Você está aqui: Página Inicial > Mandatos de Dilma Rousseff (2011-2015 e 2015-2016) > Bom Dia Ministro > Bom Dia Ministro > No Bom Dia Ministro, George Hilton faz balanço da participação brasileira nos Jogos Pan-Americanos

No Bom Dia Ministro, George Hilton faz balanço da participação brasileira nos Jogos Pan-Americanos

por Portal Planalto publicado 31/07/2015 10h01, última modificação 31/07/2015 15h54
Mais de 70% dos atletas que competiram no Pan-Americano 2015 são bolsistas do Ministério do Esporte. Dos 141 pódios alcançados pelo Brasil, 121 foram conquistados por atletas e equipes que recebem patrocínio do governo federal por meio de programas como o Bolsa-Atleta.

O Bom Dia, Ministro desta sexta-feira (31) recebe o ministro do Esporte, George Hilton, para fazer um balanço da participação do Brasil nos Jogos Pan-Americanos de Toronto, no Canadá, encerrados no último domingo. O ministro também vai falar sobre as políticas públicas de incentivo ao esporte em andamento no país. A entrevista é produzida e coordenada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República e transmitida ao vivo, das 8h às 8h30, pela TV NBR e via satélite de rádio para todo o país.

Em Toronto, o Brasil assegurou o terceiro lugar no quadro geral de medalhas e cumpriu o objetivo de terminar entre os três primeiros colocados. A delegação nacional faturou 141 medalhas, coincidentemente o mesmo número da edição de 2011 dos Jogos Pan-Americanos, disputados em Guadalajara. No México, há quatro anos, foram 48 ouros, 35 pratas e 58 bronzes. Desta vez, a delegação do país voltou para casa com 41 ouros, 40 pratas e 60 bronzes. Nestes últimos jogos, os Estados Unidos lideraram, com 265 medalhas (103 ouros, 81 pratas e 81 bronzes), seguidos do Canadá, com 217 (78 ouros, 69 pratas e 70 bronzes).

O resultado é, também, um espelho de uma política de investimentos que injetou mais de R$ 500 milhões, desde 2010, nas modalidades que foram disputadas no Pan, entre recursos para atletas, compras de equipamentos, estruturação de centros de treinamento e contratação de profissionais.

Mais de 70% dos atletas que competiram no Pan-Americano 2015 são bolsistas do Ministério do Esporte. Dos 141 pódios alcançados pelo Brasil, 121 foram conquistados por atletas e equipes que recebem patrocínio do governo federal por meio de programas como o Bolsa-Atleta.

Vilas do Esporte - Esse é um dos programas para a interiorização da prática do esporte no país. As vilas serão compostas de uma quadra coberta, um campo de futebol society, academia ao ar livre e uma pista para corridas e caminhadas. O projeto será executado em parceria do Ministério do Esporte com municípios de até 50 mil habitantes. As prefeituras disponibilizam o terreno; já o governo federal entrega o projeto executivo e garante recursos para a construção.

Sistema Nacional de Esporte – O ministro George Hilton criou um grupo de trabalho integrado por especialistas de todas as atividades ligadas ao esporte para elaborar um anteprojeto de lei de diretrizes e bases, nos moldes das que já existem na educação e na saúde, por exemplo. Nesse texto, estarão definidas as atribuições do governo federal, dos governos estaduais, das prefeituras e das organizações privadas (federações, confederações, clubes) dentro do que será chamado de Sistema Nacional do Esporte. O documento vai traçar as metas, as obrigações de cada um e os meios de financiamento dos programas para o desenvolvimento do esporte nacional.

Participam do programa, ao vivo, as seguintes rádios: Itatiaia (Belo Horizonte/MG), Rede Brasil (Recife/PE), Tupi (Rio de Janeiro/RJ), Nova Aliança (Brasília/DF), Estadão (São Paulo/SP), Dom Bosco FM (Fortaleza/CE) e Rádio Comunitária A Voz das Comunidades (Manaus/AM).

O programa é transmitido ao vivo pela TV NBR. Para as rádios, o sinal de transmissão é disponibilizado pelo mesmo canal de "A Voz do Brasil". Após o programa, o áudio da entrevista estará disponível no site da Secretaria de Imprensa da Presidência da República.

 

 

Mais informações

Secretaria de Imprensa / Presidência da República

Tel: (61) 3411-1370

 Ouça a íntegra da entrevista (31min09s) do ministro George Hilton.