utilização do símbolo, de acordo com a portaria, será exclusiva dos empreendimentos submetidos ao processo de classificação do Ministério do Turismo (MTur).

O SBClass, desenvolvido pelo MTur em parceria com o Instituto Nacional de Metrologia e Qualidade Industrial (Inmetro), integra um conjunto de ações para estabelecer padrões e normas de qualidade, eficiência e segurança na prestação de serviços turísticos. O sistema define procedimentos e critérios para que os meios de hospedagem obtenham a classificação oficial do governo brasileiro.

Para solicitar a classificação, que terá validade de 36 meses, os meios de hospedagem devem preencher formulários disponíveis na internet (http://www.cadastur.com.br/). Depois da análise e aprovação da documentação, é realizada uma inspeção para avaliar a conformidade com os requisitos previstos nas matrizes de classificação. As auditorias serão realizadas por técnicos do Inmetro.

Com o SBClass, o Brasil segue uma tendência mundial e se coloca em pé de igualdade com países líderes no segmento, que estão criando ou revendo seus sistemas de classificação como estratégia para fortalecer a atividade turística. O modelo brasileiro foi desenvolvido a partir de estudo de caso de 24 países.

Requisitos – As matrizes de classificação são compostas por requisitos de infraestrutura, de prestação de serviços e de práticas de sustentabilidade. Elas foram elaboradas em oficinas realizadas em oito capitais de todas as regiões brasileiras. Participaram das discussões representantes de instâncias de governo, de entidades do setor de turismo, da iniciativa privada (incluindo redes hoteleiras internacionais) e da sociedade civil organizada.

Os requisitos que compõem as matrizes foram divididos em mandatórios - de cumprimento obrigatório, e eletivos - de livre escolha dos meios de hospedagem. São itens como: serviços de recepção, guarda-valores e alimentação; tamanhos de apartamentos e de banheiros; disponibilidade de restaurantes; medidas para redução de consumo e coleta seletiva de resíduos, entre outros. Para ser classificado na categoria pretendida, o meio de hospedagem deve atender a 100% dos requisitos mandatórios e a 30% dos eletivos.

A portaria entrará em vigor 30 dias após sua publicação no Diário Oficial da União, quando os interessados poderão acessar os formulários de inscrição no Sistema. Os custos da inspeção, de responsabilidade dos empreendimentos, serão definidos em ato do Inmetro.

Participam do programa, ao vivo, as rádios Cultura FM (São Paulo/SP), Excelsior (Salvador/BA), CBN (Brasília/DF), Banda B (Curitiba/PR), Itatiaia (Belo Horizonte/MG), Record (Rio de Janeiro/RJ), Jangadeiro FM (Fortaleza/CE), Belém FM (Belém/PA), Bandeirantes (Porto Alegre/RS), Jornal 820 AM (Goiânia/GO), Rio Mar (Manaus/AM), Alternativa FM (Várzea Grande/MT), Boas Novas 580 AM (Recife/PE), Tribuna 590 AM (Vitória/ES) e Globo (Natal/RN).

O programa é transmitido ao vivo pela TV NBR e pode ser acompanhado por meio do link no site da Secretaria de Imprensa da Presidência da República. Para as rádios, o sinal de transmissão é disponibilizado pelo mesmo canal da "Voz do Brasil". Após o programa, o áudio da entrevista estará disponível no site da Secretaria de Imprensa da Presidência da República.

  

Mais Informações
Secretaria de Imprensa (61) 3411.1370
Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República