Você está aqui: Página Inicial > Mandatos de Dilma Rousseff (2011-2015 e 2015-2016) > Bom Dia Ministro > Bom Dia Ministro > No Bom Dia Ministro, Miguel Rossetto detalha ações da plataforma digital Dialoga Brasil

No Bom Dia Ministro, Miguel Rossetto detalha ações da plataforma digital Dialoga Brasil

por Portal Planalto publicado 05/08/2015 19h23, última modificação 07/08/2015 09h17
O Dialoga Brasil (dialoga.gov.br) apresenta 14 temas e 80 programas prioritários do governo federal para que a população proponha melhorias nas políticas públicas e na vida dos brasileiros e das brasileiras.

O Bom Dia Ministro desta quinta-feira (6) recebe o ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Miguel Rossetto, para falar sobre a plataforma de participação digital Dialoga Brasil, onde cidadãos podem elaborar e apoiar propostas para ajudar a melhorar os programas do governo federal. A entrevista é produzida e coordenada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República e transmitida ao vivo, das 8h às 8h30, pela TV NBR e via satélite de rádio para todo o país.

O Dialoga Brasil (dialoga.gov.br) apresenta 14 temas e 80 programas prioritários do governo federal para que a população proponha melhorias nas políticas públicas e na vida dos brasileiros e das brasileiras. Os quatro primeiros temas já estão disponíveis para consulta: Educação, Saúde, Segurança Pública e Redução da Pobreza. Todo usuário cadastrado na plataforma poderá elaborar e apoiar propostas, além de participar de bate-papo com os ministros responsáveis por cada área. As propostas também podem ser compartilhadas nas redes sociais (via Twitter, Facebook, Google+ e WhatsApp).

No final do ano, as três propostas mais apoiadas para cada programa serão submetidas às Conferências Nacionais das suas respectivas áreas e terão uma resposta oficial do governo, podendo transformar-se em aperfeiçoamentos ou em novas políticas públicas.

O principal foco da plataforma é o diálogo entre a sociedade e o governo. A ideia é abrir mais um canal de participação popular, incorporando à discussão novos sujeitos, novas gerações, novas linguagens, cidadãos e cidadãs que têm na internet o seu espaço de expressão e atuação.

O Dialoga Brasil soma-se a uma série de iniciativas que garantem a ampla participação social na formulação de políticas públicas. Entre 2003 e 2014, por exemplo, 102 conferências nacionais reuniram cerca de 8 milhões de brasileiros e brasileiras. Outras 13 conferências já estão convocadas para o período 2015-2016, com estimativa de participação de 2,2 milhões de pessoas, em cerca de 20 mil encontros municipais, estaduais e nacionais.

Participam do programa, ao vivo, as seguintes rádios: Rede Brasil (Recife/PE), Rádio Clube de Marabá (Marabá/PA), Nova Paraisópolis (São Paulo/SP), 105 FM (Rio de Janeiro/RJ), Cultura Riograndina 740 AM (Rio Grande/RS), Rádio Sociedade (Salvador/BA) e Nacional AM (Brasília/DF).

 

 

 

O Bom Dia Ministro é transmitido ao vivo pela TV NBR. Para as rádios, o sinal de transmissão é disponibilizado pelo mesmo canal de "A Voz do Brasil". Após o programa, o áudio da entrevista estará disponível no site da Secretaria de Imprensa da Presidência da República.

 

 

Mais informações

Secretaria de Imprensa / Presidência da República

Tel: (61) 3411-1370

Ouça a íntegra da entrevista (30min17s) do ministro Miguel Rossetto.