Você está aqui: Página Inicial > Mandatos de Dilma Rousseff (2011-2015 e 2015-2016) > Bom Dia Ministro > Bom Dia Ministro > No Bom Dia Ministro, Eleonora Menicucci falou sobre violência contra a mulher e trabalho doméstico

No Bom Dia Ministro, Eleonora Menicucci falou sobre violência contra a mulher e trabalho doméstico

por Portal do Planalto publicado 07/03/2012 13h50, última modificação 04/07/2014 15h16
No programa, a ministra destacou as questões que afetam diretamente a mulher brasileira, como a violência dentro e fora de casa, a saúde integral da mulher, o trabalho doméstico e a licença maternidade

 

O programa Bom Dia Ministro desta quinta-feira (8) recebeu a ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Eleonora Menicucci. No programa, a ministra destacou as questões que afetam diretamente a mulher brasileira, como a violência dentro e fora de casa, a saúde integral da mulher, o trabalho doméstico e a licença maternidade. A entrevista é produzida e coordenada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, e transmitida ao vivo pela TV NBR e via satélite, das 8h às 9h.

Entre as ações que visam o enfrentamento da violência contra as mulheres, a ministra apresentará os desdobramentos do Pacto Nacional pelo Enfrentamento à Violência contra a Mulher e da repactuação com os governos estaduais, tribunais de justiça, ministérios públicos e defensorias públicas. A SPM é responsável pela Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180, que já registra mais de 2 milhões de atendimentos. A ministra também abordará a importância da recente decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que traz a previsão de denúncia nos casos de violência contra as mulheres, por parte do Ministério Público, independente da vontade da vítima .

O protagonismo da mulher em questões relacionadas ao futuro do planeta também será destaque no programa. Em 2012, o Brasil sediará a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável – a Rio+20. A Secretaria de Políticas para Mulheres da Presidência da República (SPM/PR) entende que as mulheres são responsáveis pelo cotidiano das pessoas, pelas ações de cuidado e, em quase todo o mundo, têm papel fundamental na produção de alimentos, no manejo das florestas e fontes de bens naturais, e atuam de forma decisiva na preservação do meio ambiente. Para tanto, é importante que seja construído um novo modelo de desenvolvimento sustentável decorrente da participação ativa de setores sociais, tradicionalmente excluídos desses processos.

Saúde - Em relação à saúde da mulher, a SPM/PR tem como um de seus principais objetivos o fortalecimento de ações da Política de Atenção Integral à Saúde da Mulher, por meio de investimentos na Rede Cegonha, nos atendimentos nas fases de climatério e menopausa e prevenção do câncer de colo de útero, situação de adoecimento das trabalhadoras nos diferentes mundos do trabalho, saúde mental, planejamento familiar com efetiva cobertura dos métodos anticoncepcionais e uma forte capacitação de todos e todas profissionais da área da saúde que atuam nos diferentes níveis do SUS.

Trabalho doméstico - A melhoria das condições do trabalho doméstico também será debatida no programa. As mulheres são 95% da categoria composta por mais de 7 milhões de pessoas. O trabalho doméstico é uma das principais categorias profissionais não somente pela quantidade de pessoas que atuam nessa profissão, mas pela importância delas na economia brasileira.

Participam do programa, ao vivo, as rádios: Cacique (Sorocaba/SP);  Alternativa FM / (Várzea Grande/MT); Guaíba AM (Porto Alegre/ RS); Liberal CBN (Belém/PA); Educadora 107,5 FM (Salvador/BA); América (Belo Horizonte/MG); Difusora FM (Manaus/AM); 96 FM (Palmas/TO); Jangadeiro FM (Fortaleza/CE); Boas Novas 580 AM  - Rede Brasil (Recife/PE); Cultura AM (Foz do Iguaçu/PR); Capital FM (Campo Grande/MS); Tribuna 88.5 FM (Petrópolis/RJ); Correio 98 FM (João Pessoa/PB); e Difusora Acreana AM (Rio Branco/AC).

O programa é transmitido ao vivo pela TV NBR e pode ser acompanhado por meio do link no site da Secretaria de Imprensa da Presidência da República. Para as rádios, o sinal de transmissão é disponibilizado pelo mesmo canal da "Voz do Brasil". Após o programa, o áudio da entrevista estará disponível no site da Secretaria de Imprensa da Presidência da República.

 

Ouça a íntegra da entrevista (59min34s) concedida pela Ministra Eleonora Menicucci

 

Mais informações
Secretaria de Imprensa - (61) 3411-1370

Assunto(s): Governo federal