Você está aqui: Página Inicial > Mandatos de Dilma Rousseff (2011-2015 e 2015-2016) > Bom Dia Ministro > Bom Dia Ministro > No Bom Dia Ministro, Marcelo Crivella fala da campanha de incentivo ao consumo de pescado e da nova carteira do pescador

No Bom Dia Ministro, Marcelo Crivella fala da campanha de incentivo ao consumo de pescado e da nova carteira do pescador

por Portal do Planalto publicado 05/09/2012 14h39, última modificação 04/07/2014 15h04
Com o slogan “Pescado. Dá água na boca e faz bem pra saúde”, o Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) lançou a campanha da 9ª edição da Semana do Peixe

 

O Bom Dia Ministro desta quinta-feira (06/9) entrevista o ministro da Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivella. No programa, o ministro falará sobre a 9ª Semana do Peixe, campanha de incentivo ao consumo de pescados. Além disso, abordará a nova carteira do pescador, documento importante para que o trabalhador possa exercer a atividade legalmente e que a partir de agora não precisará ser renovada. A entrevista é produzida e coordenada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, e transmitida ao vivo pela NBR TV e via satélite, das 8h às 9h.

Com o slogan “Pescado. Dá água na boca e faz bem pra saúde”, o Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) lançou a campanha da 9ª edição da Semana do Peixe. A campanha, que prossegue até o dia 17 de setembro, tem como objetivo incentivar o brasileiro a consumir pescado regularmente e conta com a participação do atleta Thiago Pereira, medalhista olímpico.

Com a campanha, eventos gastronômicos e mobilizações estão sendo promovidos nos estados e no Distrito Federal. No site www.mpa.gov.br, as pessoas poderão enviar receitas saborosas de pescado para divulgação e obter o cartaz da campanha. Também será possível imprimir a cartilha com dicas para manipulação de pescado, além de orientações sobre como verificar a qualidade do produto na hora da compra, e diversas receitas regionais. Um aplicativo permitirá que esse conteúdo possa ser acessado, a todo o momento, pelo celular.

Carteira - O novo modelo da Carteira de Identificação Profissional do Pescador foi criado em agosto. O documento é semelhante à carteira de identidade, com foto e um chip que contém todas as informações do trabalhador. A nova carteira será emitida pelo MPA, terá validade em todo o território nacional e não precisará ser renovada. Em caso de extravio, furto ou roubo, o pescador poderá comunicar a ocorrência ao órgão ou entidade que estiver filiado. As antigas continuam válidas até o vencimento.

Para evitar fraudes e que outras pessoas consigam obter irregularmente a carteira, o MPA atuará em parceria com a Confederação Nacional dos Pescadores e Aquicultores. A partir de agora, a CNPA, será responsável por recepcionar, checar os documentos referentes à inscrição e manutenção de Pescadores no Registro Geral da Atividade Pesqueira – RGP, e conferir se o trabalhador ainda exerce a atividade de pescador artesanal, antes de enviar as informações ao MPA.

A parceria também permitirá ao trabalhador tirar a carteira de Pescador Profissional Artesanal através da entrega de documentos na Colônia mais próxima sem ter que ir, necessariamente, até a Superintendência do MPA no estado.

Intercâmbio – O governo federal quer que o país avance nas áreas de melhoria do processamento, embalagem, cadeia de frio e de logística do pescado. Por isso, o ministro da Pesca esteve no mês passado na abertura da Nor-Fishing, em Trondheim, na região central da Noruega, considerada uma das importantes feiras de pesca do mundo.  Na ocasião, se encontrou com a ministra da Pesca e Assuntos Costeiros da Noruega, Lisbeth Berg-Hansen. Com esse intercâmbio, o país pretende inserir a pesca e a aquicultura no programa nacional de capacitação e formação de pessoal de nível superior no exterior, denominado “Ciência sem Fronteiras”. Assim, institutos de pesquisa e universidades norueguesas poderiam treinar brasileiros na área de pesca e aquicultura.

A meta é aprofundar a parceria com a Noruega no setor de pesca e aquicultura, que se fortaleceu nos últimos anos, desde a visita do ex-presidente Lula, em 2007. Atualmente, o Brasil é o mais importante parceiro comercial da Noruega na América Latina. Nos primeiros nove meses de 2011, o intercâmbio bilateral cresceu 31,8% em relação ao mesmo período de 2010, atingindo US$ 1,3 bilhão.

Participam do programa, ao vivo, as rádios: Cultura AM 1110 (Florianópolis/SC); 104 FM (Campo Grande/MS); Guaíba AM (Porto Alegre/RS); Belém FM (Belém/PA); Capital AM (São Paulo/SP); Gazeta 1260 AM (Maceió/AL); Tocantins AM (Porto Nacional/TO); Mec 800 AM (Rio de Janeiro/RJ); Verdes Mares (Fortaleza/CE); Cultura FM (Posse/GO); Catedral FM 102,3 (Juiz de Fora/MG); CBN (Manaus/AM); 88 FM (Porto Seguro/BA); Redesim Sat (Vitória/ES); e Comunitária Estação VG FM 105,9 (Várzea Grande/MT).

O programa é transmitido ao vivo pela TV NBR e pode ser acompanhado por meio do link no site da Secretaria de Imprensa da Presidência da República. Para as rádios, o sinal de transmissão é disponibilizado pelo mesmo canal da "Voz do Brasil". Após o programa, o áudio da entrevista estará disponível no site da Secretaria de Imprensa da Presidência da República.

 

Mais informações

Secretaria de Imprensa

Tel: (61) 3411-1370

 

Ouça a íntegra da entrevista (58min56s) do ministro Marcelo Crivella

Assunto(s): Governo federal