Você está aqui: Página Inicial > Mandatos de Dilma Rousseff (2011-2015 e 2015-2016) > Bom Dia Ministro > Bom Dia Ministro > No Bom Dia Ministra, Tereza Campello fala sobre os 10 anos da Bolsa Família , a revisão cadastral do programa e PRONATEC

No Bom Dia Ministra, Tereza Campello fala sobre os 10 anos da Bolsa Família , a revisão cadastral do programa e PRONATEC

por Portal do Planalto publicado 12/09/2013 10h15, última modificação 04/07/2014 15h18

O Bom Dia Ministra, que vai ao ar nessa quinta-feira (12) recebe a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, que fala sobre os 10 anos da Bolsa Família , a revisão cadastral do Programa e do PRONATEC.

O Bolsa Família completa 10 anos agora em outubro. Atualmente atende quase 14 milhões de famílias (mais de 50 milhões de pessoas) e é reconhecido internacionalmente como uma política pública social que deu muito certo. O impacto do Bolsa Família diz respeito a uma geração inteira que, em função das condicionalidades do programa, acaba por romper o círculo da miséria pela educação. São 15 milhões de crianças e adolescentes que, com frequência escolar acompanhada pelo Bolsa Família têm abandono menor e desempenho equiparado à média dos estudantes do ensino público brasileiro, de acordo com dados do Censo Escolar da Educação Básica. Isso permitirá um futuro diferente da vida de exclusão de seus pais e avós. As condicionalidades buscam ainda ampliar o acesso dos beneficiários aos serviços de saúde, incluindo a vacinação das crianças, o acompanhamento do seu crescimento e da saúde das gestantes.

Já teve início a Revisão Cadastral do Bolsa  Família, para as famílias que estão há mais de dois anos sem atualizar os dados. O prazo para fazer a revisão é 13 de dezembro. Ao todo, um pouco mais de um milhão e 600 mil famílias do total de quase 14 milhões, precisa fazer a revisão.  Para isso, a família deve procurar o Centro de Referência e Assistência Social- CRAS, para atualizar os dados. As famílias que precisam atualizar os dados, mas não o fizerem, terão o benefício bloqueado a partir de janeiro do ano que vem.

O Plano Brasil Sem Miséria deve superar a meta de oferecer, até 2014, 1 milhão de vagas de qualificação profissional por meio do PRONATEC (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego). Até agora, o total de matrículas já ultrapassa os 660 mil. O programam permite a expansão da qualificação profissional de pessoas de baixa renda, com a construção de uma rede de parcerias. Os cursos variam conforme as necessidades e demandas  das localidades onde é realizado, e são ofertados pelo Sesi, Senac, Institutos Federais de Educação e Redes Estaduais de Educação Profissional e Tecnológica.

Participam do programa, ao vivo, as rádios:

América (Belo Horizonte/MG), Gazeta AM (São Paulo /SP)

Excelsior AM (Salvador /BA), Tribuna Bandnews (Fortaleza/CE)

Três Rios AM (Três Rios/ RJ), Cultura Riograndina 740 AM (Rio Grande/RS)

Cultura FM (Posse /GO),Comunitária Timon FM (Timon/MA), Amapá FM (Macapá/AP)  ,Correio (Maceió /AL), Rede Brasil (Recife PE),Marajoara(Belém/PA), Jovem Pan Correio Sat (João Pessoa/PB), CBN Manaus (Manaus /AM)

A entrevista é produzida e coordenada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República e transmitida ao vivo, das 8h às 9h, pela NBR TV e via satélite.

O programa é transmitido ao vivo pela TV NBR e pode ser acompanhado por meio do link no site da Secretaria de Imprensa da Presidência da República. Para as rádios, o sinal de transmissão é disponibilizado pelo mesmo canal da "Voz do Brasil". Após o programa, o áudio da entrevista estará disponível no site da Secretaria de Imprensa da Presidência da República.

 

Mais informações

Secretaria de Imprensa

Tel: (61) 3411-1370

 

Ouça a íntegra da entrevista (57min46s) da  ministra Tereza Campello

Assunto(s): Governo federal