Você está aqui: Página Inicial > Mandatos de Dilma Rousseff (2011-2015 e 2015-2016) > Bom Dia Ministro > Bom Dia Ministro > No Bom Dia Ministro, Gastão Vieira fala sobre o Plano Nacional do Turismo e Programa para Qualificação para Copa do Mundo

No Bom Dia Ministro, Gastão Vieira fala sobre o Plano Nacional do Turismo e Programa para Qualificação para Copa do Mundo

por Portal do Planalto publicado 28/05/2013 14h32, última modificação 04/07/2014 15h18
O Plano Nacional do Turismo publicado sexta-feira (24), no Diário Oficial da União, traça a meta de o Brasil figurar entra as três maiores economias de turismo do mundo até 2022

 

 

O programa Bom Dia Ministro que será realizado na quarta-feira (29/5), terá como convidado o ministro do Turismo, Gastão Vieira. Em pauta, o Plano Nacional do Turismo, o crescimento do turismo no Brasil, o programa de qualificação profissional para Copa do Mundo e o Programa Viaja Melhor Idade. A entrevista é produzida e coordenada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, e transmitida ao vivo pela NBR TV e via satélite, das 8h às 9h.

Plano Nacional do Turismo – O Plano, publicado sexta-feira (24), no Diário Oficial da União, traça a meta de o Brasil figurar entra as três maiores economias de turismo do mundo até 2022.

Crescimento do Turismo – Atualmente atividades ligadas ao setor respondem por quase 3 milhões de emprego diretos, o turismo representa 3,7% PIB brasileiro (dados IBGE) e o crescimento registrado no último ano foi de 6%, muito acima do registrado na economia como um todo.

Pronatec Copa – O Programa de Qualificação para a Copa do Mundo prevê cursos de capacitação profissional presenciais e gratuitos, com duração média de quatro meses oferecidos nas sedes do Sistema S (SENAC, SENAI, SESC, SESI, SENAT) e nos institutos federais de educação profissional. Os participantes contam com auxílio estudantil, alimentação e transporte. Mais informações em: http://www.pronateccopa.turismo.gov.br/index.html

Viaja Mais Melhor Idade – O programa deve ser lançado até o fim de junho com a promessa de movimentar o mercado interno de viagens principalmente na baixa estação. A Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil aderiram ao programa e estruturaram linhas de crédito com taxas de juros de 0,82% ao mês, por exemplo, e prazo de 48 meses para pagar. Atualmente as empresas interessadas estão cadastrando descontos e vantagens exclusivas no site www.viajamais.com.br, em seguida a equipe técnica do MTur vai até os estados para motivar o mercado. O programa está na segunda edição. A primeira foi realizada de 2007 a 2010. Com a experiência acumulada o programa foi reestruturado com algumas novidades como a entrada dos bancos e a possibilidade da população comprar serviços isolados. Na primeira edição a comercialização era restrita a pacotes fechados.

Programa de regionalização – A estratégia de compartilhar a gestão, estimular as regiões, estados e municípios a criarem instâncias próprias de governança de turismo. Novo modelo foi lançado no último dia 15, com a participação de mais de 500 gestores de turismo do Brasil em Brasília. A ideia é clara: colocar o turismo no radar de governadores e prefeitos como um importante vetor da economia, um instrumento para o país fazer frente à crise econômica mundial. Em dezembro o MTur assinou o Pacto Pelo Desenvolvimento do Turismo com 16 governadores, que receberam investimentos superiores a R$ 305 milhões.

Participam do programa, ao vivo, as rádios: Rádio Nordeste Evangélica AM 900 (Natal,RN), Rádio Amazonas FM (Manaus,AM), Rádio CBN 91,3 FM (Salvador, BA), Rádio Bandeirantes (São Paulo/SP), Rádio Difusora Sul FM (Imperatriz, MA), Rádio Iguaçú AM 830 (Curitiba,PR), Rádio Itatiaia (Belo Horizonte, MG), Rádio Cultura 680 AM (Campo Grande/MS), Rádio Verdes Campos FM (Teresina/PI), Rádio Difusora AM (Maceió/AL), FM Cultura (Porto Alegre, RS), Rádio Nacional AM (Brasília, DF), Rádio Mirante (São Luis/MA), Rádio Tribuna Bandnews (Fortaleza, CE) e Rádio Record AM (Rio de Janeiro, RJ).

O programa é transmitido ao vivo pela TV NBR e pode ser acompanhado por meio do link no portal da Secretaria de Imprensa da Presidência da República. Para as rádios, o sinal de transmissão é disponibilizado pelo mesmo canal da "Voz do Brasil". Após o programa, o áudio da entrevista estará disponível no site da Secretaria de Imprensa da Presidência da República.

 

 

Mais informações

Secretaria de Imprensa

Tel: (61) 3411-1370

 

Ouça a íntegra da entrevista(54min52s) do ministro Gastão Vieira

 

Assunto(s): Governo federal