Você está aqui: Página Inicial > Mandatos de Dilma Rousseff (2011-2015 e 2015-2016) > Bom Dia Ministro > Bom Dia Ministro > No Bom Dia Ministro, Marcelo Neri fala sobre Juventude e Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM)

No Bom Dia Ministro, Marcelo Neri fala sobre Juventude e Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM)

por Portal do Planalto publicado 04/09/2013 17h02, última modificação 04/07/2014 15h18
Neri vai abordar os avanços sociais regionais e locais mostrados no Atlas do Desenvolvimento Humano 2013, publicação recém-lançada pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), o Ipea e a Fundação João Pinheiro (FJP)

 

O Programa “Bom dia Ministro” desta quinta-feira (5/9) entrevista o ministro-chefe interino da Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE) e presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Marcelo Neri. Ao longo de uma hora, o ministro falará sobre os desafios da maior população jovem da história brasileira e os resultados do Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM), apurado em todo Brasil. A entrevista é produzida e coordenada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, e transmitida ao vivo pela NBR TV e via satélite, das 8h às 9h.

51 milhões de jovens - Neri vai abordar os avanços sociais regionais e locais mostrados no Atlas do Desenvolvimento Humano 2013, publicação recém-lançada pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), o Ipea e a Fundação João Pinheiro (FJP). A Secretaria está desenvolvendo abrangente estudo sobre o jovem brasileiro, com análises de diversos aspectos nas áreas de demografia, educação e mercado de trabalho. Esse mapeamento ajudará a traçar um perfil desse segmento da população, formado por pessoas com idade entre 15 e 29 anos. A primeira parte da pesquisa trata da evolução do tamanho da juventude no Brasil.

Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) - Com uma abordagem inédita, esta publicação aborda o tema juventude sob a ótica da demografia. De acordo com o estudo, o Brasil possui atualmente 51 milhões de jovens. Isso representa 26% do total da população, formada por mais de 200 milhões de habitantes. O estudo traz ainda as principais prioridades dos jovens, decifradas em pesquisa domiciliar do Ipea realizada com 10 mil pessoas em maio de 2013, em uma amostra representativa do país. Para 85,2% dos jovens entrevistados, a educação de qualidade é a mais importante entre os 16 temas apresentados pela pesquisa. Os serviços de saúde foram a segunda opção mais apontada, com 82,7%. Na sequência, a alimentação de qualidade foi a terceira menção mais frequente, com 70,1%, fechando o pódio das prioridades da juventude brasileira. Coincidentemente, esses três elementos representam, no campo das políticas públicas, os três componentes do IDHM.

Participam, ao vivo, as rádios: Rádio Nacional (Rio de Janeiro), Rádio Gazeta 1260 (Maceió), Rádio Celinauta (Pato Branco, Paraná), Rádio Educadora (São Luís, Maranhão), Rádio São Francisco (Anápolis, Goiás), Rádio Peperi AM, (São Miguel do Oeste, Santa Catarina), Rádio ABC 1570 AM (Santo André, São Paulo), Colina FM (Guarapari, Espírito Santo), Rádio Verdes Campos FM (Teresina, Piauí), Rádio Rural de Santarém (Santarém, Pará), Rádio Jornal 1080 (Caruaru, Pernambuco), Rádio Terra AM (Montes Claros, Minas Gerais), Rádio Boas Novas (Colinas, Tocantins), Rádio Difusora Acreana (Rio Branco, Acre).

O programa é transmitido ao vivo pela TV NBR e pode ser acompanhado pelo link no site da Secretaria de Imprensa da Presidência da República. Para as rádios, o sinal de transmissão é disponibilizado pelo mesmo canal da "Voz do Brasil". Após o programa, o áudio da entrevista estará disponível no site da Secretaria de Imprensa da Presidência da República.

 

 

 

Mais informações
Secretaria de Imprensa
(61) 3411-1370

Ouça a íntegra da entrevista (59min42s) do ministro Marcelo Neri

Assunto(s): Governo federal