Você está aqui: Página Inicial > Mandatos de Dilma Rousseff (2011-2015 e 2015-2016) > Bom Dia Ministro > Bom Dia Ministro > No Bom Dia Ministro, Eleonora Menicucci fala do balanço da Central 180 e da Campanha pela Lei Maria da Penha

No Bom Dia Ministro, Eleonora Menicucci fala do balanço da Central 180 e da Campanha pela Lei Maria da Penha

por Portal do Planalto publicado 07/08/2012 12h24, última modificação 04/07/2014 15h04
Nos seis anos de criação da Lei Maria da Penha, a Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180, da Secretaria de Políticas para as Mulheres, registra quase três milhões de atendimentos

 

O programa Bom Dia Ministro desta quarta-feira (08/8) recebe a ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, Eleonora Menicucci. No programa, a ministra destaca o balanço semestral da Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180 e o lançamento da campanha “Compromisso e Atitude pela Lei Maria da Penha – A lei é mais forte”. A entrevista é produzida e coordenada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, e transmitida ao vivo pela TV NBR e via satélite, das 8h às 9h.

Central 180 – Nos seis anos de criação da Lei Maria da Penha, a Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180, da Secretaria de Políticas para as Mulheres, registra quase três milhões de atendimentos. Ao longo desse período, a violência física é a mais frequente dentre os cinco tipos de violência classificados pela Lei Maria da Penha (sexual, psicológica, moral e patrimonial). A ministra Eleonora Menicucci também fala dos dados regionalizados do balanço atualizado no primeiro semestre deste ano. Pela primeira vez, a Secretaria vai divulgar o ranking por capitais e o dos 50 municípios brasileiros que mais acessam a Central de Atendimento à Mulher.

Campanha – Durante a entrevista, a ministra Eleonora destaca o lançamento da campanha “Compromisso e Atitude pela Lei Maria da Penha – A lei é mais forte”. A iniciativa é coordenada pelo governo federal, por meio da SPM e do Ministério da Justiça, Poder Judiciário, Ministério Público e Defensoria Pública. A campanha tem como objetivo dar celeridade aos julgamentos de agressores, assassinos e estupradores e garantir a correta aplicação da Lei Maria da Penha.

Delegacias – O Encontro Nacional “O Papel das Delegacias no Enfrentamento à Violência contra as Mulheres” é outro tema que será abordado pela ministra durante o programa. O evento vai reunir cerca de 300 delegadas e delegados, responsáveis pelo atendimento às mulheres, nos dias 7 e 8 de agosto, e tem como objetivo fortalecer as Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (DEAMs) e pactuar as Normas de Atendimento às Mulheres, de acordo com a Lei Maria da Penha (Lei 11.340/2006).

Participam, ao vivo, as rádios: CBN (Vitória/ES); Difusora AM (Maceió/AL); Belém FM (Belém/PA); Paiquerê AM (Londrina/PR); Capital FM (Campo Grande/MS); Super Rádio Tupi (São Paulo/SP); Educadora (São Luis/MA); Continental (Rio de Janeiro/RJ); Correio 98 FM (João Pessoa/PB); Pampa AM (Porto Alegre/RS); Juazeiro 1190 AM (Juazeiro/BA); Caiari AM (Porto Velho/RO); Globo Cultura AM (Uberlândia/MG); Clube Rondonópolis 930 AM (Rondonópolis/MT); Emissora Rural (Petrolina/PE).

O programa é transmitido ao vivo pela TV NBR e pode ser acompanhado por meio do link no portal da Secretaria de Imprensa da Presidência da República. Para as rádios, o sinal de transmissão é disponibilizado pelo mesmo canal da "Voz do Brasil". Após o programa, o áudio da entrevista estará disponível no site da Secretaria de Imprensa da Presidência da República.

 

Mais informações
Secretaria de Imprensa: (61) 3411-1370

 

Ouça a íntegra da entrevista (57min41s) da ministra Eleonora