Você está aqui: Página Inicial > Mandatos de Dilma Rousseff (2011-2015 e 2015-2016) > Bom Dia Ministro > Bom Dia Ministro > Luiza Bairros fala no Bom Dia Ministro sobre cotas, estatuto e a campanha “Igualdade Racial é para valer”

Luiza Bairros fala no Bom Dia Ministro sobre cotas, estatuto e a campanha “Igualdade Racial é para valer”

por Portal do Planalto publicado 29/06/2011 12h07, última modificação 04/07/2014 14h51
A ministra da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Luiza Bairros, fala sobre a campanha “Igualdade Racial é Para Valer” e discute o sistema de cotas e a regulamentação do Estatuto da Igualdade Racial

  

O Bom Dia Ministro desta sexta-feira (1/4) entrevista a ministra da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Luiza Bairros. No programa, a Ministra apresentará a campanha “Igualdade Racial é para valer”, além de discutir o sistema de cotas e a regulamentação do Estatuto da Igualdade Racial. A entrevista é produzida e coordenada pela Secretaria de Imprensa da Presidência da República, e transmitida ao vivo pela NBR TV e via satélite, das 8h às 9h.

A campanha “Igualdade Racial é para valer”, lançada neste mês pela Secretaria, integra as ações do Ano Internacional dos Povos Afrodescendentes. A campanha é uma convocação para a sociedade brasileira repensar o respeito às diferenças e promover a igualdade, ações que não são exclusividade do movimento negro e nem responsabilidade apenas do Estado. Outra finalidade é reduzir os altos índices de homicídio contra a população negra, principalmente os jovens.

Estatuto - Composto de 69 artigos, o Estatuto da Igualdade Racial foi aprovado e sancionado no ano passado. Neste momento, em conjunto com a sociedade, a Secretaria trabalha para regulamentação de ações. O Estatuto contempla áreas como: educação, cultura, esporte e lazer, saúde e trabalho, defesa dos direitos das comunidades remanescentes de quilombos e proteção de religiões de matrizes africanas. Entre as ações, a criação de fontes de financiamento para programas e repasse de recursos aos estados, Distrito Federal e municípios que tenham Conselhos de Igualdade Racial.

Cotas - No Brasil, instituições públicas de ensino superior, por decisão própria, passaram a aplicar, há quase uma década, as políticas de cotas raciais. A medida aumentou o número de alunos negros nos cursos de graduação.

Participam do programa as rádios: Amazonas FM (Manaus/AM); Difusora (Goiânia/GO); Estadão (São Paulo/SP); CBN (Brasília/DF); Comunitária Cidade FM (Altamira/PA); Clube de Blumenau (Blumenau/SC); Difusora Sul FM (Imperatriz/MA); FM Cultura (Porto Alegre/RS); Verdes Mares (Fortaleza/CE); Verdes Campos (Teresina/PI); Continental (Rio de Janeiro/RJ); Difusora Acreana (Rio Branco/AC); Catedral (Juiz de Fora/MG); Alternativa FM (Várzea Grande/MT); Rádio 88 FM (Porto Seguro/BA); CBN Ponta Grossa (Ponta Grossa/PR).

O Programa é transmitido ao vivo pela NBR TV e pode ser acompanhado por meio do link no site da Secretaria de Imprensa da Presidência da República. Para as rádios, o sinal de transmissão é disponibilizado pelo mesmo canal da "Voz do Brasil". Após o programa, o áudio da entrevista estará disponível no site da Secretaria de Imprensa da Presidência da República.

  

Mais Informações
Secretaria de Imprensa (61) 3411.1370
Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

 

Ouça a íntegra da entrevista (50min30s) da ministra Luiza Bairros no programa Bom Dia Ministro.