Você está aqui: Página Inicial > Mandatos de Dilma Rousseff (2011-2015 e 2015-2016) > Bom Dia Ministro > Bom Dia Ministro > No Bom Dia Ministro, Gleisi Hoffmann fala sobre Gestão e Competitividade e Sistemas Informatizados de Monitoramento

No Bom Dia Ministro, Gleisi Hoffmann fala sobre Gestão e Competitividade e Sistemas Informatizados de Monitoramento

por Portal do Planalto publicado 20/09/2012 15h35, última modificação 04/07/2014 15h04
A Câmara de Políticas de Gestão, Desempenho e Competitividade tem o objetivo de formular políticas e medidas específicas destinadas à racionalização do uso dos recursos públicos, ao controle e aperfeiçoamento da gestão pública, além de coordenar e articular sua implementação

 

O Bom Dia Ministro desta sexta-feira (21/9) entrevista a ministra-chefe da Casa Civil da Presidência da República, Gleisi Hoffmann. No programa, a ministra falará sobre a Câmara de Gestão, Desempenho e Competitividade e os Sistemas Informatizados de Monitoramento, coordenados pela Casa Civil. A entrevista é produzida e coordenada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, com transmissão ao vivo pela TV NBR e via satélite, das 8h às 9h.

Gestão – A Câmara de Políticas de Gestão, Desempenho e Competitividade tem o objetivo de formular políticas e medidas específicas destinadas à racionalização do uso dos recursos públicos, ao controle e aperfeiçoamento da gestão pública, além de coordenar e articular sua implementação, com vistas à melhoria dos padrões de eficiência, eficácia, efetividade, transparência e qualidade da gestão pública e dos serviços prestados ao cidadão, no âmbito do Poder Executivo.

Uma das áreas prioritárias da Câmara envolve o processo de gestão da Saúde, os aprimoramentos de gestão nas áreas da Justiça e obras para a Copa do Mundo. As metas de gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) incluem acesso e qualidade nos serviços oferecidos à população, controle e transparência do uso dos recursos e eficiência na aquisição de insumos estratégicos.

No Ministério da Justiça, por exemplo, os eixos prioritários são a redução do déficit carcerário, aumento da capacidade de julgamentos dos processos de anistia política, aprimoramento da gestão de recursos logísticos e gestão racional dos processos na Secretaria Nacional de Segurança Pública, além da necessidade de se reestruturar o Departamento Penitenciário do Paraná (Depen) para atender o Plano Nacional de Apoio ao Sistema Prisional.

Sistemas informatizados – Os Sistemas Informatizados de Monitoramento, coordenado pela Casa Civil tem a finalidade de armazenar, tratar e integrar dados e informações para auxiliar na formulação, implementação, execução, acompanhamento e avaliação das políticas do governo federal. Na área da saúde, por exemplo, já existe o sistema de atendimento e de monitoramento em tempo real no Programa SOS Emergências. A primeira experiência foi implantada no Hospital Miguel Couto (RJ). A previsão é a implantação em mais 11 hospitais até o final do mês. Os hospitais Conceição (RS), Miguel Couto (RJ) e Hospital de Base (DF) também já contam com a implantação de câmeras de videomonitoramento. Até o final deste ano, mais nove hospitais receberão o sistema.

O sistema também integra os principais programas dos ministérios da Justiça, Transportes, Previdência, Cidades e Secretaria de Aviação Civil. O monitoramento prevê, por exemplo, o desenvolvimento do projeto eficiência nos aeroportos (Guarulhos, Brasília, e Confins); desenvolvimento do mapa de gestão estratégica do Ministério dos Transportes; acompanhamento sistemático do andamento das obras nas arenas da Copa; avanços na discussão de temas sobre competitividade, cumulatividade e tributação; infraestrutura e logística; energia e discussão dos indicadores estratégicos.

Participam, ao vivo, as rádios: Jovem Pan AM (São Paulo/SP), Guaíba AM (Porto Alegre/RS), Belém FM (Belém/PA), Brasil Central (Goiânia/GO), Liberdade 930 AM (Aracaju/SE), BandNews (Rio de Janeiro/RJ), Amazonas FM (Manaus/AM), Excelsior AM (Salvador/BA), Boas Novas AM (Recife/PE), Paiquerê AM (Londrina/ PR), Jangadeiro FM (Fortaleza/CE), Capital FM (Campo Grande/MS), CBN (Curitiba/PR), Nova Aliança (Brasília/DF), Inconfidência AM (Belo Horizonte/MG) e Tribuna 590 AM (Vitória/ES).

O programa Bom Dia Ministro é transmitido ao vivo pela TV NBR e pode ser acompanhado por meio do link no Portal da Secretaria de Imprensa da Presidência da República. Para as rádios, o sinal de transmissão é disponibilizado pelo mesmo canal da Voz do Brasil. Após o programa, o áudio da entrevista estará disponível no site da Secretaria de Imprensa da Presidência da República.

 

Mais informações
Secretaria de Imprensa
Tel: (61) 3411-1370

 

Ouça a íntegra da entrevista (59min17s) da ministra Gleisi Hoffmann

Assunto(s): Governo federal