Você está aqui: Página Inicial > Mandatos de Dilma Rousseff (2011-2015 e 2015-2016) > Bom Dia Ministro > Bom Dia Ministro > No Bom Dia Ministro, Valdir Simão (CGU) explica agenda de combate à corrupção do Governo Federal

No Bom Dia Ministro, Valdir Simão (CGU) explica agenda de combate à corrupção do Governo Federal

por Portal Planalto publicado 09/12/2015 20h15, última modificação 10/12/2015 10h38


 

O Bom Dia Ministro que vai ao ar nesta quinta-feira (10) recebe o ministro-chefe da Controladoria-Geral da União (CGU), Valdir Simão, para falar sobre as novas iniciativas do órgão lançadas no Dia Internacional Contra a Corrupção, comemorado nesta semana. A entrevista é produzida e coordenada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República e transmitida ao vivo, das 8h às 8h30 (horário de Brasília), pela TV NBR e via satélite de rádio para todo o país (pelo mesmo canal de A Voz do Brasil).

Nesta quarta-feira (9), a Controladoria-Geral da União, em parceria com o Ministério da Justiça, lançou a Agenda de Combate à Corrupção do Governo Federal. As ações estão reunidas no site www.todosjuntoscontracorrupcao.gov.br e estão relacionadas ao seguinte tripé de atuação: prevenção, detecção e punição. O objetivo é consolidar e dar transparência a todo esforço governamental para o enfrentamento da corrupção no Brasil.

O site, que terá atualização periódica mensal, permite aos cidadãos acompanhar as ações adotadas pelo governo no combate a ilícitos. Cada uma das iniciativas é classificada com um dos seguintes status: em andamento, concluída ou ação permanente. Para a CGU, a corrupção deve ser enfrentada de forma integral, coordenada por toda a administração pública e envolvendo todos os setores da sociedade.

Ao clicar em uma ação, o usuário é remetido a uma página com um breve texto de apresentação, números e detalhes sobre o tema, bem como link para mais informações. Há dados atualizados sobre diversos temas: punição de servidores e empresas, auditoria, fiscalização, recebimento de denúncias, acesso à informação, ações educativas e orientação a gestores, entre outros.

      Banco de Preços - A Controladoria-Geral da União também lançou esta semana um sistema que calcula valores de referência para 42 produtos adquiridos pelo Poder Executivo Federal. O “Banco de Preços” vai permitir à sociedade saber, por exemplo, quanto o governo brasileiro paga pelo litro da gasolina ou por uma resma de papel A4.

            O objetivo do Banco de Preços é promover uma gestão mais efetiva dos recursos públicos, pois a transparência dessas informações proporciona maior cuidado na estimativa de gastos de empresas, entidades e órgãos públicos, além de contribuir significativamente para o planejamento e elaboração de orçamentos de licitações. O sistema identifica as unidades que realizam compras com preços abaixo da média, sendo possível registrar as melhores práticas no Governo Federal e, assim, disseminá-las para outros órgãos e setores.

Participam do programa, ao vivo, as rádios: Bandeirantes (São Paulo/SP), Itatiaia (Minas Gerais/MG), Rio de Janeiro 1400 AM (Rio de Janeiro/RJ), Guaíba AM (Porto Alegre/RS), Roraima (Boa Vista/RR), 96,1 FM (Palmas/TO) e Timbira AM (São Luís/MA).

 O Bom Dia, Ministro é transmitido ao vivo pela TV NBR. Para as rádios, o sinal de transmissão é disponibilizado pelo mesmo canal de "A Voz do Brasil". Após o programa, o áudio da entrevista estará disponível no site da Secretaria de Imprensa da Presidência da República.

 

Mais informações

Secretaria de Imprensa / Presidência da República

Tel: (61) 3411-1370

 

Acompanhe e transmita no seu site os eventos da Presidência da República ao vivo e na íntegra. Acesse: http://ebcservicos.com.br/tvnbr

 

 Ouça a íntegra da entrevista (32min07s) de Valdir Simão