Você está aqui: Página Inicial > Mandatos de Dilma Rousseff (2011-2015 e 2015-2016) > Bom Dia Ministro > Bom Dia Ministro > No Bom Dia Ministro, Arthur Chioro fala sobre Mais Médicos e vacinação contra paralisia infantil

No Bom Dia Ministro, Arthur Chioro fala sobre Mais Médicos e vacinação contra paralisia infantil

por Portal Planalto publicado 13/08/2015 10h00, última modificação 13/08/2015 11h58
O Brasil iniciou, com a criação do programa Mais Médicos, uma verdadeira revolução na área de saúde pública e na formação destes profissionais. O Ministério da Saúde está realizando, em parceria com estados e municípios, a 36ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite. Até o dia 31 deste mês, a meta é imunizar 12 milhões de crianças entre seis meses e cinco anos incompletos.

O Bom Dia Ministro desta quinta-feira (13) recebe o ministro da Saúde, Arthur Chioro, para falar sobre o programa Mais Médicos e a campanha de vacinação contra a paralisia infantil. A entrevista é produzida e coordenada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República e transmitida ao vivo, das 8h às 8h30, pela TV NBR e via satélite de rádio para todo o país (pelo mesmo canal de A Voz do Brasil).

O Brasil iniciou, com a criação do programa Mais Médicos, uma verdadeira revolução na área de saúde pública e na formação destes profissionais. Foi o que afirmou a presidenta Dilma Rousseff na cerimônia que comemorou, no Palácio do Planalto, os resultados de dois anos do programa. Hoje, mais de quatro mil municípios contam com o reforço de 18.240 médicos e 63 milhões de pessoas estão cobertas pelo programa.

Essa expansão do acesso médico vem sendo comprovada pela avaliação positiva da população: de acordo com pesquisa da UFMG/Ipespe, os usuários agora dizem que as unidades básicas contam com médico todos os dias, além de terem dado nota média 9 (em uma escala de 1 a 10) para o programa. Os números também indicam uma melhoria significativa dos serviços: houve crescimento de 33% do número de consultas em cidades com profissionais do Mais Médicos (contra 15% dos municípios que não aderiram). Também foi observada uma redução no número de internações: nas cidades participantes, essa redução foi 4% superior em comparação com as demais localidades.

O programa Mais Médicos tem outra novidade: os profissionais graduados em Medicina terão mais oportunidades para se especializar. O governo federal anunciou a criação de mais três mil bolsas de residência médica no país. Das novas vagas, 75% são para ampliar a formação de médicos especialistas em Medicina Geral de Família e Comunidade, que atuam mais perto da população. As regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste terão prioridade nas bolsas para corrigir o déficit histórico de profissionais nessas regiões. Entre as bolsas criadas, duas mil serão financiadas pelo Ministério da Saúde e mil pelo Ministério da Educação. As instituições interessadas em ampliar suas vagas poderão se inscrever entre 10 de agosto e 4 de outubro de 2015.

 

VACINAÇÃO CONTRA PARALISIA INFANTIL

 

O Ministério da Saúde está realizando, em parceria com estados e municípios, a 36ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite. Até o dia 31 deste mês, a meta é imunizar 12 milhões de crianças entre seis meses e cinco anos incompletos. Além disso, o Ministério da Saúde está promovendo uma mobilização para atualizar o esquema vacinal dos menores de cinco anos. Os profissionais de saúde vão avaliar a caderneta infantil, alertando aos pais sobre as vacinas que estão vencendo ou em atraso.

O Brasil está livre da doença desde 1990 e, em 1994, o país recebeu, da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), a Certificação de Área Livre de Circulação do Poliovírus Selvagem em seu território. No entanto, nove países registraram casos em 2014 e 2015. Por isso, a vacinação é fundamental para que casos de paralisia infantil não voltem a ser registrados no Brasil.

O Bom Dia Ministro é transmitido ao vivo pela TV NBR. Para as rádios, o sinal de transmissão é disponibilizado pelo mesmo canal de "A Voz do Brasil". Após o programa, o áudio da entrevista estará disponível no site da Secretaria de Imprensa da Presidência da República.

 

Mais informações

Secretaria de Imprensa / Presidência da República

Tel: (61) 3411-1370

 

Ouça a íntegra da entrevista do Ministro Arthur Chioro (31min14s)