Você está aqui: Página Inicial > Mandatos de Dilma Rousseff (2011-2015 e 2015-2016) > Bom Dia Ministro > Bom Dia Ministro > No Bom Dia Ministro, Paulo Bernardo fala sobre cobertura 4G e digitalização da TV no Brasil

No Bom Dia Ministro, Paulo Bernardo fala sobre cobertura 4G e digitalização da TV no Brasil

por Portal do Planalto publicado 03/04/2013 16h47, última modificação 04/07/2014 15h32
No programa, o ministro falará sobre a implantação da tecnologia 4G, cidades digitais, além da digitalização da TV e uso para a banda larga no Brasil

 

O Bom Dia Ministro desta quinta-feira (4) recebe o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo. No programa, o ministro falará sobre a implantação do 4G, cidades digitais, além da digitalização da TV e uso para a banda larga no Brasil. A entrevista é produzida e coordenada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, e transmitida ao vivo pela NBR TV e via satélite, das 8h às 9h.

Implantação do 4G – No ano passado,  a Anatel fez a licitação para a implantação da tecnologia de quarta geração de celular no Brasil e de acordo com os termos do edital, as empresas ganhadoras de licitação devem cumprir prazos. De acordo com o cronograma definido no edital, as operadoras que ganharam a licitação têm até o dia 30 de abril para oferecer a nova tecnologia nas cidades sede da Copa das Confederações - Rio, Brasília, Belo Horizonte, Recife, Salvador e Fortaleza.

As empresas têm reclamado das dificuldades para instalação de antenas devido à restrição de algumas legislações impostas pelos municípios. O 4G requer a instalação de mais antenas que o 3G e o governo tem atuado junto aos municípios para superar as dificuldades de infraestrutura. Atua também junto ao Congresso Nacional para tentar aprovar uma lei federal para a instalação de antenas.

Todas as medidas estão sendo tomadas para ampliar a infraestrutura de rede no Brasil e fazer a internet chegar a lugares onde hoje a população não tem acesso como área rural ou a Região Norte.

Cidades Digitais – Esta é a última semana para a inscrição de municípios interessados em participar do programa Cidades Digitais. Podem se cadastrar prefeituras de cidades com até 50 mil habitantes e que estejam a 50 km da rede central de fibra óptica da Telebras. O valor destinado ao programa é de R$ 100 milhões e esta é a segunda chamada que pretende atender cerca de 200 novos municípios. No ano passado, em um projeto piloto, foram selecionados 80 municípios. O objetivo do programa é modernizar a administração pública através da integração dos serviços públicos por uma rede de fibras ópticas.

Digitalização da TV e uso para a banda larga – O governo está definindo um cronograma para a digitalização da TV analógica no Brasil. Com a liberação da faixa hoje ocupada pela radiodifusão, chamada de 700 megaherz, o governo planeja licitar esta faixa para a banda larga. Esta é uma tendência mundial que ocorre com o processo de digitalização da TV. A Anatel colocou o tema para discussão em consulta pública que fica aberta até o dia 14 de abril.

O objetivo do governo com isso é ampliar as possibilidades de acesso da população à internet oferecendo mais e melhores serviços e mais infraestrutura.

Participam do programa, ao vivo, as rádios: Tupi (São Paulo/SP); Difusora 640 AM (Goiânia/GO); Educadora 780 AM (Uberlândia/MG); Marajoara (Belém/PA); Paiquerê AM (Londrina/PR); Banda B (Curitiba/PR), Difusora AM (Maceió/AL); Assunção AM (Fortaleza/CE); Nordeste Evangélica AM 900 (Natal/RN); Mais FM (Joinville/SC); FM Cultura (Porto Alegre/RS); Record AM (Rio de Janeiro/RJ), Difusora Acreana AM (Rio Branco/AC); Arapuan FM (João Pessoa/PB) e Cultura 680 AM (Campo Grande/MS).

O programa é transmitido ao vivo pela NBR TV e pode ser acompanhado por meio do link no portal da Secretaria de Imprensa da Presidência da República. Para as rádios, o sinal de transmissão é disponibilizado pelo mesmo canal da "Voz do Brasil". Após o programa, o áudio da entrevista estará disponível no site da Secretaria de Imprensa da Presidência da República.

 

Mais informações

Secretaria de Imprensa (61) 3411-1370

 

Ouça a íntegra da entrevista (58min58s) do ministro Paulo Bernardo

Assunto(s): Governo federal