Você está aqui: Página Inicial > Mandatos de Dilma Rousseff (2011-2015 e 2015-2016) > Bom Dia Ministro > Bom Dia Ministro > No Bom Dia Ministro, Henrique Eduardo Alves fala sobre ações do “Ano Olímpico para o Turismo”

No Bom Dia Ministro, Henrique Eduardo Alves fala sobre ações do “Ano Olímpico para o Turismo”

por Portal Planalto publicado 06/10/2015 10h50, última modificação 06/10/2015 11h38

 

O Bom Dia Ministro desta terça-feira (6) recebe o ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, para detalhar o evento “Ano Olímpico para o Turismo”, que pretende ser um marco na preparação do setor para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos 2016. O ministro também vai falar sobre o desejo do brasileiro de experimentar destinos nacionais, que é o mais alto dos últimos cinco anos. A entrevista é produzida e coordenada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República e transmitida ao vivo, das 8h às 8h30, pela TV NBR e via satélite de rádio para todo o país (pelo mesmo canal de A Voz do Brasil).

O evento “Ano Olímpico para o Turismo” será realizado nesta quarta-feira (7), em Brasília, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. A realização do seminário é uma ação conjunta do governo federal para partilhar com estados, municípios e entidades privadas as iniciativas de cooperação dos parceiros envolvidos e marcar o engajamento do turismo brasileiro na oportunidade aberta pelos Jogos Olímpicos e Paralímpicos 2016. A prefeitura do Rio de Janeiro fará uma exposição sobre o andamento de obras, projetos e a experiência das Parcerias Público-Privadas na organização da competição.

A reunião vai abrigar uma plateia composta por ministros, parlamentares, governadores, secretários estaduais de Turismo e prefeitos, além de autoridades do trade turístico.

O evento também detalhará as ações relativas ao revezamento da Tocha Olímpica, que percorrerá mais de 300 municípios brasileiros. "O revezamento da Tocha é a maior oportunidade de se espalhar pelo país os efeitos positivos dos Jogos. No turismo, é a chance de os municípios mostrarem ao mundo seus principais atrativos cênicos e culturais", destaca o ministro Henrique Eduardo Alves. Segundo ele, o evento demonstra, ainda, o avanço no planejamento do governo federal na preparação do maior evento esportivo do mundo.

Turismo doméstico – O Ministério do Turismo divulgou em setembro o boletim mensal de intenção de viagem do mês de agosto, que mede a intenção do brasileiro de viajar pelo país nos próximos seis meses. De acordo com o estudo, o desejo de experimentar destinos nacionais é o mais alto dos últimos cinco anos, tendo atingido o percentual de 78%.

O estudo ainda revelou que a intenção de viagem pelo Brasil é maior entre os mais jovens. Entre os entrevistados de até 35 anos, os destinos brasileiros estão na preferência de 77,3% deles. Este índice é o mais alto registrado para o mês de agosto na faixa etária nos últimos cinco anos. O boletim de intenção de viagem também revelou que 30% dos brasileiros devem fazê-lo de automóvel nos próximos seis meses. Em comparação com o mesmo período do ano anterior, houve um crescimento de 19,5%.

Participam do programa, ao vivo, as seguintes rádios: Itatiaia (Belo Horizonte/MG), Capital AM (São Paulo/SP), Tupi (Rio de Janeiro/RJ), Rádio Globo AM (Natal/RN), Bandnews FM (Brasília/DF), Cultura AM 1110 (Florianópolis/SC), Educadora FM (Salvador/BA) e A Voz das Comunidades (Manaus/AM).

 O Bom Dia Ministro é transmitido ao vivo pela TV NBR. Para as rádios, o sinal de transmissão é disponibilizado pelo mesmo canal de "A Voz do Brasil". Após o programa, o áudio da entrevista estará disponível no site da Secretaria de Imprensa da Presidência da República.

 

Mais informações

Secretaria de Imprensa / Presidência da República

Tel: (61) 3411-1370

 

Acompanhe e transmita no seu site os eventos da Presidência da República ao vivo e na íntegra. Acesse: http://ebcservicos.com.br/tvnbr

 

Ouça da íntegra da entrevista (29min59s)  do ministro Henrique Eduardo Alves