Você está aqui: Página Inicial > Mandatos de Dilma Rousseff (2011-2015 e 2015-2016) > Bom Dia Ministro > Bom Dia Ministro > No Bom Dia Ministro, Gastão Vieira falará sobre classificação hoteleira, Pronatec Copa e incentivo aos idosos para que viagem mais

No Bom Dia Ministro, Gastão Vieira falará sobre classificação hoteleira, Pronatec Copa e incentivo aos idosos para que viagem mais

por Portal do Planalto publicado 26/09/2012 14h33, última modificação 04/07/2014 15h04
O Sistema Brasileiro de Classificação dos Meios de Hospedagem – SBClass – é uma ação estratégica do Ministério do Turismo para a modernização e o aumento da competitividade do setor

 

O Bom Dia Ministro desta quinta-feira (27/9) entrevista o ministro do Turismo, Gastão Vieira. No programa, o ministro falará sobre o Sistema Brasileiro de Classificação dos Meios de Hospedagem, que conceitua e classifica sete tipos de meios de hospedagem no país. Além disso, abordará a reestruturação do programa Viaja Mais Melhor Idade, que quer incentivar idosos a viajar pelo país. A entrevista é produzida e coordenada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, e transmitida ao vivo pela NBR TV e via satélite, das 8h às 9h.

O Sistema Brasileiro de Classificação dos Meios de Hospedagem – SBClass – é uma ação estratégica do Ministério do Turismo para a modernização e o aumento da competitividade do setor. Ele autoriza o uso de estrelas, que passa a ser uma marca exclusiva do governo federal, para identificar as características de um empreendimento. O SBClass conceitua e classifica sete tipos de meios de hospedagem: hotel, flat/apart-hotel, resort, hotel fazenda, hotel histórico, pousada e cama&café. Para cada tipo existe uma matriz que relaciona requisitos obrigatórios e eletivos, que devem ser atendidos pelo empreendimento para que ele seja classificado na categoria pretendida.

Viaja Mais - O Ministério do Turismo constituiu um grupo de trabalho para reestruturar o programa Viaja Mais Melhor Idade. O objetivo é incorporar a experiência da versão anterior do programa e implementar novas ações para incentivar os idosos a viajar. O grupo está em fase de discussões com os bancos públicos e a iniciativa privada – o objetivo é que o novo formato seja apresentado no início do ano que vem. Também estão sendo desenhados programas específicos de incentivo à viagem para jovens e para trabalhadores com renda até dois salários mínimos.

Pronatec Copa - Até 2014, o Pronatec Copa programa vai disponibilizar 240 mil vagas, para 29 cursos profissionalizantes voltados para a cadeia produtiva do turismo, além de cursos de inglês, espanhol e libras. Turmas serão formadas em 117 municípios brasileiros. Outra versão do programa já está em funcionamento, o Pronatec In Company. O objetivo é atender aos empresários do setor, onde os cursos são ministrados pelas instituições ofertantes no próprio ambiente de trabalho, em local, dias e horários de melhor conveniência ao tipo de atividade. Além disso, o ministério vai financiar três novos programas de qualificação profissional diretamente envolvidos com o receptivo turístico para a Copa 2014. Eles serão voltados para a guarda municipal de Belo Horizonte (MG), a segurança pública do Distrito Federal e de Pernambuco, além de permissionários de mercados públicos de Olinda (PE) e Jaboatão dos Guararapes (PE).

De janeiro de 2003, ano de criação da pasta, a julho de 2012, o Ministério do Turismo investiu R$13,2 bilhões em apoio às atividades, ações e projetos do setor, incluindo recursos de programação e emendas parlamentares. Com a proximidade dos megaeventos esportivos que o país sediará nos próximos anos, a prioridade são obras voltadas para a implantação de Centros de Atendimento ao Turista (CATs), sinalização turística e projetos de acessibilidade nos principais atrativos do país. Além destas, projetos para a construção de pontes, duplicação de rodovias, requalificação da orla de praias e rios, reforma e construção de espaços para eventos também têm recebido investimentos do Ministério do Turismo. O objetivo é que os principais destinos brasileiros desenvolvam suas potencialidades e sua competitividade em prol do turismo nacional.

Participam do programa, ao vivo, as rádios: Tupi (Rio de Janeiro/RJ); CBN (Manaus/AM); Verdes Mares (Fortaleza/CE); Nativa FM (Imperatriz/MA); Belém FM (Belém/PA); Difusora 590 AM (Curitiba/PR); BandNews FM (Brasília/DF); Bandeirantes (São Paulo/SP); Amanhecer FM (Canidé de São Francisco/SE); UFMG Educativa 104,5 FM (Belo Horizonte/ MG); Caicó AM (Caicó/RN); 104 FM (Campo Grande/MS); Clube AM 690 (Lages/SC); Viva (Bento Gonçalves/RS); e Redesim Sat (Vitória/ES).

O programa é transmitido ao vivo pela TV NBR e pode ser acompanhado por meio do link no site da Secretaria de Imprensa da Presidência da República. Para as rádios, o sinal de transmissão é disponibilizado pelo mesmo canal da "Voz do Brasil". Após o programa, o áudio da entrevista estará disponível no site da Secretaria de Imprensa da Presidência da República.

 

Mais informações
Secretaria de Imprensa
(61) 3411-1370

 

Ouça a íntegra da entrevista (53min07s) do ministro Gastão Vieira