Você está aqui: Página Inicial > Mandatos de Dilma Rousseff (2011-2015 e 2015-2016) > Bom Dia Ministro > Bom Dia Ministro > No Bom Dia, Ministro: impulsionar o ensino de qualidade e investir na educação continuada são prioridades do governo

No Bom Dia, Ministro: impulsionar o ensino de qualidade e investir na educação continuada são prioridades do governo

por Portal Planalto publicado 23/04/2015 15h26, última modificação 23/04/2015 15h38
O ministro da Educação, Renato Janine, foi o entrevistado do programa Bom Dia, Ministro desta quinta-feira (23). O titular da pasta abordou a ampliação do acesso ao ensino superior, o Plano Nacional de Educação e a renovação de matrículas do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Impulsionar o ensino de qualidade da creche à pós-graduação, bem como investir em programas direcionados à educação continuada são algumas das principais prioridades do Ministério da Educação (MEC). De acordo com o ministro Renato Janine, entrevistado nesta quinta-feira (23) no programa Bom Dia, Ministro, a pasta possui os instrumentos necessários e eficientes para trabalhar em consonância com o lema do governo “Pátria Educadora”.

“Nós estamos vivenciando uma mudança, em que a educação não culmina mais na concessão de um diploma. Entendemos que a atualização educacional se estende ao longo da vida profissional”, afirmou o ministro.

Na ocasião, Janine destacou o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como a principal porta de entrada ao ensino superior de qualidade. “Neste sentido, o Sisu [Sistema de Seleção Unificada] distribui vagas ao ensino superior público; o ProUni [Programa Universidade para Todos] oferece bolsas de estudo em faculdades particulares; e o Fies [Fundo de Financiamento Estudantil] oferta opções de financiamento estudantil”, relatou.

O ministro também ressaltou que até 30 de abril estudantes podem realizar a renovação contratual do Fies via sistema eletrônico (SisFies). O prazo também é válido para os interessados em firmar novos contratos distribuídos em 242 mil novas vagas. “Nós não iremos deixar de conceder o benefício por conta de problemas técnicos, todos terão o financiamento assegurado”. Até o presente momento, mais de 1,6 milhão de estudantes realizaram o aditamento.

Enem digital

Sobre a implantação do Enem em plataforma on-line, Janine relatou que, embora o projeto deva ser adequado aos ajustes orçamentários, a primeira edição do exame em formato digital poderá ser realizada ainda neste ano.

“Nós estamos pensando em abrir o Enem on-line sobretudo para os treineiros, já que detectamos um número muito grande de pessoas que prestam o exame com a finalidade de testar seus conhecimentos”, afirmou.

Plano Nacional de Educação

A prioridade neste momento é a elaboração de planos estaduais e municipais de educação, que servirão de subsídio para contemplar as necessidades específicas de cada localidade. A data limite para apresentação dos planos segue até 24 de junho. “Dos 27 estados e o Distrito Federal, três estados [Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Maranhão] editaram sob a forma de lei o Plano Nacional de Educação. Os demais estados estão em estágios diferentes de evolução”, informou Janine.

Em relação aos municípios, o ministro salienta que entre as cidades brasileiras, 71 já determinaram as diretrizes para os planos municipais e sancionaram suas leis. “Temos cerca de 5.500 localidades que estão em estágios diferentes de execução, mas a maioria está em fase de discussão”, disse. 

Para o ministro, o principal objetivo é assumir o Plano Nacional de Educação (PNE) como um compromisso de todas as instâncias em prol da educação básica e superior. “O MEC está profundamente empenhado em auxiliar as localidades, para que, assim, possam cumprir o prazo legal de elaboração”, afirmou. "O mais importante é a sociedade se mobilizar e discutir o que ela quer para a educação".

O programa Bom Dia, Ministro é transmitido ao vivo pela TV NBR e pode ser acompanhado por meio do link no site da Secretaria de Imprensa da Presidência da República http://www.planalto.gov.br. Para as rádios, o sinal de transmissão é disponibilizado pelo mesmo canal da "Voz do Brasil". Após o programa, o áudio da entrevista é disponibilizado no site da Secretaria de Imprensa da Presidência da República. 

Participaram da entrevista ao vivo com Renato Janine as rádios: Rádio Amazonas/AM; Itatiaia/MG; Tupi/RJ; Rádio Globo/DF; Rádio Banda B/PR; Rede Brasil/PE; Rádio AM Cultura/SC; Estadão/SP; Rádio FM Boas Novas/TO; Tribuna/ES; Rádio Gaúcha/RS; Rádio Cultura/PA; Rádio Correio/PB.

Mais informações

Secretaria de Imprensa (61) 3411-1100/1223

Confira o áudio da entrevista do ministro Renato Janine.