Você está aqui: Página Inicial > Mandatos de Dilma Rousseff (2011-2015 e 2015-2016) > Bom Dia Ministro > Bom Dia Ministro > No Bom Dia Ministro, Marta Suplicy fala sobre editais para criadores e produtores negros, vale-cultura, nova lei de incentivo cultural e espaços culturais para a Copa e Olimpíadas

No Bom Dia Ministro, Marta Suplicy fala sobre editais para criadores e produtores negros, vale-cultura, nova lei de incentivo cultural e espaços culturais para a Copa e Olimpíadas

por Portal do Planalto publicado 21/11/2012 15h59, última modificação 04/07/2014 15h04
O programa é transmitido ao vivo pela TV NBR e pode ser acompanhado por meio do link no site da Secretaria de Imprensa da Presidência da República http://www.planalto.gov.br

 

O Bom Dia Ministro desta quinta-feira (22/11) entrevista a ministra da Cultura, Marta Suplicy. No programa, a ministra falará sobre o lançamento dos editais para criadores e produtores negros, o vale-cultura, a votação do ProCultura, além das arenas culturais para a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016. A entrevista é produzida e coordenada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, e transmitida ao vivo pela NBR TV e via satélite, das 8h às 9h.

Editais para Criadores e Produtores Negros - Neste 20 de novembro – Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra – o Ministério da Cultura, em parceria com Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), lançou editais voltados a produtores e criadores negros, em cerimônia que aconteceu no Museu Afro Brasil, em São Paulo. Segundo a ministra Marta Suplicy, o lançamento dos editais marca o início de projetos em ações afirmativas do Ministério da Cultura. Na ocasião, a ministra também assinou a portaria 148/2012, que institui um grupo de trabalho para viabilizar as diretrizes básicas para elaboração do projeto executivo, construção e funcionamento do Museu Nacional Afro Brasileiro de Cultura e Memória.

Com os editais, a expectativa do governo federal é formar novos escritores, elevar o número de pesquisadores negros e de publicações de autores negros, incentivar pontos de leitura de cultura negra em todo o país; premiar curtas dirigidos ou produzidos por jovens negros, na faixa de 18 a 29 anos; investir em criação, produção e fazer com que artistas e produtores negros ocupem palcos, teatros, ruas, escolas e galerias de arte de todo o país. Os editais somam um montante de R$ 9 milhões.

Vale-Cultura - No último dia 7, a ministra da Cultura foi à Câmara dos Deputados discutir o orçamento da Pasta e seus planos à frente do ministério, ocasião em que pediu a aprovação de um novo projeto do Vale-Cultura, assinado por Parlamentares da Frente de Cultura. O novo Projeto de Lei garantiria o valor de R$ 50,00 para os trabalhadores consumirem serviços de cultura. O projeto faz parte do calendário de referência da Câmara das votações que devem ocorrer até o dia 23 de dezembro. A expectativa da ministra é que o novo projeto chegue ao Senado em fevereiro de 2013.

Procultura (nova lei Rouanet) - A ministra da Cultura defendeu, ainda, como prioridade no Congresso, a aprovação do projeto que institui o Programa Nacional de Fomento à Cultura (ProCultura), que irá substituir a Lei Rouanet. Ela defendeu na Comissão de Educação e Cultura do Senado a entrega da relatoria da proposta ao atual presidente da Casa, José Sarney, por ter sido ele o responsável pela lei inicial, há mais de 20 anos, quando chefiava o Executivo.

Copa do Mundo de 2014 e Olimpíada de 2016 – Segundo o Ministério da Cultura, a Copa do Mundo de 2014 e a Olimpíada de 2016 são oportunidades para a promoção da cultura nacional para os turistas brasileiros e estrangeiros. A pasta defende a liberação de recursos pelo governo federal para a reforma de patrimônios históricos visando atender a este objetivo, além de outras propostas para aproveitamento dos eventos esportivos para ampliar a divulgação da cultura brasileira.

O programa é transmitido ao vivo pela TV NBR e pode ser acompanhado por meio do link no site da Secretaria de Imprensa da Presidência da República. Para as rádios, o sinal de transmissão é disponibilizado pelo mesmo canal da "Voz do Brasil". Após o programa, o áudio da entrevista estará disponível no site da Secretaria de Imprensa da Presidência da República.

 

Mais informações
Secretaria de Imprensa
(61) 3411-1370

 

Ouça a íntegra da entrevista (58min06s) da ministra Marta Suplicy

Assunto(s): Governo federal