Você está aqui: Página Inicial > Mandatos de Dilma Rousseff (2011-2015 e 2015-2016) > Bom Dia Ministro > Bom Dia Ministro > No Bom Dia Ministro, Marta Suplicy fala sobre o projeto Vitrines Culturais e o benefício do Vale-Cultura

No Bom Dia Ministro, Marta Suplicy fala sobre o projeto Vitrines Culturais e o benefício do Vale-Cultura

por Rose Mary Rosendo publicado 21/03/2014 18h09, última modificação 04/07/2014 15h14

 

O Bom Dia Ministro, que vai ao ar nessa quarta-feira (12), recebe a ministra da Cultura, Marta Suplicy, que vai falar sobre a seleção de peças artesanais para o projeto Vitrines Culturais e o benefício do Vale-Cultura. A entrevista é produzida e coordenada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República e transmitida ao vivo, das 8h às 9h, pela NBR TV e via satélite.

Vitrines Culturais – O Ministério da Cultura e a Secretaria da Micro e Pequena Empresa da Presidência da República lançaram edital para seleção de peças artesanais para o projeto Vitrines Culturais. O projeto promoverá, entre 12 de junho e 13 de julho de 2014, exposições e comercialização de artesanatos de alta qualidade de todos os estados do Brasil.

As exposições acontecerão nas Fifa Fan Fest e espaços culturais das cidades-sede dos jogos, com ênfase em Manaus, Recife, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre.

O edital ficará aberto até 6 de abril e pode selecionar até 60.000 peças artesanais, de valor simbólico e estético, que expressem valores culturais brasileiros. Podem participar artesãos brasileiros de qualquer parte do país, de forma individual ou por meio de grupos produtivos, núcleos, associações ou cooperativas de artesãos.

O projeto Vitrines Culturais é coordenado pela Secretaria da Economia Criativa do Ministério da Cultura, em parceria com a Secretaria da Micro e Pequena Empresa, vinculada à Presidência da República, e do Sebrae.

Vale-Cultura – O Vale-Cultura é um benefício que pode chegar às mãos de 42 milhões de trabalhadores brasileiros. O cartão magnético pré-pago, válido em todo território nacional, no valor de 50 reais mensais, vai possibilitar ao trabalhador de carteira assinada ir ao teatro, cinema, museus, espetáculos, shows, circo ou mesmo comprar ou alugar CDs, DVDs, livros, revistas e jornais.

 

O benefício oferecido pelo governo federal exige a adesão das empresas. São elas que vão oferecer o Vale-Cultura aos seus empregados. Para estimular a adesão, o governo federal vai permitir que a empresa de lucro real abata a despesa no imposto de renda em até 1% do imposto devido. As baseadas no lucro presumido ou Simples também podem participar. O governo abriu mão dos impostos trabalhistas e não vai cobrar encargos sociais sobre o valor do Vale, uma vez que não se caracteriza salário. As empresas têm de oferecer o Vale-Cultura prioritariamente aos trabalhadores que recebem até 5 salários mínimos.

Participam do programa, ao vivo, as seguintes rádios: Gazeta 1260 AM (Maceió/AL); Sete Colinas AM (Uberaba/MG); Globo Brasília (Brasília/DF); Amazonas FM (Manaus/AM); CBN FM (Salvador/BA); São Francisco 670 AM (Anápolis/GO); Campina FM (Campina Grande/PB); Difusora Acreana AM (Rio Branco/AC); Verde Vale (Juazeiro do Norte/CE); FM Cultura (Porto Alegre/RS); Mirante AM (São Luis/MA); Várzea Grande (MT); Rio de Janeiro 1400 AM (Rio de Janeiro/RJ); Jornal 1080 AM (Caruaru/PE); Amiga FM (Registro/SP).

O programa é transmitido ao vivo pela TV NBR e pode ser acompanhado por meio do link no site da Secretaria de Imprensa da Presidência da Repúblicahttp://www.planalto.gov.br. Para as rádios, o sinal de transmissão é disponibilizado pelo mesmo canal da "Voz do Brasil". Após o programa, o áudio da entrevista estará disponível no site da Secretaria de Imprensa da Presidência da República.

 

Mais informações

Secretaria de Imprensa

Tel: (61) 3411-1370

 

Ouça a íntegra da entrevista (53min55s) da ministra Marta Suplicy