Você está aqui: Página Inicial > Mandatos de Dilma Rousseff (2011-2015 e 2015-2016) > Bom Dia Ministro > Bom Dia Ministro > No Bom Dia Ministro, Ideli Salvatti faz balanço da Secretaria de Relações Institucionais

No Bom Dia Ministro, Ideli Salvatti faz balanço da Secretaria de Relações Institucionais

por Portal do Planalto publicado 04/07/2012 10h58, última modificação 04/07/2014 14h59
Ideli Salvatti completou um ano na função, período marcado pela aprovação de proposições legislativas consideradas prioritárias pelo Governo Federal e pelo diálogo com estados e municípios

 

O Bom Dia Ministro desta quinta-feira (5/7) entrevista a ministra-chefe da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Ideli Salvatti. No programa, a ministra fará um balanço do primeiro ano na Secretaria, e falará sobre a aprovação do Regime Diferenciado de Contratações (RDC) para obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), recém aprovado no Senado e que será sancionado pela presidenta Dilma Rousseff, e a participação do Governo Federal e o papel da Secretaria nesse processo. A entrevista é produzida e coordenada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, e transmitida ao vivo pela NBR TV e via satélite, das 8h às 9h.

A ministra-chefe da Secretaria, Ideli Salvatti, completou um ano na função, período marcado pela aprovação de proposições legislativas consideradas prioritárias pelo Governo Federal e pelo diálogo com estados e municípios. Foram aprovadas recentemente no Congresso Nacional a criação da Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal (Funpresp), que estabelece o regime de previdência complementar para os futuros servidores da União, e a Resolução 72/2010, que determina alíquotas do ICMS nas operações interestaduais com bens e mercadorias importados do exterior.

De março a junho deste ano, os parlamentares também votaram e aprovaram a Lei Geral da Copa (LGC), a Lei de Combate à Lavagem de Dinheiro e a Lei que institui o Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública, Prisionais e sobre Drogas (Sinesp). Outro avanço foi a extensão do Regime Diferenciado de Contratações (RDC) para todas as obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que torna mais ágeis os processos de contratação e aumenta a capacidade de acompanhamento dos órgãos de controle interno e externo.

Entre junho e dezembro de 2011, todas as matérias prioritárias para o Governo também passaram com êxito pelo Congresso Nacional, como a Desvinculação das Receitas da União, com prazo de quatro anos, e a regulamentação da Emenda 29, que assegura um modelo sustentável de financiamento para os recursos destinados à Saúde no País. O período também foi marcado por medidas para estimular o desenvolvimento econômico do país, como o Plano Brasil Maior.

No segundo semestre de 2011, foram aprovadas ainda a nova Lei de TV por assinatura, o aumento da abrangência do Supersimples e a criação do chamado SuperCADE, além da instituição do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

Participam, ao vivo, as rádios: Tupi AM (Rio de Janeiro/RJ); Iguaçú AM 830 (Curitiba/PR); Estadão ESPN (São Paulo/SP); América (Belo Horizonte/MG); Rural de Santarém (Santarém/PA); Marano FM (Garanhuns/PE); UDESC FM (Florianópolis/SC); Chapecó (Chapecó/SC); Verdes Mares (Fortaleza/CE); Rio Mar AM (Manaus/AM); Pioneira AM (Teresina/PI); Juazeiro 1190 AM (Juazeiro/BA); Bandeirantes AM (Porto Alegre/RS); Rural de Mossoró (Mossoró/RN); Redesim Sat (Vitória/ES).

O programa é transmitido ao vivo pela TV NBR e pode ser acompanhado por meio do link no site da Secretaria de Imprensa da Presidência da República. Para as rádios, o sinal de transmissão é disponibilizado pelo mesmo canal da "Voz do Brasil". Após o programa, o áudio da entrevista estará disponível no site da Secretaria de Imprensa da Presidência da República.

 

Mais informações
Secretaria de Imprensa (61) 3411-1370

 

Ouça a íntegra da entrevista (49min03s) de Ideli Salvatti