Você está aqui: Página Inicial > Mandatos de Dilma Rousseff (2011-2015 e 2015-2016) > Bom Dia Ministro > Bom Dia Ministro > No Bom Dia Ministro, Fernando Haddad fala sobre desempenho de estudantes no Enem 2010

No Bom Dia Ministro, Fernando Haddad fala sobre desempenho de estudantes no Enem 2010

por Portal do Planalto publicado 15/09/2011 11h23, última modificação 04/07/2014 14h52
Segundo o MEC, mais de 3,2 milhões de estudantes em todo o país participaram das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2010

 

 

O Bom Dia Ministro desta sexta-feira (16/9) entrevista o ministro da Educação, Fernando Haddad. No programa, o Ministro falará sobre o desempenho de estudantes no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2010. A entrevista é produzida e coordenada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, e transmitida ao vivo pela NBR TV e via satélite, das 8h às 9h.

Mais de 3,2 milhões de estudantes em todo o país participaram das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2010. Entre eles, um milhão de concluintes do ensino médio regular. Desde a última segunda-feira (12/9), diretores de escolas, professores, estudantes, pais e pesquisadores podem consultar as médias obtidas nas provas, por estabelecimento de ensino. Os resultados são calculados a partir do desempenho dos alunos concluintes.

A divulgação das médias do Enem por escola é um elemento de mobilização pela melhoria da qualidade do ensino, por auxiliar professores, diretores e demais dirigentes educacionais na reflexão crítica sobre o processo educacional da escola, além de subsidiar políticas educacionais.

No uso dos resultados, deve se observar que, para algumas escolas, o número de participantes foi pequeno — uma reduzida taxa de participação torna a nota média pouco representativa do conjunto de estudantes da escola. Note-se também que mesmo para as escolas com alta taxa de participação, pode não estar representado o desempenho médio que a instituição de ensino obteria caso todos os estudantes tivessem feito as provas, considerado o caráter voluntário do exame.

Grupos — Uma novidade na divulgação deste ano é a divisão das unidades de ensino em quatro grupos. As do grupo um, com notas médias dos alunos concluintes do ensino médio regular por escola com mais de 75% de taxa de participação; grupo dois, com notas médias por escola com mais de 50% até 75% de taxa de participação; grupo três, com participação de 25% até 50% de estudantes; grupo quatro, com menos de 25% de taxa de participação.

No Portal do Inep é possível verificar ainda as médias de todas as escolas do Brasil, por modalidade de ensino, com resultados apresentados para o ensino médio regular, educação de jovens e adultos e as duas etapas em conjunto. Também estão disponíveis as médias separadas das quatro áreas objetivas avaliadas no exame, a da redação e a geral — prova objetiva mais redação.

Aumento na média geral – O resultado do Enem 2010 revela aumento de 10 pontos na média geral. De acordo com o Ministério da Educação, esse dado é um indicativo de melhora. O governo aumentou os investimentos por estudante na rede pública do ensino médio, que passou de R$ 770 ao ano, em 2000, para R$ 2.373 ao ano, em 2009. Os investimentos passam pela a inclusão dos programas de alimentação escolar, transporte e livros didáticos.

Participam do programa, ao vivo, as rádios: Tupi (Rio de Janeiro/RJ); CBN (Manaus/AM); Cultura FM (São Paulo/SP); 98 FM (João Pessoa/PB); Cultura 1110 AM (Florianópolis/SC); FM Dom Bosco (Fortaleza/CE); Educadora 107,5 FM (Salvador/BA); Capital FM (Campo Grande/MS); Caicó AM (Caicó/RN); Boas Novas 580 AM (Recife/PE); Tribuna 590 AM (Vitória/ES); UFMG Educativa 104,5 FM (Belo Horizonte/MG); Rural de Santarém AM (Santarém/PA); Pioneira (Teresina/PI); Universidade AM (Porto Alegre/RS).

O Programa Bom Dia Ministro é transmitido ao vivo pela NBr TV e pode ser acompanhado por meio do link no portal da Presidência da República. Para as rádios, o sinal de transmissão é disponibilizado pelo mesmo canal da "Voz do Brasil". Após o programa, o áudio da entrevista estará disponível no portal da Presidência da República.

Mais informações
Departamento de Relacionamento com a Mídia Regional (61) 3411-1370 / 1601
Secretaria de Imprensa
Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

 

Ouça a íntegra da entrevista (59min35s) do ministro Fernando Haddad no programa Bom Dia Ministro.

Assunto(s): Governo federal