Você está aqui: Página Inicial > Mandatos de Dilma Rousseff (2011-2015 e 2015-2016) > Bom Dia Ministro > Bom Dia Ministro > No “Bom Dia, Ministro”, Aloizio Mercadante fala sobre as políticas de ciência, tecnologia e inovação e os desafios do Brasil

No “Bom Dia, Ministro”, Aloizio Mercadante fala sobre as políticas de ciência, tecnologia e inovação e os desafios do Brasil

por Portal do Planalto publicado 04/01/2012 11h55, última modificação 04/07/2014 15h16
O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação é o entrevistado do primeiro programa Bom Dia Ministro de 2012, nesta quinta-feira (05)

 

 

O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aloizio Mercadante, é o entrevistado do primeiro programa “Bom Dia, Ministro” de 2012, nesta quinta-feira (05). Durante a entrevista, o ministro deve falar sobre as políticas de ciência, tecnologia e inovação do governo brasileiro, que incluem o programa Ciência sem Fronteiras. A entrevista é produzida e coordenada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, e transmitida ao vivo pela TV NBR e via satélite, das 8h às 9h.

No primeiro ano do governo da presidenta Dilma Rousseff, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) deu novo fôlego a políticas estruturantes que já estavam em curso e inaugurou novas linhas de ação. O acréscimo da palavra “inovação” ao nome do ministério, em agosto, espelha a intenção de que a produção científica se preocupe com as aplicações de suas descobertas, seja para gerar resultados econômicos estratégicos ou para melhorar o cotidiano das pessoas. Nesse sentido, em 2011 foi criada a Empresa Brasileira para Pesquisa e Inovação na Indústria (Embrapii), nos moldes da Embrapa.

O ministério lançou, em parceria com a pasta da Educação, o Programa Ciência sem Fronteiras, que tem como meta conceder mais de 100 mil bolsas para brasileiros estudarem no exterior e para pesquisadores de renome e jovens talentos virem para o Brasil. O Ciência sem Fronteiras é um programa que busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional.

O MCTI vem atuando ainda com centralidade nas principais políticas do governo federal, a exemplo do Brasil Maior. Na área de Defesa Civil, o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) já funciona 24 horas e ajuda a salvar vidas. Dentro do plano Viver sem Limites, o ministério lançou uma série de medidas em tecnologia assistiva, que facilitam o dia a dia de pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida. A pasta participou também da elaboração de medidas como a desoneração dos tablets. Para 2012, o orçamento da pasta foi acrescido em R$ 1,5 bilhão, e ainda contará com emendas parlamentares.

Participam do programa, ao vivo, as rádios: CBN (Rio de Janeiro/RJ); Capital AM (São Paulo/SP); Amazonas FM (Manaus/AM); Iguaçú AM 830 (Curitiba/PR); Educadora 107,5 FM (Salvador/BA); Tocantins AM (Porto Nacional/TO); Capital FM (Campo Grande/MS); Boas Novas 580 AM (Recife/PE); Difusora de Mossoró (Mossoró/RN); FM Cultura (Porto Alegre/RS); Bandvale FM (São José dos Campos/SP); Nacional AM (Brasília/DF); Difusora Acreana AM (Rio Branco/AC); UFMG Educativa 104,5 FM (Belo Horizonte/MG); São Francisco 670 AM (Anápolis/GO); Verdes Campos FM (Teresina/PI).

O programa é transmitido ao vivo pela TV NBR e pode ser acompanhado por meio do link no site da Secretaria de Imprensa da Presidência da República. Para as rádios, o sinal de transmissão é disponibilizado pelo mesmo canal da "Voz do Brasil". Após o programa, o áudio da entrevista estará disponível no site da Secretaria de Imprensa da Presidência da República.

 

 

Mais Informações

Secretaria de Imprensa (61) 3411.1370

Ouça a íntegra da entrevista (1h) do ministro Aloizio Mercadante no programa Bom Dia Ministro