Você está aqui: Página Inicial > Mandatos de Dilma Rousseff (2011-2015 e 2015-2016) > Bom Dia Ministro > Bom Dia Ministro > No Bom Dia Ministro, George Hilton sobre fala sobre a 1ª edição dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas

No Bom Dia Ministro, George Hilton sobre fala sobre a 1ª edição dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas

por Portal Planalto publicado 23/10/2015 15h30, última modificação 23/10/2015 15h38

 

O Bom Dia Ministro desta quinta-feira (22) recebe o ministro do Esporte, George Hilton, para falar sobre a 1edição dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas, que acontece de 23 a 31 de outubro em Palmas (TO). A entrevista é produzida e coordenada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República e transmitida ao vivo, das 9h às 9h30 (horário de Brasília), pela TV NBR e via satélite de rádio para todo o país (pelo mesmo canal de A Voz do Brasil).

Um ano após o sucesso da Copa do Mundo e um ano antes dos Jogos Olímpicos Rio 2016, o Brasil está prestes a sediar mais um grande evento esportivo/cultural. Os Jogos Mundiais dos Povos Indígenas (JMPI), que serão realizados pela primeira vez na história, conta com apoio do Governo Federal, por meio do Ministério do Esporte, que vai investir até US$ 13 milhões via acordo de cooperação técnica com o PNUD, além de R$ 4.295.867,67 em convênio com a Prefeitura de Palmas.

A 1ª edição dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas é realizada o pelo Comitê Intertribal Memória e Ciência (ITC), em parceria com Ministério do Esporte, Prefeitura de Palmas, Governo de Tocantins e Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). A programação do evento foi divulgada nesta segunda-feira (19/10). As disputas começam na quarta-feira (21/10), com as partidas de futebol (masculino e feminino) marcadas para os períodos entre 16h e 17h30 e das 19h30 às 21h.

As delegações estrangeiras começaram a desembarcar no Tocantins desde o último fim de semana. Etnias da Argentina, Canadá, Estados Unidos, Etiópia e Nova Zelândia já se preparam para as atividades que antecedem a competição. Ao todo, povos indígenas de 24 países e mais 24 etnias brasileiras estarão na capital do Tocantins para o JMPI 2015.

Estrutura - Os Jogos Mundiais dos Povos Indígenas serão realizados na Vila dos Jogos, um complexo esportivo adaptado às necessidades específicas das competições e que oferece ampla programação o desenvolvimento de atividades das comunidades indígenas. Além disso, acontecerão competições em campos de futebol na cidade e no Rio Tocantins.

Participam do programa, ao vivo, as seguintes rádios: Rádio 105 FM (Rio De Janeiro/RJ), Rádio Inconfidência AM (Belo Horizonte/MG), Rádio Amazonas FM (Manaus/AM), Rádio 96,1 FM (Palmas/TO), Rádio Comunitária Alternativa FM (Várzea Grande/ MT), Rádio Sociedade (Salvador/BA), Rádio Belém FM (Belém/PA) e Rádio Bandeirantes (São Paulo/SP).

 O Bom Dia Ministro é transmitido ao vivo pela TV NBR. Para as rádios, o sinal de transmissão é disponibilizado pelo mesmo canal de "A Voz do Brasil". Após o programa, o áudio da entrevista estará disponível no site da Secretaria de Imprensa da Presidência da República.

 

Ouça a íntegra (31min36s) da entrevista do ministro.