Você está aqui: Página Inicial > Mandatos de Dilma Rousseff (2011-2015 e 2015-2016) > Bom Dia Ministro > Bom Dia Ministro > No Bom Dia Ministro, Aloizio Mercadante fala sobre Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e programa Ciência Sem Fronteiras

No Bom Dia Ministro, Aloizio Mercadante fala sobre Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e programa Ciência Sem Fronteiras

por Portal do Planalto publicado 13/10/2011 12h09, última modificação 04/07/2014 15h16
O Ciência Sem Fronteiras é um programa que busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional


 

O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aloizio Mercadante, é o entrevistado do programa Bom Dia Ministro desta sexta-feira (14/10). Durante a entrevista, o Ministro deve falar sobre o programa Ciência Sem Fronteiras, que prevê a disponibilização de 75 mil bolsas de graduação e pós-graduação no exterior até 2014. Outro assunto é a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – maior evento de divulgação científica do país –, que aborda o tema “Mudanças climáticas, desastres naturais e prevenção de risco”, de 17 a 23 de outubro. A entrevista é produzida e coordenada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, e transmitida ao vivo pela TV NBR e via satélite, das 8h às 9h.

O Ciência Sem Fronteiras é um programa que busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional. O projeto prevê a utilização de até 75 mil bolsas em quatro anos para promover intercâmbio, de forma que alunos de graduação e pós-graduação façam estágio no exterior com a finalidade de manter contato com sistemas educacionais competitivos em relação à tecnologia e inovação.

Além disso, busca atrair pesquisadores do exterior que queiram se fixar no Brasil ou estabelecer parcerias com os pesquisadores brasileiros nas áreas prioritárias definidas no programa, bem como criar oportunidade para que pesquisadores de empresas recebam treinamento especializado no exterior.

Mudanças climáticas – Outro tema que deve ser tratado pelo Ministro durante a entrevista é a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2011 (SNCT), que tem a intenção de estimular a difusão dos conhecimentos e o debate sobre estratégias e maneiras de enfrentar as mudanças climáticas e de prevenir riscos decorrentes de desastres naturais e de situações criadas pela ação humana. A ideia do Ministério é que sejam discutidos, em todo o país, nas instituições de ensino e pesquisa e em eventos públicos, os diversos aspectos e as evidências científicas sobre o impacto das atividades humanas no clima do Planeta e as medidas preventivas mais adequadas a serem adotadas em escala local e global.

As atividades que acontecem durante a SNCT são variadas: tendas da ciência em praças públicas; feiras de ciência, concursos, gincanas, oficinas e palestras científicas; ida de cientistas às escolas; dias de portas abertas em instituições de pesquisa e ensino; jornadas de iniciação científica; distribuição de cartilhas, encartes, kits experimentais, jogos, livros e outros materiais educativos; exibição de filmes e vídeos científicos (Programa VerCiência); excursões científicas; programas em rádios e TVs.

Participam do programa, ao vivo, as rádios: Tupi (Rio de Janeiro/RJ), Capital AM (São Paulo/SP), Banda B (Curitiba/PR), Difusora FM (Manaus/AM), Educadora 107,5 FM (Salvador/BA), CBN (Recife/PE), Itatiaia (Belo Horizonte/MG), Clube (Belém/PA), Nacional AM (Brasília/DF), Redesim Sat (Vitória/ES), Verdes Campos FM (Teresina/PI), 96 FM (Palmas/TO), BandVale FM (São José dos Campos/SP), Difusora (Mossoró/RN), Liberdade 930 AM (Aracaju/SE), Caiari AM (Porto Velho/RO).

O programa é transmitido ao vivo pela TV NBR e pode ser acompanhado por meio do link no site da Secretaria de Imprensa da Presidência da República.  Para as rádios, o sinal de transmissão é disponibilizado pelo mesmo canal da "Voz do Brasil". Após o programa, o áudio da entrevista estará disponível no site da Secretaria de Imprensa da Presidência da República.

 

Mais informações
Secretaria de Imprensa (61) 3411.1370

 

Ouça a íntegra da entrevista (59min22s) do ministro Aloizio Mercadante no programa Bom Dia Ministro