Você está aqui: Página Inicial > Mandatos de Dilma Rousseff (2011-2015 e 2015-2016) > Bom Dia Ministro > Bom Dia Ministro > No Bom Dia, Ministro, Marcelo Neri fala sobre os resultados e perspectivas da economia brasileira e os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio alcançados pelo Brasil

No Bom Dia, Ministro, Marcelo Neri fala sobre os resultados e perspectivas da economia brasileira e os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio alcançados pelo Brasil

por Portal Planalto publicado 27/05/2014 15h52, última modificação 04/07/2014 15h14
O Bom Dia, Ministro que vai ao ar, nesta quarta-feira (28), entrevista o ministro de Assuntos Estratégicos, Marcelo Neri, que falará sobre os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) o qual mostra que o Brasil cumpriu metas como a redução da pobreza extrema e da mortalidade na infância

 

O Bom Dia, Ministro que vai ao ar, nesta quarta-feira (28), entrevista o ministro de Assuntos Estratégicos, Marcelo Neri, que falará sobre os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) o qual mostra que o Brasil cumpriu metas como a redução da pobreza extrema e da mortalidade na infância. Também será abordado no programa o crescimento da economia brasileira.

O 5º Relatório Nacional de Acompanhamento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), mostrou que o Brasil cumpriu metas estabelecidas pela Organização das Nações Unidas (ONU) com antecedência, quando a recomendação era de reduzir a pobreza extrema à metade em 25 anos. Em 10 anos, a pobreza no Brasil teve uma queda de 69%. A queda na mortalidade infantil foi alcançada quatro anos antes de 2015: caiu de 53,7 óbitos por mil nascidos vivos em 1990, para 17,7 em 2011. O alcance integral da meta de reduzir à metade a percentagem, tanto da população sem acesso à água quanto daquela sem acesso a saneamento, também foi outra conquista.

Para o ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, Marcelo Neri, “os dados atestam a existência de uma transformação profunda que vem ocorrendo no Brasil, embora ainda existam desafios significativos pela frente”, disse.

O ministro apresenta dados que mostram melhoria nos índices de prosperidade, igualdade, sustentabilidade e felicidade. A renda média do brasileiro está crescendo independentemente do PIB (Produto Interno Bruto) e isso acontece principalmente nos grupos tradicionalmente excluídos da população. 

Entre 2003 e 2012, o crescimento do PIB per capita, descontada a inflação, foi de 27%. No mesmo período, também descontando a inflação e o crescimento populacional, a renda média da população teve um crescimento real de 51%. Ao aprofundar a pesquisa, os números mostram que a renda mediana (aquela do brasileiro ou brasileira que está bem no meio da pirâmidade social) cresceu 78% nos mesmos termos. No mesmo período, a renda real dos 10% mais pobres cresceu 106%. 

Para ver a apresentação do ministro Neri à presidenta Dilma Rousseff é possível acessar os seguintes links: vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=hwHCsEHWY6k slides: http://www.ipea.gov.br/portal/images/stories/externos_texto/neri_ipea_sae_dis_pr_fim_curtaes.pdf texto: http://www.ipea.gov.br/portal/images/stories/externos_texto/20140501_neri_saeipea_v2.pdf

O programa é transmitido ao vivo pela TV NBR das 9h às 10h e pode ser acompanhado por meio do link no site da Secretaria de Imprensa da Presidência da República http://www.planalto.gov.br. Para as rádios, o sinal de transmissão é disponibilizado pelo mesmo canal da "Voz do Brasil". Após o programa, o áudio da entrevista estará disponível no site da Secretaria de Imprensa da Presidência da República.

 

Mais informações

Secretaria de Imprensa (61) 3411-1100/1223

 

Ouça a íntegra(50min47s) da entrevista do Ministro Marcelo Neri