Você está aqui: Página Inicial > Mandatos de Dilma Rousseff (2011-2015 e 2015-2016) > Bom Dia Ministro > Bom Dia Ministro > No Bom Dia Ministro, Guilherme Afif Domingos detalha ações do Pronatec Aprendiz

No Bom Dia Ministro, Guilherme Afif Domingos detalha ações do Pronatec Aprendiz

por Portal Planalto publicado 29/07/2015 19h23, última modificação 30/07/2015 15h50
O Programa Pronatec Aprendiz na Micro e Pequena Empresa é uma iniciativa do governo federal que pretende alavancar as oportunidades de iniciação do jovem no mundo do trabalho e sua profissionalização

O Bom Dia, Ministro desta quinta-feira (30) recebe o ministro-chefe da Secretaria da Micro e Pequena Empresa da Presidência da República, Guilherme Afif Domingos, para detalhar ações do Programa Pronatec Aprendiz na Micro e Pequena Empresa. Nesta primeira etapa, o programa vai disponibilizar 15 mil vagas, em 81 municípios, selecionados de acordo com a classificação no Mapa da Violência. A entrevista é produzida e coordenada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República e transmitida ao vivo, das 8h às 8h30, pela TV NBR e via satélite de rádio para todo o país.

O Programa Pronatec Aprendiz na Micro e Pequena Empresa é uma iniciativa do governo federal que pretende alavancar as oportunidades de iniciação do jovem no mundo do trabalho e sua profissionalização. A iniciativa é um desdobramento do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) e resulta de parceria entre o Ministério da Educação, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, o Ministério do Trabalho e Emprego e a Secretaria da Micro e Pequena Empresa da Presidência da República.

O programa tem como foco jovens entre 14 e 18 anos matriculados na rede pública de ensino, com prioridade para aqueles em situação de vulnerabilidade social (em abrigos, resgatados do trabalho infantil, adolescentes egressos do cumprimento de medidas socioeducativas e pessoas com deficiência).

O aprendiz vai ter acesso à capacitação técnica e oportunidade de inserção no mercado de trabalho, com um contrato de dois anos. O jovem deverá cumprir 400 horas de aulas teóricas na escola. A experiência será registrada na Carteira de Trabalho e será garantida a cobertura da Previdência Social.

Os cursos técnicos serão ofertados pela Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, pelas escolas técnicas estaduais e municipais e pelos integrantes do Sistema S (Senai, Sesi, Senac, Sesc, Sebrae, Senar, Sest, Senat e Sescoop) e custeados pelo governo federal. Para se inscrever, o jovem deverá procurar o Centro de Referência e Assistência Social (Cras) da sua cidade, onde terá acesso à lista dos cursos oferecidos.

Empresas com pelo menos um empregado vão poder contratar aprendizes. Os jovens vão atuar nas áreas de informática, operação de loja e varejo, serviços administrativos e alimentação, conforme a oferta de cursos de formação. 

Participam do programa, ao vivo, as seguintes rádios: Rádio Capital AM (São Paulo/SP), Rádio Comunitária Alternativa FM (Várzea Grande/ MT), Rádio Itatiaia FM (Juiz De Fora – MG), Cultura AM 1110 (Florianópolis/SC), FM Cultura (Porto Alegre/RS), Rádio Cultura 93,7 FM (Belém/PA), Rádio Verdes Mares (Fortaleza/CE).

O programa é transmitido ao vivo pela TV NBR. Para as rádios, o sinal de transmissão é disponibilizado pelo mesmo canal de "A Voz do Brasil". Após o programa, o áudio da entrevista estará disponível no site da Secretaria de Imprensa da Presidência da República.

 

 

Mais informações

Secretaria de Imprensa / Presidência da República

Tel: (61) 3411-1370

 

Ouça a íntegra (29min52s) da entrevista do Ministro Guilherme Afif Domingos no Bom Dia Ministro