Você está aqui: Página Inicial > Mandatos de Dilma Rousseff (2011-2015 e 2015-2016) > Bom Dia Ministro > Bom Dia Ministro > Nelson Jobim fala no Bom Dia Ministro sobre Estratégia Nacional de Defesa

Nelson Jobim fala no Bom Dia Ministro sobre Estratégia Nacional de Defesa

por Portal do Planalto publicado 29/06/2011 14h54, última modificação 04/07/2014 14h51
Nelson Jobim fala sobre a Estratégia Nacional de Defesa

 

O Bom Dia Ministro desta sexta-feira (07/01) entrevista o ministro da Defesa, Nelson Jobim. O ministro falará sobre a reestruturação da Defesa e sua contribuição para o desenvolvimento do País. A reestruturação beneficia o desenvolvimento regional, com a distribuição de encomendas e novas tecnologias a indústrias de todo o país. A Amazônia também terá atenção especial com o fortalecimento do Programa Calha Norte, que faz 25 anos, e com a transferência do Censipam - Sistema de Proteção da Amazônia - da Casa Civil para a Defesa. O ministro falará ainda sobre as medidas adotadas em sua gestão para a aviação civil, que servirão agora de alicerce para os novos projetos do governo no setor. Jobim falará ainda sobre a atuação da Força de Pacificação (FPaz), que auxilia as autoridades do Rio de Janeiro a manter a segurança pública nos Complexo da Penha e do Alemão, além de outros temas. A entrevista é produzida e coordenada pela Secretaria de Imprensa da Presidência da República, e transmitida ao vivo pela NBR TV e via satélite, das 8h às 9h.

Entre as ações previstas na Estratégia Nacional de Defesa, está a efetividade da presença de unidades do Exército, Marinha e Força Aérea nas fronteiras, a priorização da região amazônica, além de preparar as Forças Armadas para desempenharem responsabilidades crescentes em operações de manutenção da paz. Segundo o Ministério da Defesa, a Estratégia Nacional de Defesa foi estruturada como uma diretriz de longo prazo das lideranças civis a ser executada pelos órgãos de governo, incluindo as atividades exclusivamente militares, a serem desempenhadas pelas Forças Armadas. Com isso, segundo o ministério, há um comprometimento da sociedade com os objetivos ali estabelecidos.

A atuação das Forças de Paz no Rio de Janeiro também é tema do Bom Dia Ministro desta sexta-feira. O ministro da Defesa, Nelson Jobim, e o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, assinaram em dezembro acordo que autorizou o início dos trabalhos e definiu as regras de implementação da Força de Pacificação (FPaz) no complexo Penha-Alemão. Constituída pelo Exército e pelas polícias Civil e Militar, a Força atua para garantir a lei e a ordem na área abrangida pelo complexo.

O Programa Bom Dia Ministro é transmitido ao vivo pela NBr TV e pode ser acompanhado por meio do link no site da Secretaria de Imprensa da Presidência da República. Para as rádios, o sinal de transmissão é disponibilizado pelo mesmo canal da "Voz do Brasil". Após o programa, o áudio da entrevista estará disponível no site da Secretaria de Imprensa da Presidência da República.

Participam do programa, ao vivo, as rádios: CBN (Rio de Janeiro/RJ), Amazonas FM (Manaus/AM), Eldorado (São Paulo/SP), Guaíba (Porto Alegre/RS), Grande Rio AM (Petrolina/PE), Itatiaia (Juiz de Fora/MG), Jornal 820 AM (Goiânia/GO), Paiquerê (Londrina/PR), Excelsior (Salvador/BA), Campina FM (Campina Grande/PB), Universidade 106,9 FM (São Luís/MA), Alternativa FM (Várzea Grande/MT), Clube (Belém/PA), 96 FM (Palmas/TO), Difusora Acreana (Rio Branco/AC).

 

Mais Informações
Secretaria de Imprensa (61) 3411-1370
Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

 

Ouça a íntegra da entrevista (59min03s) do ministro Nelson Jobim no programa Bom dia MInistro.