Você está aqui: Página Inicial > Mandatos de Dilma Rousseff (2011-2015 e 2015-2016) > Bom Dia Ministro > Bom Dia Ministro > No Bom Dia Ministro, Aloizio Mercadante falou sobre o novo piso do magistério, a distribuição de tablets para professores e o Ciência sem Fronteiras

No Bom Dia Ministro, Aloizio Mercadante falou sobre o novo piso do magistério, a distribuição de tablets para professores e o Ciência sem Fronteiras

por Portal do Planalto publicado 29/02/2012 16h34, última modificação 04/07/2014 15h16
No programa, o Ministro falou sobre o piso do magistério 2012, que reajustado em 22,22 %

 

 

 

O Bom Dia Ministro desta quinta-feira (1/3) entrevistou o ministro da Educação, Aloizio Mercadante. No programa, o Ministro falou sobre o piso do magistério 2012, reajustado em 22,22 %. Além disso, Aloizio Mercadante fez um balanço do programa Ciência sem Fronteiras, que recebeu, entre novembro de 2011 e janeiro de 2012, 36.172 inscrições, e sobre a distribuição de 600 mil tablets para uso dos professores do ensino médio de escolas públicas federais, estaduais e municipais. A entrevista é produzida e coordenada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, e transmitida ao vivo pela NBR TV e via satélite, das 8h às 9h.

 

Piso do magistério - O compromisso com o piso nacional de salário dos professores da educação básica foi um dos primeiros temas abordados pelo ministro Aloizio Mercadante, assim que recebeu o cargo de Fernando Haddad, em janeiro de 2012. E em 27 de fevereiro de 2012, o MEC divulgou que o piso salarial do magistério deve ser reajustado em 22,22%, conforme determina o artigo 5º da Lei 11.738, de 16 de junho de 2008, aprovada pelo Congresso Nacional. O novo valor será de R$ 1.451,00, retroativo a janeiro de 2012.

Os professores se tornaram a primeira categoria a ter um piso salarial definido na Constituição Federal. O valor é atualizado anualmente, conforme a variação do valor mínimo por aluno do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

 

Ciência sem Fronteiras - O programa Ciência sem Fronteiras recebeu, entre novembro de 2011 e janeiro de 2012, 36.172 inscrições de candidatos que desejam estudar em instituições de ensino superior dos Estados Unidos, Reino Unido, Itália, Alemanha ou França. A seleção de estudantes é para cursos de graduação-sanduíche que começam no segundo semestre deste ano. Eles concorrem a cerca de 10 mil bolsas.

O governo federal lançou cinco editais em dezembro de 2011 e as inscrições foram encerradas em 31 de janeiro. Entre os países objeto dessas chamadas públicas, os mais procurados pelos estudantes brasileiros foram os Estados Unidos, com 9.440 inscrições, e Reino Unido, com 4.928 concorrentes.

Lançado em 26 de julho de 2011, o Ciência sem Fronteiras é um programa do governo federal destinado a consolidar, expandir e a promover a internacionalização da ciência e da tecnologia, da inovação e da competitividade brasileiras por meio do intercâmbio de alunos de graduação e pós-graduação e da mobilidade internacional. Está prevista a concessão de até 75 mil bolsas em quatro anos, de 2011 a 2014.

 

Tablets para professores - O governo federal investirá cerca de R$ 150 milhões em 2012 na aquisição de 600 mil tablets para uso dos professores do ensino médio de escolas públicas federais, estaduais e municipais. Os equipamentos serão doados às escolas e entregues no segundo semestre deste ano.

O objetivo, segundo o MEC, é oferecer instrumentos e formação aos professores e gestores das escolas públicas para o uso intensivo das tecnologias de informação e comunicação (TICs) no processo de ensino e aprendizagem. O projeto compreende o computador interativo - equipamento desenvolvido pelo MEC, que reúne projeção, computador, microfone, DVD, lousa e acesso à internet, e o tablet. Os computadores interativos já foram distribuídos para as escolas do ensino médio e no segundo semestre chegam os tablets.

Participam do programa, ao vivo, as rádios: Cacique (Sorocaba/SP); Equatorial (Macapá/AP); Itatiaia (Juiz de Fora/MG); CBN (Manaus/AM); ABC 900 AM (Novo Hamburgo/RS); Tupi (Rio de Janeiro/RJ); Difusora de Mossoró (Mossoró/RN); Verdes Mares (Fortaleza/CE); Mirante (São Luis/MA); Boas Novas 580 AM (Recife/PE); Capanema (Capanema/PR); Barreiras AM (Barreiras/BA); Liberal CBN (Belém/PA); 104 FM (Campo Grande/MS) e Difusora Acreana (Rio Branco/AC).

O programa é transmitido ao vivo pela TV NBR e pode ser acompanhado por meio do link no site da Secretaria de Imprensa da Presidência da República. Para as rádios, o sinal de transmissão é disponibilizado pelo mesmo canal da "Voz do Brasil". Após o programa, o áudio da entrevista estará disponível no site da Secretaria de Imprensa da Presidência da República.

 

 

 

Ouça a íntegra da entrevista (58min19s) do ministro Aloizio Mercadante no programa Bom Dia Ministro

 

Mais informações
Secretaria de Imprensa - (61) 3411-1370