Você está aqui: Página Inicial > Mandatos de Dilma Rousseff (2011-2015 e 2015-2016) > Bom Dia Ministro > Bom Dia Ministro > No Bom Dia Ministro, Aloizio Mercadante fala sobre a aplicação do Enem neste fim de semana

No Bom Dia Ministro, Aloizio Mercadante fala sobre a aplicação do Enem neste fim de semana

por Portal Planalto publicado 23/10/2015 15h00, última modificação 23/10/2015 15h33

O Bom Dia Ministro desta quinta-feira (22) recebe a ministro da Educação, Aloizio Mercadante, para falar sobre a aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nos dias 24 e 25 de outubro. A entrevista é produzida e coordenada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República e transmitida ao vivo, das 8h às 8h30 (horário de Brasília), pela TV NBR e via satélite de rádio para todo o país (pelo mesmo canal de A Voz do Brasil).

Mais de 7,7 milhões de estudantes de todo o país são esperados para participar da edição de 2015 do Enem. Os participantes farão quatro provas objetivas, cada uma com 45 questões de múltipla escolha e uma prova de redação.

No sábado, 24 de outubro, serão realizadas as provas de ciências humanas e suas tecnologias e de ciências da natureza e suas tecnologias, com duração de 4 horas e 30 minutos, contadas a partir da autorização do aplicador. No domingo, 25, será a vez de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática e suas tecnologias, com duração de 5 horas e 30 minutos.

Horário - Considerado, sempre, o horário oficial de Brasília, a aplicação das provas começará às 13h30. Os candidatos terão acesso aos locais de prova a partir das 12h. Os portões serão fechados às 13h, em todas as unidades da Federação. Alguns estados possuem fusos diferentes, por isso publicamos no portal do MEC uma matéria com os horários de abertura dos portões em todas as unidades da federação.

Acesso - O Enem é um mecanismo de democratização do acesso às políticas públicas de educação. Com a nota obtida no exame, o estudante pode tentar uma vaga na educação superior por meio do ProUni, que permite a estudantes brasileiros de baixa renda obter bolsas de estudos integrais e parciais (50% da mensalidade) em instituições particulares de educação superior. O resultado também é requisito para receber o benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), participar do programa Ciência sem Fronteiras e ingressar em vagas gratuitas dos cursos técnicos oferecidos pelo Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec). Estudantes maiores de 18 anos podem também obter a certificação do ensino médio por meio do Enem.

Participam do programa, ao vivo, as seguintes rádios: Rádio América (Belo Horizonte/MG), Rádio CBN (Rio de Janeiro/RJ), Rádio Capital AM (São Paulo/SP), Rádio Guaíba AM (Porto Alegre/RS), Rádio Emissora Rural (Petrolina/PE), Rádio Barreiras AM (Barreiras/BA), Rádio Cultura 93,7 FM (Belém/PA), Rádio A Voz Das Comunidades 87,9 FM (Manaus/AM).

 O Bom Dia Ministro é transmitido ao vivo pela TV NBR. Para as rádios, o sinal de transmissão é disponibilizado pelo mesmo canal de "A Voz do Brasil". Após o programa, o áudio da entrevista estará disponível no site da Secretaria de Imprensa da Presidência da República.

 Ouça a íntegra (36min20s) da entrevista do Ministro