Você está aqui: Página Inicial > Mandatos de Dilma Rousseff (2011-2015 e 2015-2016) > Bom Dia Ministro > Bom Dia Ministro > No Bom Dia Ministro, Manoel Dias fala sobre a geração de empregos e as Políticas Nacionais de Emprego e Trabalho Decente e Combate ao Trabalho Infantil

No Bom Dia Ministro, Manoel Dias fala sobre a geração de empregos e as Políticas Nacionais de Emprego e Trabalho Decente e Combate ao Trabalho Infantil

por Portal do Planalto publicado 25/07/2013 12h00, última modificação 04/07/2014 15h18
O ministro irá falar sobre a política de geração de empregos, a participação do Brasil na 102ª Conferência Internacional do Trabalho da OIT, além da Conferência Global sobre o Trabalho Infantil

 

O Bom Dia Ministro desta sexta-feira (24) entrevista o ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias. No programa, o ministro irá falar sobre a política de geração de empregos, a participação do Brasil na 102ª Conferência Internacional do Trabalho da Organização Internacional do Trabalho (OIT), além da Conferência Global sobre o Trabalho Infantil, que será realizada em outubro. A entrevista é produzida e coordenada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, e transmitida, ao vivo, pela NBR TV e via satélite das 08h às 09h.

Nos últimos dez anos, foram gerados 19,3 milhões de empregos com carteira assinada. Somente nos dois anos do governo da presidenta Dilma Rousseff, foram criados 4 milhões de novos empregos. Relatório recente da OIT cita exemplos de países que tiveram êxito na geração de empregos e destaca as medidas adotas pelo governo brasileiro, como a melhora do salário mínimo, a ampliação da cobertura dos sistemas de proteção social, a concessão de subsídios para a contratação de pessoas de grupos vulneráveis e o aumento do nível de investimento em infraestrutura para promover crescimento econômico e produtividade a médio e longo prazos, além de facilitar a criação de emprego a curto prazo são alguns exemplos das boas políticas do Brasil citadas pelo relatório.

Trabalho Decente - Na 102ª Conferência Internacional do Trabalho da OIT, realizada de 5 a 20 de junho de 2013 em Genebra (Suíça), Manoel Dias reafirmou o compromisso do Ministério do Trabalho e Emprego e do Brasil na construção do trabalho decente, de “empregos verdes” e de diálogo social para o desenvolvimento sustentável. Na Conferência, o Brasil defendeu que é necessário inaugurar a Política Nacional de Emprego e Trabalho Decente como política de estado e a importância da promoção do trabalho decente na Copa do Mundo de 2014 e nas Olimpíadas de 2016.

III Conferência Global sobre o trabalho infantil - O governo federal realiza em outubro, em Brasília, a III Conferência Global sobre Trabalho Infantil, que tem por objetivo discutir os avanços no combate à exploração de mão de obra de crianças e adolescentes e os desafios para a eliminação das piores formas de trabalho infantil.  A Conferência visa a troca de experiências entre os países participantes sobre ações implementadas e novas estratégias para a abordagem desta problemática e discutir as políticas para erradicação da prática no mundo.

Participam do programa, ao vivo, as rádios: Capital AM (São Paulo/SP); Luz do Amanhã 98,3 FM (Itajaí/SC); Celinauta AM (Pato Branco/PR); Gazeta 1260 AM (Maceió/AL); Educadora UESB (Vitória da Conquista/BA); Comunitária Cidade FM (Altamira/PA); Terra AM 760 (Montes Claros/MG); Super Rádio Brasília 1210 AM (Brasília/DF); Escola 101 100,9 FM (São João do Meriti/RJ); Cultura FM (Posse/GO); FM Dom Bosco (Fortaleza/CE); Amazonas FM (Manaus/AM); Universidade AM UFRGS (Porto Alegre/RS); Vale do Taquari (Coxim/MS) e Jornal 1080 AM (Caruaru/PE).

O Bom Dia Ministro é transmitido ao vivo pela TV NBR e pode ser acompanhado por meio do link no portal da Secretaria de Imprensa da Presidência da República. Para as rádios, o sinal de transmissão é disponibilizado pelo mesmo canal da Voz do Brasil. Após o programa, o áudio da entrevista estará disponível no site da Secretaria de Imprensa da Presidência da República.

 

 

Mais informações

Secretaria de Imprensa

Tel: (61) 3411-1370

 

 

Ouça a íntegra da entrevista (1h00min47s) do ministro Manoel Dias

Assunto(s): Governo federal