Você está aqui: Página Inicial > Mandatos de Dilma Rousseff (2011-2015 e 2015-2016) > Bom Dia Ministro > Bom Dia Ministro > No Bom Dia Ministro, Luiza Bairros fala sobre a efetivação do Estatuto da Igualdade Racial e dos dez anos da SEPPIR

No Bom Dia Ministro, Luiza Bairros fala sobre a efetivação do Estatuto da Igualdade Racial e dos dez anos da SEPPIR

por Portal do Planalto publicado 20/03/2013 14h22, última modificação 04/07/2014 15h32
Um dos principais pontos previstos no Estatuto da Igualdade Racial é a realização da Consulta Pública para elaborar a versão final da regulamentação do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir), e está em pleno curso

 

O Bom Dia Ministro desta quinta-feira (21) entrevista a ministra da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial, Luiza Bairros. No programa, a ministra falará sobre a Consulta Pública que representa uma etapa importante de efetivação do Estatuto da Igualdade Racial e dos dez anos de SEPPIR marcam década de institucionalização da promoção da igualdade racial no Brasil. A entrevista é produzida e coordenada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, e transmitida ao vivo pela NBR TV e via satélite, das 8h às 9h.

Consulta Pública – Um dos principais pontos previstos no Estatuto da Igualdade Racial – a realização da Consulta Pública para elaborar a versão final da regulamentação do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir) – está em pleno curso. O documento base do sistema já começou a ser acessado e tem recebido colaborações da sociedade civil. Até 9 de abril, ele estará aberto para Consulta Pública no site do Governo Eletrônico e pode ser acessado pela página da SEPPIR (www.seppir.gov.br).

O Sinapir representa uma forma de organização e articulação voltadas à implementação do conjunto de políticas e serviços para superar as desigualdades raciais no Brasil, com objetivo de promover a igualdade racial e combater as desigualdades sociais resultantes do racismo, inclusive mediante adoção de ações afirmativas. Além de formular políticas destinadas a combater os fatores de marginalização e promover a integração social da população negra; descentralizar a implementação de ações afirmativas pelos governos estaduais, distrital e municipais; articular planos, ações e mecanismos voltados à promoção da igualdade racial e garantir a eficácia dos meios e dos instrumentos criados para a implementação das ações afirmativas e o cumprimento das metas a serem estabelecidas.

Dez anos da SEPPIR – O dia 21 de março de 2013 marca os dez anos de criação da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR). A programação inclui o lançamento do selo Luta Contra a Discriminação Racial, da Série América, emissão especial da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos em parceria com a SEPPIR. O selo homenageia a luta contra o racismo num dia importante: o aniversário da SEPPIR instituída, não por acaso, no Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial.

A data, 21 de março, remete ao trágico assassinato de 69 pessoas negras durante uma manifestação pacífica em Sharpeville, na África do Sul, em 1960, pela polícia do antigo regime segregacionista do apartheid. O lançamento faz parte do acordo firmado entre Correios e SEPPIR para implementação da campanha “Igualdade é Pra Valer”.

Participam do programa, ao vivo, as rádios: Nacional (Rio de Janeiro/RJ); 730 AM (Goiânia/GO); América (Belo Horizonte/MG); Amazonas FM (Manaus/AM); Universitária FM (Recife/PE); Gazeta 1260 AM (Maceió/AL); Sepé Tiaraju (Santo Ângelo/RS); Campina FM (Campina Grande/PB); Pioneira AM (Teresina/PI); Educadora (São Luís/MA); Jornal AM (Aracaju/SE); Líder Som AM (São Joaquim da Barra/SP); Príncipe Imperial (Crateús/CE); Clube de Marabá (Marabá/PA) e Capital FM (Campo Grande/MS).

O programa é transmitido ao vivo pela TV NBR e pode ser acompanhado por meio do link no portal da Secretaria de Imprensa da Presidência da República. Para as rádios, o sinal de transmissão é disponibilizado pelo mesmo canal da "Voz do Brasil". Após o programa, o áudio da entrevista estará disponível no site da Secretaria de Imprensa da Presidência da República.

 

 

 

 

Mais informações

Secretaria de Imprensa (61) 3411-1370

 

Ouça a íntegra da entrevista (58min37s) da ministra Luiza Bairros

Assunto(s): Governo federal